8.10.2013

Chá de camomila ajuda a emagrecer. Conheça outros benefícios

Ele pode ser usado ainda para clarear os cabelos e melhorar problemas de pele

por Mariana Bueno
Chá de camomila ajuda a emagrecer. Conheça outros benefícios title=
camomila é uma planta versátil que tem benefícios para a saúde, o corpo, a pele e os cabelos. O chá de camomila ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade, e tem ações anti-inflamatória, antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica, analgésica e antiflogística, agente que suprime ou reduz a inflamação ou febre.
Leia também:
Dossiê dos chás indica qual emagrece, relaxa ou cura enfermidades
Chá mate: benefícios vão além da redução do colesterol
Chás gelados têm antioxidantes que combatem os radicais livres
A nutricionista Lucianna Jardim explica que o chá pode ajudar também na perda de peso. “A camomila tem um fator calmante e por consequência é um ansiolítico natural e atua positivamente reduzindo a compulsão. Portanto, sua ação é uma aliada no processo de emagrecimento. E essas ações são potencializadas quando unimos a camomila com a melissa”, sugere.

Chá de camomila para emagrecer

Como consumir: o chá deve ser preparado com 1 colher de sopa de camomila para cada xícara de água. Depois de esquentar a água (não precisa ferver) e apagar o fogo, adicione a erva e abafe por 10 minutos. Coe e tome de duas a quatro xícaras por dia, preferencialmente após as refeições.
Mas atenção: o chá diminui a libido, por ter ação sedativa e tranquilizante. “Se existem segundas intenções é melhor tomar esse chá apenas na hora que realmente for dormir”, alerta a nutricionista.

Camomila contra olheiras

O efeito anti-inflamatório da camomila ajuda a atenuar as olheiras. De acordo com a dermatologista Juliana Carnevale, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o chá gelado pode ser usado para aplicar diretamente sobre a pele, em compressas com gaze. Indicado também para casos de rosácea e irritação.
A camomila também pode ser utilizada também sob a forma de cremes, loções, géis ou shampoo, sabonetes, tônicos para cuidados da pele pós-sol, para peles sensíveis, com rosácea ou em tratamentos com ácidos, e para alívio de queimaduras. “Em peles secas e com rachaduras, também pode ser utilizadas, em virtude da sua ação emoliente e cicatrizante”, diz

Clarear os cabelos com camomila

A dermatologista diz que a camomila realmente ajuda a clarear o cabelo, mas de uma forma suave e não homogênea. “Esse efeito é mais bem observado em cabelos mais claros naturalmente, pois a camomila produz componentes químicos que realçam a cor”, explica.
A melhor maneira de fazer isso é borrifar o chá nos cabelos e se expor ao sol por 10 minutos. Lavar em seguida, usando shampoo e condicionador com a camomila na sua composição.

Nenhum comentário: