8.06.2011

Cabo Verde e Anvisa apresentam resultados de cooperação


Um projeto de cooperação internacional assinado entre o Brasil e Cabo Verde permitiu que em três anos o país africano erguesse uma agência de regulação sanitária para atender as necessidades daquele país. Os resultados do trabalho foram apresentados nesta terça-feira (02/8) durante a reunião pública da Diretoria Colegiada da Anvisa.
De acordo com a presidente interina do Conselho de Administração da Arfa, agência sanitária de Cabo Verde, Djamila Reis, o projeto em parceria com a Anvisa permitiu o desenvolvimento de uma série de ações nas áreas de farmacovigilância, vigilância de medicamentos e regulação de preços. Ela destacou, por exemplo, a elaboração de uma Sistema de Controle de Alimentos e a criação de uma lista de preços de medicamentos regulados pela Arfa. “A proposta de promover a capacitação foi cumprida e a consolidação da Arfa como um agente regulador é um trabalho que está em curso”, explicou Djamila.
Para o diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a cooperação com Cabo Verde também trouxe ganhos à Anvisa, melhorando a capacidade da Agência na realização de cooperações internacionais que possam trazer benefícios na regulação que é feita no Brasil. “As cooperações que se dão em um patamar de respeito e colaboração agregam e fortalecem a capacidade dos países”, citou Barbano. Essa idéia também é compartilhada pela representante de Cabo Verde que afirmou “essa cooperação é parte da consolidação do Brasil como referência na cooperação sul – sul.”
A cooperação internacional entre a Anvisa e a Arfa foi assinada em julho de  2008 com validade de três anos. O trabalho envolveu o intercâmbio de técnicos dos dois países para promover a troca de conhecimento. Com os bons resultados alcançados a expectativa é que um novo termo de cooperação seja assinado nos próximos meses.
Fonte Anvisa

Nenhum comentário: