12.11.2012

Chama de Mandela está se apagando, diz esposa

Líder sul-africano, que foi internado no fim de semana, sofre de uma infecção pulmonar
Com agências internacionais


Nelson Mandela comparece a evento religioso em Johannesburgo, em junho de 2010
Foto: AP/Siphiwe Sibeko

Nelson Mandela comparece a evento religioso em Johannesburgo, em junho de 2010 AP/Siphiwe Sibeko
JOHANNESBURGO - Em tom sereno, mas sem esconder sua tristeza, a mulher de Nelson Mandela, Graça Machel, disse que sabia que a chama do marido está se apagando. Horas antes de autoridades divulgarem que o ex-presidente sul-africano sofre de uma infecção pulmonar, ela contou à emissora ENews Central Africa (Enca) que ver Mandela envelhecer lhe faz sofrer, mas que sabia que isso iria acontecer com o tempo.
- Me dói vê-lo envelhecer. Mas temos que entender e estar conscientes de que tudo isso um dia iria chegar - contou Graça. - O que quero dizer é que seu espírito, sua chama, está se apagando pouco a pouco.
Graça Machel é uma influente política e ativista pelos direitos humanos de Moçambique e se casou com Mandela em 1998. A neta de Mandela, Ndikela, também falou ao programa, dizendo que acredita que o avô está lidando com serenidade com seu envelhecimento.
- Acredito que meu avô enfrenta as coisas com serenidade. E ele aceitou seu processo de envelhecimento. E isso é parte de sua humanidade.
O ex-presidente da África do Sul e símbolo da luta contra o apartheid foi diagnosticado com uma infecção pulmonar, informou o escritório da Presidência do país nesta terça-feira. Aos 94 anos, Mandela foi levado às pressas no fim de semana para um centro médico em Pretória, mas a causa de sua internação não havia sido divulgada. Segundo assessores, testes revelaram que ele tem uma recorrência de uma doença anterior, mas está respondendo bem aos medicamentos.
No domingo, o presidente Jabob Zuma visitou Mandela e divulgou nota dizendo que o ex-líder estava “confortável e sendo bem cuidado”. No sábado, o gabinete do presidente havia declarado que não havia motivo para alarme e que o tratamento médico que Mandela está recebendo no hospital é “compatível com sua idade”.
Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul após a primeira eleição multirracial, em 1994. Ele já foi diagnosticado em diversas ocasiões com episódios de infecção pulmonar, incluindo em 1980 - quando estava preso - e em 2011.
Em fevereiro de 2012, ele foi internado no mesmo hospital em Pretória devido a dores abdominais, mas recebeu alta no dia seguinte, já que os exames mostraram não haver qualquer problema sério de saúde.
Desde então, Mandela passa a maior parte do tempo em seu antigo lar em Qunu, um povoado na empobrecida província do Cabo Leste. Sua saúde frágil o impede de fazer aparições públicas, embora, nos últimos meses, ele tenha recebido visitas de personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.


Nenhum comentário: