6.23.2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

3 razões para comer arroz integral

O arroz integral é rico em fibras e ajuda a diminuir a barriga. Saiba mais!

Por mais que todo mundo saiba que o arroz integral faz bem à saúde, ainda existem aqueles que resistem à mudança e permanecem consumindo o arroz branco. Se você é uma dessas pessoas, confira 3 razões que, certamente, vão te convencer a incluir a versão mais saudável no seu cardápio.
1 – Ajuda a diminuir a barriga
Por ter a casca rica em fibras, o arroz integral é um excelente aliado na busca pela barriga perfeita. Ele forma uma espécie de goma que, quando entra em contato com a água, torna a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Assim, é possível reduzir em até 10% a gordura visceral.
2 – Sacia a fome
Por regular o funcionamento do intestino, o arroz integral aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, disfarça a fome por mais tempo.
3 – Traz sensação de bem-estar e beleza
O arroz integral contém ainda metionina, um aminoácido precursor da serotonina, que proporciona bem-estar. É por isso que o alimento também age como um antidepressivo natural. Sem contar que ele ainda auxilia na redução do colesterol, evita queda de cabelo e hidrata pele e unhas.

COMO MONTAR UM PRATO SAUDÁVEL

Como montar um prato saudável
Dicas para uma refeição light e saudável!

Quem faz dieta vive calculando a quantidade de comida que vai colocar no prato. Muita verdura, muitos legumes, pouco carboidrato, uma proteína... Mas, afinal, quais alimentos, exatamente, pertencem a cada grupo de alimentos? Descubra agora e aprenda a montar um prato saudável.
Na metade do prato, coloque sem limitações:
• Folhas
• Legumes cozidos, refogados ou assados
Escolha 1 proteína
- as primeiras opções
• Filé grande de peixe
• Filé médio de frango grelhado
- para variar o cardáio
• sobrecoxa
• 1 colher de carne moída ou picadinha
• Filé pequeno de carne vermelha magra
• 2 colheres de proteína de soja
• 2 colheres de ovo mexido
• 1 omelete com 2 ovos
Escolha 1 carboidrato
• 1 colher de arroz integral ou branco
• 1 colher de batata cozida (sauté)
• 1 colher de purê de batata
• 1 colher de macarrão
Escolha 1 tipo de grão
• 1 colher de feijão
• Lentilha, grão-de-bico ou ervilha

Observação: A colher citada não é a de sopa, mas sim a colher de mesa ou de servir, depende da região, que é maior que a de sopa.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMO ALCANÇAR ESTE OBJETIVO

Alimentação saudável: como alcançar este objetivo
Fique sabendo quais são as escolhas mais acertadas para manter uma alimentação saudável.

A gente sempre escuta falar sobre “alimentação saudável”. Mas, enfim, quando saber se as nossas escolhas realmente estão beneficiando a nossa saúde? Muito fácil. Basta ver se o seu organismo está funcionando a todo vapor! E quando se fala neste assunto, é interessante ficar atento ao aparelho digestivo e aos processos envolvidos: ingestão, digestão, metabolismo, absorção de nutrientes e eliminação de toxinas.
Para acabar com as suas dúvidas, confira uma entrevista com o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein.
O que são nutrientes e para que eles servem?
Os nutrientes são componentes dos alimentos que ingerimos. São divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).
 Quais as consequências das distorções alimentares sobre o aparelho digestivo?
Podem gerar desde sintomas como a prisão de ventre, gastrite, disfunção da vesicular biliar, quadros como obesidade, desnutrição grave, disfunções hormonais, entre outros problemas.
Qual a quantidade ideal de vitaminas, proteínas e carboidratos que uma pessoa adulta deve consumir por dia?
O ideal é consumir as seguintes quantidades diárias:
    * Cereais, pães, arroz e massas: 6 a 11 porções (*);
    * Vegetais: 3 a 5 porções;
    * Frutas: 2 a 4 porções;
    * Carnes, peixes, aves, ovos, feijões e nozes: 3 porções;
    * Leite, iogurte e queijos: 2 porções;
    * Gorduras, óleos e açúcar: 1 porção.
(*) Cada porção equivale ao volume de uma colher (sopa) cheia.
 Uma pessoa idosa também deve ingerir esta mesma quantidade? Por quê?
O idoso tem uma diminuição das propriedades e características do organismo. Além de alterações na dentição que dificultam a mastigação, as funções digestivas estão diminuídas. Por isso, as refeições na terceira idade devem ser pouco abundantes e repartidas, a fim de que cada uma não sobrecarregue o estômago. À medida que aumenta a idade, a tendência será para que as refeições se tornem isocalóricas, ou seja, com baixa calorias, uma vez que gastamos menos energia com o passar do tempo, além de seguirem com intervalos de três a quatro horas.
O que pode acontecer no organismo quando um tipo de vitamina, proteína ou carboidrato é consumido em demasia?
Ingestão excessiva de proteína pode agravar quadros renais e a ingestão excessiva de carboidratos pode levar à obesidade. A maioria das vitaminas ingeridas em excesso é eliminada pelo organismo.
 E a falta de um destes elementos, pode refletir em que na saúde?
Os quadros são os mais diversos e variam de acordo com a vitamina: falta de vitamina C, por exemplo, pode gerar o escorbuto e o beri beri.
Quais os alimentos que podem afetar o bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
De modo geral dietas equilibradas com carnes brancas, ausência de farinha branca, verduras, legumes, poucos conservantes e acidulantes, sem refrigerantes e sem doces, proporcionam um ótimo equilíbrio aos órgãos e seu funcionamento correto.
 Quais os alimentos mais benéficos ao bom funcionamento do intestino, estômago ou fígado?
Alimentos frescos, sem conservantes, não industrializados e na medida do possível levemente cozidos, são os ideais para o organismo porque possuem baixa caloria.
 Em quais alimentos podemos encontrar os nutrientes necessários no consumo diário?
Nos mais variados tipos de alimentos, como cereais integrais, verduras legumes, peixe, frango e ovos.
Quais os alimentos que levam à prisão de ventre? Por que isso ocorre?
Paes, carnes vermelha e massas em geral levam a prisão de ventre, porque são alimentos pobres em fibras.

7 ALIMENTOS QUE DEVEM ENTRAR NA SUA DIETA

7 alimentos que devem entrar na sua dieta
Nutricionista dá uma lista completa e milagrosa!

Toda vez que começamos uma deita, a dúvida é sempre a mesma: qual alimento devemos incluir no nosso cardápio? Como o lema do Suadieta é comer de tudo um pouco e apostar naqueles nutrientes que só trazem benefícios à saúde, a nutricionista Lílian Assis fez uma lista com os sete alimentos que devem começar a fazer parte da sua rotina. Confira:

Linhaça dourada: rica em fibra e ômega 3, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduz o colesterol.

Amaranto: cereal sem glúten e rico em cálcio e outros nutrientes importantes, pode substituir o trigo na preparação de bolos, biscoitos e pães.

Brócolis: potente antioxidante que auxilia na prevenção de câncer.

Arroz integral: rico em fibras, vitaminas e minerais, aumenta a saciedade e auxilia o funcionamento do intestino.

Feijão: rico em proteína e fibras, aumenta a sensação de saciedade e previne anemias por conter ferro.

Chá verde: antioxidante que auxilia na prevenção de câncer. Além disso, acelera o metabolismo ajudando no emagrecimento.

Azeite: rico em gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim e elevam o bom.

NÃO DEIXE A DIETA SE TRANSFORMAR EM DOR DE CABEÇA

Não deixe a dieta se transformar em dor de cabeça
Veja o que você deve evitar para que a enxaqueca não se transforme em um obstáculo na luta contra a balança!

Dieta causa enxaqueca, certo? A resposta é NÃO! Quem quer emagrecer tem que comer bem e não passar fome. Ficar mais de quatro horas sem se alimentar, optar por um prato não balanceado e se exceder em um determinado nutriente é que causa a dor de cabeça e outros desconfortos.

A explicação é muito simples: quando nos esquecemos de comer, a taxa de açúcar no sangue diminui drasticamente, fazendo com que pessoas que já sofrem com a enxaqueca desenvolvam a doença com mais frequência.

Além disso, pessoas que já apresentam os sintomas da enxaqueca devem tomar muito cuidado quando resolvem partir para a dieta. Alguns alimentos propiciam o desenvolvimento da dor, como aqueles que contêm o aminoácido tiramina. Vinho tinto, peixe defumado, fígado de galinha, figos, chocolates, nozes, manteiga de amendoim, queijos amarelos, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha e sementes são alguns exemplos.

Cuidado com o aspartame! De acordo com alguns estudos, o consumo de 30mg por dia pode aumentar em até 9% o risco de enxaqueca em indivíduos predispostos. O café, quando consumido em quantidades excessivas, também pode ser um vilão. A cafeína aumenta os sintomas de ansiedade e eleva a chance de picos da pressão. Para os hipertensos, é um veneno!

E apesar do objetivo ser “emagrecer”, é preciso evitar o consumo de algumas frutas, como o abacate, a banana, a ameixa, o tomate e as frutas cítricas. Sem contar os enlatados. A salsicha e o salame, por exemplo, contêm substâncias utilizadas para realçar a coloração e o aspecto dos alimentos. Estas substâncias possuem ação vasodilatadora e podem ocasionar a enxaqueca.

COMO MANTER A DIETA E O BOM HUMOR

Como manter a dieta e o bom humor
Confira um cardápio que vai te deixar feliz e, o melhor, magrinha!

Só de pensar em fazer dieta, o tempo parece fechar. Deixar de comer tudo aquilo que mais gostamos, ter que controlar a quantidade de calorias ingeridas e, ainda, mudar certos programas que eram apenas desculpas para comer todas as guloseimas proibidas. Isso já é razão suficiente para mudar o seu humor. Mas, não deveria!

“Algumas substâncias presentes nos alimentos podem ativar nossos neurotransmissores que são capazes de mandar mensagens de alegria, bem estar e felicidade para o cérebro. São vitaminas, aminoácidos, minerais e até gorduras presente em uma dieta balanceada e saudável”, diz Lílian Assis, nutricionista responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

De acordo com ela, pessoas que abusam do açúcar, refrigerantes e frituras estimulam exatamente a depressão, já que esses alimentos possuem nutrientes que impedem o contato entre certos neurônios.

Outra dica para manter o humor lá em cima é associar a educação alimentar à prática de atividade física, já que, ao se exercitar, o corpo produz serotonina, hormônio capaz de aumentar a sensação de felicidade e bem estar.

Abuse destes nutrientes para garantir seu bom humor:

- Proteína – contém triptofano, responsável por aumentar a produção de serotonina.

- W3 – ação antiinflamatória que pode até reduzir a irritação e o estresse.

- Complexo B e Magnésio – também aumentam a quantidade de serotonina no organismo.

- Camomila e suco de maracujá – ótimos relaxantes.

Confira um cardápio que vai melhorar o seu humor e te deixar magrinha!

Café da manhã – Queijo branco, Banana com aveia (triptofano, cálcio e carboidratos)

Lanche – Castanhas do Pará e damascos (tirosina, selênio e carboidratos)

Almoço – Filé de salmão grelhado, couve refogada e arroz integral (W3, carboidratos e folato)

Lanche – Suco de maracujá + soja em grão (petisco) (cálcio, magnésio e relaxante)

Jantar – Sopa de lentilha com cenoura, brócolis e alho (vitaminas do complexo B) e Shimeji com semente de abóbora, shoyu e gergelim (Magnésio)

Ceia – chá de camomila (relaxante)

SUA DIETA

Nenhum comentário: