6.21.2012

Trabalhar à noite eleva risco de câncer de mama

Saúde da mulher

Estudo mostrou que vida profissional no período noturno aumenta essa chance em 30%

Câncer de mama: Câncer de mama: turno do trabalho pode determinar aumento do risco da doença (Comstock Images/Thinkstock)
Mulheres que trabalham à noite correm mais risco de ter câncer de mama, concluiu um estudo feito no Centro Nacional para Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População, na França. Segundo o trabalho, essa probabilidade é ainda maior entre aquelas que trabalharam no período noturno durante ao menos quatro anos. Os resultados foram publicados na edição deste mês do periódico International Journal of Cancer.
A equipe acompanhou 3.000 mulheres por três anos e observou o impacto da vida profissional sobre a saúde de cada uma. De todas as participantes, 11% trabalhavam ou já haviam trabalhado no período noturno. Os pesquisadores concluíram que a chance de desenvolver câncer de mama foi 30% maior entre essas mulheres em comparação com aquelas que nunca haviam trabalhado à noite. Eles também observaram que o risco foi ainda mais elevado entre as participantes que realizavam os trabalhos no período noturno entre uma e três vezes por semana — já que, segundo os autores, foram as que apresentaram mais variações de rotina.
Leia também: Câncer causado pelo trabalho atingirá 20.000 brasileiros neste ano, estima Inca
Trabalhar à noite favorece o ganho de peso

A pesquisa também concluiu que o risco da doença foi ainda maior entre mulheres que haviam trabalhado à noite antes da primeira gravidez. De acordo com a equipe, uma possível explicação é o fato de as células mamárias, antes da primeira gestação, serem mais vulneráveis. “Nosso trabalho reforça pesquisas anteriores sobre os impactos na saúde provocados pelos trabalhos noturnos e indica que o turno dos empregos deve ser levado em consideração na gestão de saúde pública, especialmente agora que o número de mulheres envolvidas nesse tipo de profissão está aumentando”, afirmaram os autores no artigo.
Clique nas perguntas para saber mais sobre câncer de mama:




Dr. Antonio Wolff

O oncologista Antonio Wolff é especialista em câncer de mama. Está começando um projeto de pesquisa com 8.000 mulheres, que fará testes com dois remédios — trastuzumabe e lapatinibe. Os primeiros resultados deverão começar a aparecer em dois anos.
Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Wolff é pesquisador da Universidade Johns Hopkins há doze anos. Ali, atende pacientes duas vezes por semana e estuda, faz pesquisas, dá palestras. Seu foco é no que pode ser feito para melhorar a vida do paciente.

Nenhum comentário: