6.18.2012

Como podemos moldar a nossa personalidade

A lógica de nossas emoções

Novas pesquisas mostram como podemos moldar nossa personalidade

Nenhum ser vivo manifesta emoções de maneira tão eloquente quanto os humanos. É uma das características que nos distinguem de outros animais. Controlar essas emoções é um dos maiores desafios de nossa natureza. O psicólogo americano Richard Davidson, professor da Universidade de Wisconsin, tem uma boa notícia para aqueles que se sentem vencidos, vez ou outra, pelos próprios sentimentos. 

“As emoções também são controladas pela parte lógica do cérebro”, diz. 
“Não são simples impulsos, mas algo que podemos moldar.” Segundo ele, as últimas pesquisas mostram que nossa personalidade é definida pela maneira como reagimos a características emocionais, como as capacidades de reagir a um abalo, de interpretar as emoções, de interagir socialmente e de manter a concentração. 
 O controle das emoções é uma necessidade na vida de todos nós, se desejamos viver de uma forma harmoniosa e sensata.
Todos conhecemos os prejuízos nefastos que advêm, quando esse controle não é conseguido.
Casamentos têm se desmoronado, relacionamentos têm se rompido, amigos de longa data têm se tornado inimigos, empresas têm falido, guerras têm sido declaradas, por conta de um momento de insensatez, provocado pelo descontrole das emoções.
Tudo isso, porém, poderia ter sido evitado, se levássemos em conta apenas uma regra básica:
“NÃO SÃO OS ACONTECIMENTOS QUE DEFLAGRAM AS NOSSAS EMOÇÕES, MAS O QUE PENSAMOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS.”
Isso significa que não são os incidentes que ocorrem em nossas vidas que provocam em nós as reações que costumamos ter em relação a eles. São a forma como encaramos esses incidentes que nos fazem agir do jeito que agimos.
Um exemplo: estou dirigindo meu automóvel por uma avenida movimentada e, de repente, antes que eu tenha tempo de perceber, um motoqueiro passa a toda velocidade a meu lado e leva junto com ele o retrovisor do carro.
Se eu supervalorizar o prejuízo, ficar irado contra o motociclista, imaginar quanto dinheiro terei de despender com um novo retrovisor; ou tentar perseguir o autor do prejuízo, só ganharei muito estresse e dores de cabeça.
Mas, se ao contrário disso, eu pensar: “Puxa, rapaz desastrado esse. Ainda bem que ele atingiu apenas o retrovisor que já estava precisando ser trocado mesmo. Que bom que ele nem arranhou a pintura!” – estarei encarando o incidente com tranqüilidade e não sofrerei estresse algum.
Agindo assim, estarei sendo muito mais maduro e realista e não comprometerei a minha saúde física e emocional, por coisas que, muitas vezes, são insignificantes.
Lembremos, então que “o homem não se deixa perturbar pelas coisas, mas pela visão que tem delas”, como já preconizava o filósofo Epicteto, há mais de 2 mil anos.
E vivamos uma vida mais harmoniosa e feliz!
Toni Ayres

O processo de aquisição e domínio da emoção através da inteligência está no princípio do conheça-te a ti mesmo. Ter autoconsciência significa reconhecer e compreender nossos pensamentos,  sentimentos e ações, estabelecendo uma relação produtiva entre esses elos para que se produzam reações favoráveis. Assim; adquirimos o poder de dominar as nossas emoções. com o tempo o autodomínio é naturalmente ampliado ao nosso círculo de relacionamentos, levando-nos a uma melhor compreensão do que se passa na cabeça daqueles que convivem conosco, trazendo a perspectiva de uma melhoria significativa em nossas perspectiva de vida.

As nossas emoções, quando descontroladas e absortas, dissipam grande quantidade de energia. É necessário dominar e redirecionar essa energia emocional para alcançar os resultados positivos que almejamos. Controle sua excitação, seus medos, seus ódios e seu desânimo porque não tais sentimentos dissipam grande quantidade de energia, acabando por minar todas as sua forças.
É necessário controlar o nosso emocional, habituando-se a focar nossos pensamentos e sentimentos em expectativas positivas .  Faça do bom humor e do entusiasmo grandes aliados em seu dia-a-dia. Aprenda que novos hábitos são criados a partir de novos pensamentos mantidos com sentimento. Pode até parecer difícil no início; mas a medida que seus novos pensamentos são mantidos, embasados em uma nova perspectiva mais positiva, gradativamente vão tornando parte de sua personalidade.

Alimente seus pensamentos diários através da emoção e você estará seguramente construindo novos hábitos.
A nossa vida é construída e mantida por uma teia de relações em todos os seus aspectos.

E, nossas emoções são as bases que estabelecem a nossa forma de se relacionar com o mundo, determinando sucesso ou insucesso nas mais diversas áreas. Portanto; o domínio das emoções consiste num grande e potente diferencial capaz de nos transportar daquilo que somos para tudo aquilo que almejamos ser ou ter.

Somos seres complexos diante de um universo dinâmico, mas ao mesmo tempo simples em seu modus operandi. Seguindo a regra básica do conheça-te a ti mesmo e aplicando-a sob a forma de um autocontrole eficaz, poderemos usufruir positivamente das poderosas energias da emoção.
www.acasadoaprendiz.com .




Nenhum comentário: