2.08.2012

ACNE EM ADULTOS EXISTE E HÁ TRATAMENTO


Acne em adultos existe e há tratamento
Colágeno pode ser um forte aliado no combate à acne. Saiba mais sobre o tratamento.







Não há nada mais comum do que um adolescente com espinhas no rosto, não é mesmo? Mas, não é porque esta fase acabou que as espinhas não podem dar o ar da graça novamente. A acne pode aparecer, sim, na vida adulta e virar um verdadeiro pesadelo para as mulheres. De acordo com especialistas, este problema se estende da adolescência até a casa dos 30 sem nenhum pudor.

Segundo Cristine Carvalho, dermatologista e diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), em São Paulo, o estresse é a razão mais comumente apontada para o crescente número de mulheres com acne na vida adulta. Ainda segundo a especialista, o estresse faz as glândulas supra-renais liberarem mais hormônios masculinos, o que desencadeia a produção de mais oleosidade pela pele, bloqueando os poros.
Outro fator que aumenta o aparecimento das espinhas é o tabagismo. “A nicotina é um fator que impulsiona a produção da oleosidade da pele, o que destrói as fontes de vitamina E, vitais para a reparação da pele”, explica a dermatologista.
Um estudo realizado no Nantes University Hospital, na França, revelou que as manchas provocadas pela acne nos adultos apresentam-se de uma forma diferente daquelas que aparecem na adolescência. Ao contrário dos adolescentes, que tendem a ter erupções ao redor da zona T: testa, nariz e queixo, as mulheres na casa dos 25 anos apresentam uma forma de acne que provoca manchas mais profundas e mais difíceis de tratar.
“As mulheres também são até três vezes mais propensas a sofrer de acne do que os homens. Esta diferença pode ser devido ao fato de a pele feminina ser mais sensível à ação dos hormônios masculinos sobre as glândulas sebáceas”, diz Cristine Carvalho.
Tratamento da acne em adultos
O tratamento da acne adulta feito através da terapia de indução percutânea de colágeno tem sido de grande valia. “O tratamento pode ser feito por mulheres e homens que desejam amenizar as cicatrizes provocadas pela acne. O estímulo mecânico à produção de colágeno realizado por meio do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas provoca micro lesões na pele. Por meio deste procedimento, a produção de colágeno pode dobrar e o efeito pode, ainda, ser otimizado com a aplicação da vitamina C”, explica.
A especialista esclarece que o tratamento com as microagulhas é indolor e que o paciente pode sentir suaves picadas no local e, ainda, ter pequenos sangramentos, sem perda de sangue. Os resultados podem ser vistos após três sessões, com intervalo de dois meses entre cada uma. Cristine explica que cada sessão pode levar, em média, uma hora e meia, pois após a aplicação do anestésico na pele é preciso aguardar 60 minutos.
“Para fazer o rolamento é necessário de 15 a 20 minutos. Ao final do procedimento, caso haja a aplicação da máscara de vitamina C, 15 minutos são suficientes”, completou.


ESPINHA NAS COSTAS

Espinha nas costas
Descubra as causas e veja como lidar com o problema. Espinhas nas costas é muito mais normal do que se imagina.

A acne não é um problema restrito ao rosto. Muitas pessoas sofrem com o aparecimento de espinhas nas costas. O excesso na produção de óleo faz com que haja inflamação e obstrução dos folículos, que podem ser infectados por bactérias causando, assim, a temida acne.
Tudo fica ainda mais complicado devido ao alcance das nossas mãos. Por ser um local do corpo onde as mãos têm dificuldade em chegar, fica mais difícil o tratamento com medicamentos locais, sem contar que a pele é bem mais grossa do que a do rosto, o que acaba por dificultar a penetração dos cremes, bem como a extração dos nódulos.
De acordo com a esteticista e fisioterapeuta, Caroline Ueno, “para o tratamento da acne é importante o paciente usar medicamentos à base de Peróxido de Benzoila e também Ácido Salicílico. O ideal é lavar bem a região e, para isso, o paciente deve usar uma escova comprida para limpar toda a área”.
A especialista explica que o ideal é, após secar com uma toalha limpa, passar cremes em spray ou mesmo com a ajuda de alguém. Além do medicamento, é importante tomar cuidado com o tipo de roupa que irá vestir. O mais indicado é usar tecidos naturais, como o algodão, que permite que a pele respire e também causa menos irritação.
“A limpeza da pele deve ser realizada com certa periodicidade (confira com o profissional que lhe atende), mas esse não deve ser o único recurso. Tratar acne muitas vezes implica no uso de cosméticos específicos (adstringentes, secativos, anti-inflamatório) e, às vezes, até mesmo, em medicamentos”, alerta.
Para quem está com a acne em grau avançado, o jeito é usar antibióticos, em geral de uso oral, em baixa dosagem e por um período prolongado. Portanto, se você está incomodado com acnes nas costas, o primeiro passo é procurar um especialista.
“É recomendado procurar, primeiramente, o médico dermatologista para que o tratamento seja o melhor e mais breve possível”, ressalta Caroline. Só o médico será capaz de avaliar melhor a gravidade do problema e propor o tratamento mais adequado.

ESPINHAS NUNCA MAIS!

Espinhas nunca mais!
Dicas para você espantar estas inimigas de vez!

Não importa a idade, quando a gente menos espera, elas aparecem. A impressão que dá é que elas sabem que justo naquele dia, precisaríamos do rosto intacto para estar em uma festa ou para fazer bonito com alguém, e que aparecem só para nos contrariar. Afinal, o que fazer para controlar as espinhas? O segredo é não deixá-las “brotarem” em seu rosto, ou seja, neste caso, prevenir é muito mais eficiente do que remediar.

Veja o que você pode fazer pra ficar bem longe destas inimigas:

- Usar sabonetes à base de desengordurantes como sulfacetamida, ácido salicílico e enxofre;

- Passar loções adstringentes que contenham antibióticos, como clindamicina e eritromicina;

- Passar cremes e géis oil free, com ácido glicólico e ácido retinoico;

- Limpar a pele diariamente e nunca dormir com maquiagem;

- Apostar nas luzes especiais como a Blue Light (Multiwaves), que com poucas aplicações, de cerca de 20 minutos cada, conseguem bons resultados.

Além de todas estas opções, sempre vale à pena apostar nas receitas caseiras. Confira!

Máscara para tratar a acne

Ingredientes

1 xícara de café de suco de abacaxi coado
1 colher de sopa de levedo de cerveja

Modo de preparo

Misture os ingredientes até formar uma pasta lisa e heterogênea. Aplique sobre a pele limpa e espere a mistura ficar bem clarinha. Lave com água fria.

SUA DIETA

Nenhum comentário: