2.01.2018

Ajude o Cafezinho a criar o Centro de Inteligência Leonel Brizola


Escrito por , Postado em Redação
Temos que pensar no longo prazo.

O movimento para baixo é aproximar-se do povo, através da constituição de comitês populares, criação de núcleos de base, organização de manifestações de rua, além de estratégicas eficazes de comunicação.
Independente do que ocorrer ao longo dos próximos meses, o campo progressista precisa fazer dois movimentos paralelos, um para baixo, outro para cima.
Para baixo, o Cafezinho trabalha através de seus posts e seus serviços, tantos os ativos quanto os temporariamente suspensos ou em recesso (Spoiler, Cafezinho no Almoço, Cafezinho nas Ruas, Curso de Blogosfera, que iremos ativar em breve).
Para cima, temos que criar centros de inteligência (think tanks). O Cafezinho vem preconizando isso há anos. Os governos petistas e os partidos progressistas perderam oportunidades históricas de criar centros de inteligência que se articulassem para combater o trabalho dos thinks tanks do grande capital, em especial o maior think tank de todos: a Globo.
Então o Cafezinho, humildemente, irá criar um centro de inteligência próprio, chamado Leonel Brizola.
A razão do nome é óbvia: Leonel Brizola foi um dos políticos mais inteligentes da nossa história.
O centro será um órgão privado, mas com finalidade pública, independente, informal, sem nenhuma burocracia, que ficará sob controle político do Cafezinho.
Respeitamos muito todos os partidos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais, mas precisamos de centros de inteligência livres de qualquer estorvo burocrático. Esperamos, todavia, que o exemplo seja seguido, e que o campo progressista, através de suas entidades e organizações, crie mais iniciativas neste sentido.
Com os recursos, iremos assinar serviços de informação, no Brasil e lá fora, e partilhá-lhos com todos os sócios, através de resumos, resenhas e análises. Algumas dessas análises, a gente poderá publicizar, outras manteremos reservadas aos sócios.
O primeiro passo é estruturar um espaço eletrônico, com email próprio, site, área de sócios.
O segundo passo será reunir efetivamente os sócios, contribuintes e amigos do centro.
Os serviços oferecidos pelo centro serão:
  • Resenha de revistas especializadas em economia doméstica, economia internacional, relações internacionais, direito, política criminal.
  • Tradução de artigos e entrevistas publicados em órgãos no exterior.
  • Organização de seminários especializados.
  • Assinatura de sites e serviços de informação especializados, cujos conteúdos ficarão à disposição dos sócios.
  • Organização de debates em várias cidades do país.
  • Elaboração de cenários políticos futuros.
  • Elaboração de enquetes e pesquisas, inclusive eleitorais.
  • Análises de conjuntura, públicas e reservadas.
  • Consultoria em segurança digital.
Quem estiver interessado em colaborar com a iniciativa, favor usar este link, colaborando com qualquer quantia.
Nesse primeiro momento, estamos ainda em fase de organização. Em seguida, iremos estruturar o quadro de sócios, estabelecer mensalidades ou formas alternativas de contribuição, e coisas do tipo.
Se tudo correr bem, o Centro poderá estar funcionando no início de abril.
Peço também aos apoiadores da ideia, independente se puderam ou não colaborar financeiramente, que se identifiquem através do formulário abaixo.
Quero saber maisQuero me tornar sócioQuero apoiar a ideia

Nenhum comentário: