8.01.2011

Laser pode ajudar na Calvície


Fábio Cardoso recebe aplicação de laser contra calvície: esperança depois de gerações  sem cabelo. Foto: Ana Branco
RIO - Com o pai e o tio quase totalmente carecas, o empresário Fábio Fonseca Cardoso, de 31 anos, sabe que a sua herança genética lhe reserva o mesmo destino. Ainda jovem, muitos de seus fios o abandonaram, deixando grandes entradas. Mas Fábio não se entrega e faz de tudo para segurá-los. E acredita ter encontrado uma saída. Há 15 dias iniciou um novo tratamento com laser e conta que os resultados foram quase imediatos. Estudo apresentado no último congresso mundial de dermatologia em Seul mostrou que a aplicação de laser poderia evitar a queda e estimular o crescimento de cabelo. Outras opções seriam uma espuma antiqueda e novas técnicas de microtransplante de fios.
O laser, porém, é o que parece mais promissor, tanto para homens quanto para mulheres. Fábio só passou por duas sessões e já vê os primeiros resultados.
- Sei que vou ficar bem calvo um dia, mas hoje não consigo me imaginar careca. O laser estimulou o crescimento de fios em áreas devastadas. Minha mulher ainda não percebeu, mas a minha mãe sim - brinca Fábio.
A verdade é que o laser não faz milagre, não faz renascer cabelo em carecas, mas a dermatologista Daniela Nunes, diretora médica da Slim Clinique, diz que o estudo apresentado na Coreia do Sul com o aparelho Erbium Glass-1550nm, o Fraxel Dual, confirmou os bons resultados. Este equipamento já é indicado em medicina para tratar acne, estrias, entre outros problemas de pele.
- O laser muda o ciclo de crescimento do pelo, ou seja, faz com que os fios saiam da fase natural de latência e voltem à fase de crescimento - explica Daniela, lembrando que a aplicação é mais indicada em homens que sofrem de alopecia androgenética, a principal causa de calvície, devido à predisposição genética. Neste caso, há afinamento e diminuição do comprimento dos fios. - O laser é indicado também para mulheres que apresentam poucos fios e queda causada por tratamentos químicos de cabelos.
Caspa é comum no inverno e acelera perda
Para estimular o crescimento do cabelo são necessárias seis sessões em intervalos de 15 dias, cada. Depois vem a manutenção uma vez por mês, ou a critério do médico. Antes de qualquer tratamento, é preciso investigar causas da queda, que podem ser estresse, falta de vitaminas e minerais, uso de medicamentos, como, por exemplo, drogas de controle de colesterol, caspa - sintoma de dermatite e que piora no inverno - e doenças, como a da glândula tireoide.
Na opinião de Celso Sodré, professor de dermatologia da UFRJ e da Faculdade Souza Marques, usar laser contra calvície ainda não é a solução definitiva.
- Por enquanto, as evidências de eficácia são muito poucas. Precisamos ver mais estudos com o método - diz o coordenador do ambulatório de alopecias do Hospital Clementino Fraga filho e do Instituto de Pós-Graduação em Dermatologia Prof. Azulay.
Roberto Mattos, coordenador do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, concorda:
- Os estudos na Coreia do Sul mostram que o tratamento leva ao aumento da densidade dos fios, mas quando é interrompido, a situação pode se reverter.
Para tratar calvície, uma novidade, ainda em fase de aprovação nos Estados Unidos, é a dutasterida, diz Sodré, um fármaco com ação semelhante à finasterida - impede a atrofia dos folículos - só que mais potente. E a espuma de minoxidil também parece funcionar bem:
- A espuma tem resultados semelhantes à solução, com menor efeito irritativo.
Ele explica que o tratamento da queda dependerá de investigação detalhada. Isto porque há diferentes tipos de alopecia. Mesmo a androgenética pode ser desencadeada por medicamentos com hormônios masculinos anabolizantes. Uma forma de alopecia menos frequente, a areata, ataca os folículos em atividade, deixando uma ou mais áreas calvas, sem sinal de inflamação no couro cabeludo. Quase sempre é devido à autoagressão do organismo, às vezes por estresse.
- Na fase de repouso do folículo a agressão cessa e não há destruição total dos fios, podendo haver recuperação espontânea ou com tratamento - explica Sodré, citando ainda a queda aguda ou crônica. Neste caso, a perda é difusa, de 70 a 100 fios por dia, ou mais. Doenças e falta de nutrientes são algumas das causas.
Portanto, para cada situação, há um tratamento, reforça Sodré:
- Finasterida oral e minoxidil local ainda são a melhor indicação no controle da calvície, associadas ou isoladas. O tratamento deve ser acompanhado por dermatologista - afirma Sodré, lembrando a importância de consultar o médico até mesmo antes de comprar xampus, condicionadores. - Produtos de boas marcas normalmente não oferecem risco, embora devam ser vistos com reservas com relação à propriedade anticalvície.
Segundo o médico, não faz mal lavar o cabelo todos os dias: a limpeza remove o sebo, as escamas e o excesso de flora microbiana.

O globo

Nenhum comentário: