6.22.2012

Brasil gasta R$ 21 bi por ano no tratamento de doenças causadas por cigarro

350 pessoas morrem por dia no país por conta do tabagismo, diz estudo

Cigarro (Foto: SXC)]

Em 2011, o Brasil gastou R$ 21 bilhões no tratamento de doenças relacionadas ao cigarro – a quantia equivale a 30% do orçamento do Ministério da Saúde nesse período. O tabagismo é ainda responsável por 13% das mortes no país. São 130 mil óbitos por ano, ou seja, 350 por dia. As informações são de um estudo inédito da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).
O estudo analisou dados de 15 doenças relacionadas ao cigarro. Quatro delas – cardíacas, pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão e acidente vascular cerebral – respondem por 83% dos gastos. O valor é referente às despesas tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na saúde suplementar.
Um dos argumentos da indústria do fumo para frear medidas de prevenção é a alta arrecadação de impostos, além da alta quantidade de empregos concentrada na atividade. O estudo apontou, porém, que a quantia gasta com o tratamento de males do cigarro é 3,5 vezes maior do que o valor arrecadado pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco em 2011.
De acordo com Paula Johns, diretora executiva da ACT, os números mostram que ainda há muito a ser feito no combate ao tabagismo. Entre reivindicações, está a regulamentação da lei que proíbe fumo em locais públicos fechados e a proibição de propaganda nos locais de venda.
Segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no Brasil apresentou uma leve queda nos últimos seis anos. Em 2006, 16,2% dos brasileiros eram fumantes; em 2011, tal porcentagem diminuiu para 14,8%.

Nenhum comentário: