4.18.2014

Dilma lamenta a morte de Gabriel García Márquez

"Seus personagens permanecerão marcados no coração e na memória de seus milhões de leitores" disse a presidenta, em nota oficial

O Dia
Rio - A presidenta Dilma Roussef lamentou a morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez, que faleceu nesta quinta-feira, aos 87 anos, na Cidade do México.
"Dono de um texto encantador, Gabo, como era conhecido, conduzia o leitor pelas suas Macondos imaginárias como quem apresenta um mundo novo a uma criança. Seus personagens singulares e sua Colômbia e América Latina exuberantes permanecerão marcados no coração e na memória de seus milhões de leitores" disse Dilma em comunicado oficial.
Gabriel Garcia Márquez
Foto:  Reuters
Luto na literatura
Gabriel García Márquez, que superou um câncer linfático em 1999,  morreu nesta quinta-feira, na Cidade do México, em sua casa.  O jornalista colombiano foi hospitalizado no dia 31 de março, no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, onde ficou até o dia 8 de abril, quando voltou para casa.
O jornal principal do México, El Universal, disse que a causa da internação foi uma metástase no pulmão, gânglios e fígado, consequência do câncer linfático. Já a família do escritor e o hospital falaram em infecção pulmonar e vias urinárias.
Gabriel Garcia Márquez é considerado um dos grandes escritores do século 20 e é autor de obras como "Amor nos tempos do cólera", "O outono do patriarca" e "Memória de Minhas Putas Tristes". O jornalista colombiano ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Nenhum comentário: