4.15.2014

Economia

Vendas no varejo crescem 0,2% em fevereiro segundo o  IBGE

Alta ocorre pelo 2º mês seguido.

Sobre o mesmo mês de 2013, a alta em fevereiro foi maior, de 8,5%.

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,2% em fevereiro sobre janeiro, considerados os ajustes sazonais, divulgou nesta terça-feira (15) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta ocorreu tanto para o volume de vendas como para a receita nominal.
No caso do volume, foi registrado crescimento pelo segundo mês seguido.
Sobre o mesmo mês do ano passado, contudo, a alta do volume em fevereiro foi maior, de 8,5%. No acumulado do primeiro bimestre de 2014 foi registrado um crescimento de 7,4% sobre o mesmo período de 2013. Nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro a alta é de 5%.

Comércio varejista ampliado
No caso do comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, foi registrada queda de 1,6% no volume de vendas e de 0,8 na receita nominal, ambas com ajuste  sazonal, comparadas com janeiro de 2014.
Os aumentos foram de 6,5% no acumulado do ano e de 3,9% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e de 11,5% e 9,4% para a receita nominal, respectivamente, diz o IBGE.

Atividades
Quatro das dez atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas sobre janeiro, com ajuste sazonal..

Entre os destaques de altas está o setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que cresceu 9%. Material de construção apresentou variação de 2,2% e combustíveis e lubrificantes, de 1,6%. Outros artigos de uso pessoal e doméstico variaram 0,5%. Registraram estabilidade as atividades de móveis e eletrodomésticos e de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.
Com relação às quedas, a maior delas foi registrada no setor de veículos e motos, partes e peças, com 7,6%. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou leve baixa de 0,3%. Tecidos, vestuário e calçados, de 0,5%. Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou queda de 3,4%.
Já com relação a evereiro de 2013, das oito atividades do varejo apenas o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria obteve resultado negativo no volume de vendas, de 4,2%.
Alagoas tem maior alta
O volume de vendas cresceu em todas as 27 unidades da federação na comparação com o mesmo mês de 2013. Os destaques foram: Alagoas (18,1%); Tocantins (16,3%); Maranhão (15,9%); Bahia (15,7%); e Acre (15,6%), diz o IBGE.

 Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: