8.10.2013

Alimentos frescos e menos industrializados ajudam a prevenir alergias em crianças

Pesquisadores estimam que 8% das crianças têm alergias à comida
Reuters 

Frutas são ricas em vitaminas e antioxidantes
Foto: Stock Photo
Frutas são ricas em vitaminas e antioxidantes Stock Photo
Bebês que consumiram mais frutas e vegetais frescos e menos alimentos industrializados tiveram menos chances de desenvolver alergias, apontou um estudo publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology”.
- Sabemos que determinadas dietas parecem reduzir o risco de alergia entre crianças - disse Magnus Wickman, professor do Instituto Karolinska, em Estocolmo, que não participou do estudo. - Diferentes tipos de ácidos graxos e antioxidantes, diferentes tipos de vitaminas e minerais fazem bem para a saúde e também previnem alergias.
Pesquisadores estimam que 8% das crianças têm alergias à comida. Os pais às vezes são aconselhados a evitar certos alimentos, como forma de prevenir alergias alimentares. Mas a autora do estudo, Kate Grimshaw, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, diz estar preocupada que pais reduzam a diversidade nutricional dos filhos sem muita evidência científica.
Para saber como os pais estão alimentando suas crianças, e se isto tem alguma influência em alergias alimentares, Grimshaw e sua equipe coletaram dados sobre alimentação de 1.140 bebês.
Os pesquisadores pontuaram as dietas dos bebês baseadas na combinação de diferentes tipos de comida. Eles descobriram que os não alérgicos tinham as maiores notas, por consumirem mais alimentos feito em casa, frutas, vegetais, aves e peixe, além de poucos alimentos processados.
- A análise mostrou que crianças que consumiam mais frutas e vegetais, assim como menos produtos industrializados eram os que menos desenvolviam alergias quando tinham 2 anos - disse Grimshaw.

Nenhum comentário: