4.15.2014

Açúcar branco 'alimenta' as células cancerígenas

Açúcar: maior vilão da alimentação saudável

Imagem ilustrativa: Getty Images
A nutricionista holística Bela Gil, apresentadora do programa "Bela Cozinha", é categórica quando o assunto é açúcar branco: ele é um dos maiores vilões da alimentação saudável.

E não faltam argumentos da especialista para sustentar sua afirmação. Confira, abaixo, algumas curiosidades sobre o açúcar, listadas por Bela Gil, e entenda por que ele é vilão, e não mocinho.
  • 1
    Afinal, o que é açúcar?
    "Pão, fruta, arroz, álcool, macarrão, tudo isso em excesso vai virar acúmulo de gordura. O açúcar em excesso no corpo vira gordura. Só é sinônimo de energia para quem o usa como fonte; se não gasta essa energia, vira gordura", avisa a especialista em alimentação saudável.

    "As pessoas esquecem, mas o açúcar branco é carboidrato. Aprendemos a gostar muito de carboidrato, pois era um sinal de que o alimento não era venenoso (amargo). Mas o açúcar é destituído de qualquer outro nutriente. O único alimento que não vem acompanhado de outra coisa", explica Bela Gil.

  • 2
    Os danos para a saúde
    Os efeitos do consumo desenfreado do açúcar branco estão diretamente relacionados à saúde e ao bem estar do indivíduo. "O excesso de açúcar causa aumento de colesterol e triglicerídes, aumento dos níveis de insulina e de corticosteróides no sangue, além do aumento da acidez gástrica. Essas variações metabólicas também causam o diabetes e a hipoglicemia - que, hoje em dia, também é comum em pessoas sem diabetes", avisa Bela Gil.

    Outra alteração causada pelo açúcar é no Ph do sangue. "Isso significa a perda de fósforo e, consequentemente, perda de cálcio dos ossos e aumento de cálcio na corrente sanguínea", explica a nutricionista.

    É, também, o principal motivo para a proliferação do câncer. "Ele aumenta os níveis de insulina no sangue. E os tumores têm 20 vezes mais receptores de insulina do que as células sadias", avisa. Ou seja, as células doentes estão sempre bem alimentadas quando o paciente consome muito açúcar branco. 
     
  • 3
    Os danos relacionados ao bem estar
    "O açúcar está relacionado com as variações de humor e doenças psíquicas como a síndrome do pânico e depressão", ressalta. A nutricionista também dá uma dica a quem costuma "acordar com sono": "Evitar açúcar e refinados no período da manhã e à tarde, pois causa hipoglicemia e sonolência", explica. Justamente o contrário do que você pensava, não é? Mas é que, como Bela Gil explicou antes: quando não se gasta a energia, ela vira outra coisa no organismo, ou seja, gordura.
     
  • 4
    Como diminuir a ingestão de açúcar
    "É um desafio diminuir o açúcar", reconhece a especialista. "Se já consome muita fruta, então, o desafio é maior ainda. Mas é preciso ter consciência do açúcar que se ingere. Tirar o hábito de sobremesa do brasileiro é um bom começou, porque causa uma dependência física e psicológica", sinaliza.

Nenhum comentário: