4.21.2013

MAIS DE 80% DOS INTERNAUTAS BUSCA INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE NA INTERNET

faixa_saude.png
Mais de 80% dos internautas busca informação sobre saúde na Internet
4 em cada 10 internautas procuram experiências de outros pacientes. Confira pesquisa.

A Internet influencia cada vez mais o estilo de vida de pessoas em todo o mundo. Muitas decisões são tomadas a partir de respostas encontradas em sites de busca e isso inclui orientações médicas. Um estudo feito com 12 mil pessoas de diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Reino Unido, China e Estados Unidos, revelou que 81% dos internautas usam a internet como principal fonte de pesquisa para obter orientações sobre saúde, remédios e tratamentos.
Ainda segundo o estudo, 4 em cada 10 internautas procuram experiências de outros pacientes com o mesmo problema de saúde. De acordo com o pesquisador David McDaid, “as novas tecnologias estão ajudando pessoas de todo o mundo a saber um pouco mais sobre sua saúde e tomar uma decisão mais bem fundamentada”.
Para McDaid, com a esta nova realidade proporcionada, os profissionais de saúde foram obrigados a se atualizar, aprender um novo tipo de comunicação através do seu próprio site, blogs e sites de notícias e artigos.
Segundo o estudo, a oferta de todo tipo de informação e esclarecimento com a Internet criou nas pessoas um comportamento imediatista sobre a saúde. Além de se tornar mais bem informado a cerca de sua doença, de seu tratamento e da reputação e formação técnica do profissional da saúde, o paciente não aceita mais esperar em filas ou esperar horas por uma consulta.
Pais desconfiam de informações na web
Um estudo realizado pela Universidade de Buffalo mostrou que muitas vezes pais temem as informações encontradas na Internet. Este estudo revelou que os entrevistados tendiam a limitar as suas pesquisas ao que consideravam as fontes mais confiáveis, como as revistas médicas e bibliotecas hospitalares.


Nota (boaspraticasfarmaceuticas): As informações sobre saúde servem exatamente para orientar os internautas, que devem procurar sites confiáveis e sempre checar as informações e nunca se automedicar.

Internet pode ser uma aliada na luta contra o cigarro

Nenhum comentário: