8.10.2013

A VERDADE SOBRE A VITAMINA C


A verdade sobre a vitamina C
Saiba tudo o que a vitamina C pode fazer por você.

Ao primeiro espirro, tome vitamina C. Que atire a primeira pedra quem nunca usou esta substancia contra gripes e resfriados. Mas, parece que como uma avalanche, pesquisadores andam desmitificando tal eficácia. 
A Vitamina C é realmente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e é capaz de proporcionar melhorias na pele, porém deve ser consumidas com moderação, sem exageros.  
Saiba mais sobre a Vitamina C.
Como a Vitamina C pode ajudar a envelhecer de forma saudável?
Saiba que ela é capaz de ajudar o organismo a absorver melhor o cálcio, resultando em ossos saudáveis. Por favorecer a síntese de colágeno, ela pode também estar relacionada com o envelhecimento mais saudável.
Como ela age em caso de gripes e resfriados?
Ainda não há comprovação científica de que o nutriente previne infecções, gripes e resfriados, mas certamente a Vitamina C não tem o poder de curá-las. A ingestão de altas doses não fará com que você melhore rápido da gripe, nem mesmo poderá aliviar os sintomas.
Qual é a melhor forma de consumi-la?
Sem dúvida, a melhor maneira de consumir a vitamina C é através da alimentação. Mas fique atenta: por ser sensível à luz, a Vitamina C perde suas propriedades rapidamente. O consumo de sucos e frutas deve ser imediato para que a maior parte dos nutrientes seja aproveitada. Quem quiser tomar suplemento, aquelas pastilhas efervescentes, pode procurar um nutricionista. O profissional saberá avaliar a melhor dose diária para você.
Alimentos ricos em Vitamina C
• Laranja
• Limão
• Manga
• Abacaxi
• Goiaba
• Morango
• Espinafre
• Brócolis
• Couve
• Agrião
Cuidado com a dose
A Vitamina C, assim como inúmeros outros nutrientes, ajuda a formar o nosso sistema imunológico, mas é necessário cuidado. Assim como tudo na vida, consumir mais Vitamina C do que o corpo necessita pode trazer uma série de inconvenientes. Saiba que altas doses podem provocar disfunções no rim e na bexiga, diarreia, dor abdominal, vômitos e náuseas.

Saiba ainda :
 
O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Em gêneros alimentícios é referido pelo número INS 300.

Características físico-químicas

Fórmula estrutural.
O ácido ascórbico(Vitamina C) é um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado. Também, sofre oxidação irreversível, perdendo a sua atividade biológica, em alimentos frescos guardados por longos períodos.

Atividade biológica

Aos valores de pH normalmente encontrados no meio intracelular, o ácido ascórbico encontra-se predominantemente na sua forma ionizada, o ascorbato.
Uma das actividades mais importantes do ascorbato no organismo humano é na desidratação de resíduos de prolina no colagénio. O colagénio, uma proteína estrutural fundamental, necessita ter determinados resíduos de prolina na forma hidroxiprolina para manter uma estrutura tridimensional correcta. A hidroxilação é feita pela enzima prolil-4-hidroxilase; o ascorbato não intervém directamente nesta hidroxilação, pelo que é assumido que é necessário para reduzir o íon Fe3+ que participa na catálise enzimática (nesta, o íon passa do estado Fe2+ para Fe3+, sendo necessário o seu restabelecimento para novo ciclo catalítico).5
Em plantas, o ascorbato encontra-se em concentrações relativamente elevadas (2 a 25 mM) e actua na desintoxicação do peróxido de hidrogénio. A enzima ascorbato peroxidase catalisa a redução do peróxido de hidrogénio a água, usando o ascorbato como agente redutor. Também é precursor dos íons tartarato e oxalato.

Na dieta humana

Tem os seguintes efeitos no organismo em doses moderadas:
  • Favorece a formação dos dentes e ossos;
  • Ajuda a resistir às doenças no coração
  • Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é discutível, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas.5 Contudo, seus efeitos parecem ser mais evidentes em doentes já com escorbuto.
  • Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.
  • A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.

A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto.

É importante observar que a vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco feito na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitaminas está garantido. No caso das frutas, deve-se levar em conta o estado das mesmas (cascas, cor e etc.), caso estejam 'feridas' pode ser que já se encontre em estado avançado de reação e não tenha o 'teor' vitamínico que se deseja.

Fontes alimentares

Acerola 1 copo (250 ml) = 3.872 mg Mamão (ou papaia)100 gramas = 62 mg Laranja 1 copo (250ml) = 124 mg
Limão (fresco) 100 ml = 46 mg Melão Brócolis
Morangos 100 gramas = 57 mg Manga Kiwi 100 gramas= 98 mg6
Cantalupo 100 gramas= 26 mg Toranja (pomelo) Pimentão (vermelho ou verde)
Couve Ervilha Caju
Camu-camu 100 gramas = 6.000 mg Goiaba 100 gramas = 183 mg Tomate

Nenhum comentário: