7.31.2011

"A psoríase é uma doença crônica. Não há cura, mas há controle


 
Entendendo problema da psoríase

De acordo com a dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, da capital paulista, ainda não há uma causa definida para a psoríase, mas sabe-se que é uma doença inflamatória que gera placas vermelhas que escamam e que são mais propensas a surgir em determinadas partes do corpo, como cotovelos, joelhos e couro cabeludo. "É um problema que afeta 3% da população mundial, mas sabemos que se houver algum familiar de primeiro grau, como pais ou avós, com a doença, a chance de desenvolver a psoríase aumenta para 30%", contou.

Patrícia Fagundes, dermatologista do Hospital 9 de julho, também de São Paulo (SP), disse que os principais sintomas da psoríase são as escamas vermelhas, que podem coçar. "A psoríase não é uma doença transmissível e a principal queixa de quem tem a doença são as escamas de aspecto inestético. Raramente ouve-se queixas de dor ou ardência na pele".

Márcia lembrou que a maioria das escamações acontecem em locais de dobras, mas em algumas pessoas elas podem surgir também na palma das mãos e na sola dos pés, levando à rachaduras doloridas. "As marcas também geram preconceito, pois há quem pense que é algum tipo de micose e se afaste do paciente com psoríase, que pode ter sua auto-estima afetada", destacou.

Vai e volta

A psoríase é também um problema sazonal. Segundo as dermatologistas, durante o verão há uma melhora no problema, pois a exposição aos raios ultravioleta melhoram a inflamação e a aparência da pele descamada. "Mas a exposição exagerada piora o problema, assim como a falta de hidratação", lembrou Patrícia. Por outro lado, o inverno tende a piorar a doença. "Há outros fatores que pioram a psoríase, como estresse, infecções, arrancar as casquinhas da descamação. Além disso, hoje sabemos que as doenças metabólicas também podem piorar a doença, como é o caso do sobrepeso, diabetes, colesterol e níveis de triglicérides altos",.

"A psoríase é uma doença crônica. Por isso, não há cura, mas há controle. A pessoa que tem a doença pode passar longos períodos sem que ela se manifeste", contou Patrícia. Hidratantes neutros, à base de ceramidas e ureia costumam ajudar a manter a saúde da pele, assim como pomadas à base de cortisona, vitamina D e ácido salicílico, que podem ser combinadas à medicação oral prescrita pelo dermatologista. Sessões de fototerapia feitas sob supervisão médica também ajudam a tratar o problema.

"Há casos raros em que a pessoa tem o corpo todo tomado pelas descamações e aí é preciso tratar no hospital, usar imunossupressores endovenosos e manter a pessoa internada. São casos extremos", lembrou a médica do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Há pessoas que sofrem de psoríase artropática, que é quando a doença afeta a pele e também as articulações, precisando de ajuda multidisciplinar para o tratamento da doença. "Por causa do preconceito, também recomendo que o paciente procure apoio psicológfico para poder ligar com a doença", disse Márcia Grieco.

"É imprescindível que o paciente procure o médico para o tratamento e evite a auto-medicação. Além de ser perigoso, o uso de medicação sem a orientação adequada pode trazer o efeito rebote, piorando a psoríase", explicou Patrícia Fagundes.

Veja alguns cuidados que devem ser adotados por quem sofre de psoríase:

- Evitar banhos muito quentes;
- Não se auto-medicar;
- Tomar sol apenas nos horários indicados pelos dermatologistas;
- Manter a pele hidratada;
- Evitar o uso de produtos abrasivos;
- Não arrancar as crostas da pele;
- Manter hábitos saudáveis e praticar exercícios regularmente.
Psoríase

O que é Psoríase?
Psoriase é uma doença de pele, não contagiosa, 

que afeta mais de 125 milhões de pessoas 
em todo o mundo. Só no Brasil são mais de
5 milhões de portadores de psoriase. 
É uma doença crônica, mas a grande 
maioria dos afetados consegue levar uma vida 
perfeitamente normal, sem maiores transtornos.
Como a Psoriase se manifesta?
É uma doença que surge quando o 

sistema imunológico do corpo humano 
desencadeia um processo acelerado de 
reprodução das células da pele. 
Normalmente a pele se renova a cada 28 dias, 
mas quando sofre uma lesão qualquer, 
como uma provocada por corte, por exemplo, 
este ciclo é acelerado para que as células 
lesionadas sejam substituídas e começam 
a aparecerem manchas e placas avermelhadas 
na pele, geralmente com escamação esbranquiçada.
Nos portadores de psoriase, sem que a pele tenha sofrido qualquer lesão, este ciclo também é acelerado, podendo alcançar de 3 a 4 dias. As novas células não estão suficientemente amadurecidas e se acumulam na superfície, formando as escamas.
A Psoriase não é transmissível - Ninguém contrai a psoriase, qualquer pessoa pode desenvolver a psoriase ao longo de sua vida, em qualquer idade, embora normalmente a doença apareça entre 20 e 40 anos. Não há nada que se possa fazer para prevenir o surgimento da psoriase e também não existe uma forma de prever se a doença irá se manifestar em alguém.
A Psoriase é considerada uma doença multifatorial - Vários fatores estão relacionados ao seu organismo, destacando-se a existência de um componente genético. A pessoa nasce com uma informação no seu DNA que pode significar a possibilidade de desenvolvimento da doença.
Mesmo havendo o componente genético, isso não significa que a psoriase seja necessariamente hereditária. Cerca de 50 a 60% dos pacientes não possuem registro de psoriase em sua família, significando que, mesmo que os pais não tenham psoriase, a doença pode manifestar-se nos filhos.
Da mesma forma, não necessariamente os filhos de um portador de psoriase irão desenvolvê-la. Existindo o componente genético da psoríase, vários fatores podem desencadear o surgimento das lesões, como a reação a alguns medicamentos, uma infecção prolongada, ferimentos na pele e principalmente o estresse.
É comum o surgimento da psoriase estar relacionada a crises emocionais enfrentadas pelos pacientes. Porém, a eliminação de um ou de todos os fatores não significa que as lesões de psoriase desaparecerão. O que mais se questiona é se existe cura para a psoriase.
A resposta é: pode-se controlar a doença, mas não existe cura para a psoriase. As lesões podem desaparecer e não reaparecer durante anos e, algumas vezes, nunca mais voltar. Porém para a maioria dos pacientes, a psoriase é uma doença crônica com períodos de erupções (surgimento das lesões) e períodos sem sintomas visíveis, ou seja, períodos da remissão da doença.
É preciso esclarecer que a psoriase não provoca dor e nenhuma agressão a órgãos vitais. Por essa razão na maioria dos casos, excetuam-se as formas mais graves (Eritrodermia e Pustulosa Generalizada). A psoriase provoca grandes prejuízos à qualidade de vida dos portadores, pois atinge a aparência das pessoas, comprometendo a interação social e a auto-estima.
Se psoriase não provoca dor física, muitas vezes provoca uma dor psicológica aguda, que é tão cruel quanto qualquer outro tipo de sofrimento.
Existe tratamento para Psoriase?
Sim, existe, mas como a psoriase se desenvolve de forma diferente em cada paciente, também cada paciente reagirá de forma diferente ao mesmo tratamento. Qualquer tratamento deve ser indicado e orientado por um dermatologista.
Os principais tipos de tratamento são:
• Tópicos –
Utilização de cremes e pomadas diretamente nas regiões afetadas da pele. Entre os principais tipos, encontram-se cremes à base de Autralina, Coaltar, Tazaroteris, derivados da vitamina D3, Calcipotriol e Calcitriol.
Geralmente os tratamentos tópicos são utilizados nos casos leves e moderados e quando o grau de comprometimento é de até 5% da superfície da pele, esses tratamentos são eficientes. Mas em casos mais graves, a aplicação de pomadas pode tomar muito tempo, tornando-se incômoda. Os tratamentos tópicos muitas vezes são utilizados em combinação com outros tipos de tratamento.
• Fototerapia – Utilização de ondas de luz artificial sobre a pele em cabines especiais. Há três tipos de fototerapia: UVB (banda larga ou banda estreita – narrowband), Puva e Laser. A UVB utiliza a luz ultravioleta B que é mais intensa que a luz ultravioleta A, mas não penetra tão profundamente.
O Puva utiliza a luz ultravioleta A e um composto de psoraleno, que faz com que apele seja mais sensível à onda de luz. Após uma sessão de fototerapia, deve-se usar óculos de sol pelo restante do dia e utilizar protetor solar e hidratantes. A fototerapia requer várias visitas semanais a um hospital ou centro especializado.
O Laser é a forma de fototerapia mais moderna, porém restrita a pequenas placas resistentes e que requer várias sessões para que seja efetiva. A quantidade e freqüência exatas dependem do tipo de laser e existe o inconveniente de ser de alto custo, sendo raros os hospitais ou consultórios que disponibilizam essa modalidade terapêutica.
• Terapia sistêmica - O tratamento da psoriase consiste na utilização um medicamento por um período de tempo, seja por via oral ou em forma de injeção. Os exemplos de medicamentos com terapia sistêmica são: Metotrexanato, Ciclosporina, Retinoídas orais e os medicamentos biológicos.
A psoríase se produz quando o sistema imunológico envia sinais incorretos às células da pele acelerando seus ciclos de crescimento. Estes compostos tratam a psoriase inibindo todo o sistema imunológico. Eles são eficazes em fazer desaparecer a psoriase, mas possuem efeitos colaterais graves. Portanto, devem ser utilizados unicamente em casos graves, onde psoriase é muito extensa ou se o paciente não responde a outras terapias.
A maioria das terapias sistêmicas são teratogênicas, isto é, podem causar sérios danos na formação do feto, logo, não podem ser aplicadas em mulheres grávidas ou com grande potencial de engravidar durante o tratamento ou em até três anos após seu término. Os efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, dores estomacais, dores de cabeça etc.
Com o tempo os efeitos colaterais geralmente diminuem. Para um melhor controle dos efeitos colaterais, o paciente deve ser submetido a exames periódicos durante o tratamento. As terapias sistêmicas devem ser prescritas e acompanhadas por especialistas. Nunca se deve tomar remédio por conta própria sem a orientação de um médico.
Os medicamentos biológicos utilizam moléculas de proteínas, produzidas por células vivas que seriam digeridas pelo estômago se tomadas por via oral, portanto elas devem ser injetadas no organismo. Os medicamentos se dirigem a uma área específica da resposta imunológica, diferentemente das terapias sistêmicas, que inibem todo o sistema imunológico.
Por esta razão, em teoria, os biológicos deveriam ter menos efeitos colaterais do que os demais medicamentos sistêmicos. No entanto, ainda não se tem pesquisas suficientes de longo prazo que demonstrem isso. Os medicamentos biológicos são os mais modernos para a psoriase, mas infelizmente, são muito caros.
Independente do medicamento utilizado, deve-se utilizar um hidratante: o creme irá umectar as células descamantes e não ficará tão constrangedor. É muito importante o acompanhamento psicológico nos portadores de psoríase, pois é uma doença crônica com impacto social e psicológico e é importante resgatar nos portadores da doença a qualidade de vida, incentivando a realização das atividades diárias, o lazer e a interação com a família, permitindo a manutenção do convívio social.
Eu sei que muitas pessoas que são portadoras de psoriase não têm acesso a informações e é por esta razão que escrevi esta matéria. Nós, profissionais da área da saúde, temos acesso a palestras e encontros anuais falando sobre o assunto e sentimos a vontade de ajudar as pessoas que sofrem por não saber que todo o mal, se não tem cura, tem controle.
Portanto se você que está lendo está matéria que foi baseada na cartilha da Associação Brasileira de Psoriase (www.abrapse.com.br) foi portador de psoriase ou conhece alguém que seja, não se desespere, procure ajuda e indique também a pessoa que você conhece. Vamos ajudar a minimizar o sofrimento físico e psicológico destas pessoas.
Ha um médico maravilhoso que eu tive a honra de conhecer em um encontro de combate à psoriase, que faz um trabalho simplesmente divino no Hospital São Paulo, não é só de psoríase mas também de vitiligo. O nome deste médico é Dr. Cid Yazigi Sabbag, diretor do Centro Brasileiro de Psoríase (CBP), e tem mais, o atendimento é gratuito.
Se necessário, procurem ajuda com esta pessoa maravilhosa que eu pensei não mais existir e, diante de tanto materialismo e tanta ganância surge uma alma tão nobre e tão esclarecida que tem como único objetivo ajudar as pessoas. Divulguem e façam essa informação chegar às pessoas que sofrem deste mal.
Mafalda Ruiz Domingue

Nenhum comentário: