6.22.2012

Maquiagem errada




Já foram inventados muitos tratamentos estéticos, que além de não funcionar, colocavam a vida em risco Foto: (c) Christopher Robbins Já foram inventados muitos tratamentos estéticos. Muitos deles, além de não funcionarem, colocavam a vida em risco
 
Há milênios, homens e mulheres vivem em busca de produtos que realcem a beleza. Porém, nem sempre estes cosméticos cumprem o que prometem. No passado, foram inventados tratamentos que além de não terem sucesso, colocavam a saúde de quem os usava em risco. O site BellaSugar listou dez produtos e tratamentos que, ao longo da história mostraram-se, além de fracassados, muito perigosos.
Maquiagem com cerusita: as tintas usadas para pintar o rosto eram feitas à base de chumbo e vinagre. O chumbo foi responsável por envenenar populações inteiras, contribuindo até mesmo para o declínio do Império Romano.
Iluminador de mercúrio: do século XIII ao XIX, o mercúrio foi utilizado para dar brilho à pele. Prateado, o metal refletia a luz. Porém, se absorvido pela pele, poderia envenenar
Bella Dona: as mulheres vitorianas diluiam esta substância em água e, em seguida, a pingavam em seus olhos para dilatar as pupilas e fazer os seus olhos parecem mais brilhantes. Claro que isso poderia levá-las à cegueira.
Perfumes: a rainha da França, Catherine de Medici, foi presentada pelo seu perfumista, René Bianco, com um par de luvas perfumadas. Diz a lenda que Catherine encomendou outra luva, dessa vez, contendo veneno e a entregou de presente à Jeanne d’Albret, rainha de Navarra.
Sobrancelhas de pele rato: no século XVIII, sobrancelha grossa e brilhante era sinal de beleza. Quem as tinha muito finas ou falhadas, poderia cobri-las com as postiças, feitas em pele e pelo de rato.
Sanguessugas para palidez: na Idade Média, pele perfeitamente branca e pálida era esteticamente bonito. Para isso, os europeus usavam técnicas de sangria, feitas com sanguessugas.
Comer giz e beber iodo: para obter uma pele ainda mais branca, algumas mulheres comiam giz e iodo. Acreditava-se que essas substâncias clareavam a tez.
Lash Lure: na década de 1930, mulheres utilizavam uma máscara chamada Lash Lure, extretamente perigosa. Os produtos químicos escorriam nos olhos e causavam cegueira.
Aqua Tofana: criada no século XVII, a Aqua Tofana é uma mistura que inclui arsênio e chumbo. As mulheres aplicavam no rosto para deixar a pele mais viçosa. Porém, qualquer contato da solução com a boca poderia causar a morte.
Depilação com cal: no século XV, as mulheres italianas usavam cal ou óxido de cálcio para remover os pelos do corpo. A substância é altamente reativa com água. E isso poderia causar grandes irritações cutâneas na pele úmida
Terra

Nenhum comentário: