4.15.2014

6 HÁBITOS QUE CAUSAM A INFERTILIDADE

6 hábitos que causam a infertilidade

O sonho de ter um filho pode ser atrapalhado por alguns hábitos simples. Confira!

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 60 milhões de brasileiros não conseguem ter filhos. Isso equivale a um em cada dez casais no país. Além de fatores genéticos e biológicos, problemas como estresse, obesidade, ansiedade, poluição, automedicação, anabolizantes, tabagismo e outras drogas podem levar a um quadro de infertilidade. 
“Muitos casais podem aumentar as chances de engravidar se passarem a ter hábitos mais saudáveis”, explica a Dr. Fernanda Rodrigues, médica especialista em reprodução humana do grupo Huntington (SP).
Segundo a médica, quanto mais saudáveis os hábitos, maior a longevidade e a qualidade dos espermatozoides e óvulos, que facilitam a evolução do tratamento para a fertilização. A especialista esclarece como cada hábito pode influenciar o tratamento:
1 - Estresse: No momento de um estresse intenso, há mais cortisol circulante, o que pode interferir no ciclo menstrual e, consequentemente, na ovulação. Porém, essas interferências são mais evidentes nos casos de estresse intenso e geralmente são revertidas com a diminuição do sintoma. Dessa forma, ter uma vida tranquila, menos estressante, horas adequadas de sono e descanso podem contribuir para a melhora do desempenho do tratamento e, consequentemente, nas taxas de sucesso.
2 - Ansiedade: Quanto maior a ansiedade em ser mãe, mais expectativas são criadas, o que pode provocar um atraso maior na hora obter os resultados. Algumas pacientes ficam tão ansiosas, que fiscalizam constantemente o ciclo menstrual, o que pode fazer com que percam a naturalidade, trazendo sofrimento para o casal. Porém, é importante salientar que a maioria das mulheres que tentam engravidar possuem certo grau de ansiedade e somente uma pequena parcela realmente terá problemas decorrentes disso.
3 - Poluição: Respirar ar poluído apresenta maior concentração de radicais livres no sangue, o que provoca uma diminuição na qualidade dos gametas. A poluição também pode interferir na regulação hormonal do ciclo menstrual, e diminuir a chance de ter uma boa ovulação. Por isso, acredita-se que a infertilidade seja maior em mulheres nas grandes cidades.
4 - Automedicação: Muitas pacientes usam fórmulas mágicas para emagrecimento ou outros remédios, como antidepressivos e anticonvulsivantes, o que pode prejudicar a própria fertilidade.
5 - Tabagismo: O cigarro contém centenas de substâncias tóxicas que afetam a função reprodutiva em vários níveis, como na produção dos espermatozoides, motilidade tubária, formação e desenvolvimento do embrião e implantação. As mulheres que fumam têm mais risco de abortamento e gestação nas trompas.
6 - Anabolizantes: Os anabolizantes comprovadamente diminuem a produção dos espermatozoides, bem como o volume dos testículos. Existem casos até de bloqueio completo da produção levando à azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado).
Álcool: O mecanismo de como o álcool afeta a fertilidade ainda não foi completamente elucidado. Mas, seguramente, ocorre um comprometimento no desenvolvimento do óvulo e do espermatozoide, que pode diminuir a produção e, principalmente, a qualidade.
Drogas: anfetaminas e cocaína podem causar abortamento, parto prematuro e malformação fetal. A maconha também compromete a produção e qualidade dos óvulos. No homem, pode haver queda acentuada dos parâmetros do sêmen, como concentração e mortalidade dos espermatozoides.
Obesidade: Nas mulheres, a produção hormonal das células gordurosas pode ocasionar irregularidade do ciclo menstrual e uma ovulação não efetiva. Além disso, a própria obesidade também contribui para a diminuição da qualidade dos óvulos. No homem, o excesso de gordura causa o aumento da temperatura nos testículos, que leva a uma diminuição da produção e qualidade dos espermatozoides. O ideal é ter uma dieta rica em legumes, frutas e verduras, cálcio e magnésio, que ajudam a regular os hormônios e manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Nenhum comentário: