2.10.2012

Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxico (SP)

9 de fevereiro de 2012
O estado de São Paulo voltou a integrar o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi tomada em reunião, realizada nesta quarta-feira (8/2), entre a Agência e o Centro de Vigilância Sanitária (CVS-SP) do referido estado.
Com essa ação, o PARA passará a monitorar a quantidade de resíduos de agrotóxicos em alimentos em todos os estados do país. “Consideramos um grande avanço para o Programa, pois o estado de São Paulo tem a maior população do Brasil e grande importância na produção agrícola e na distribuição de alimentos para vários estados”, exalta o diretor da Anvisa, Agenor Álvares.
Encaminhamentos
Durante a reunião, ficou acordado que a Anvisa  irá realizar uma capacitação sobre o Programa para os fiscais do  CVS-SP entre  os dias 5 e 9 de março.  “Como resultado, já estão programadas coletas de amostras de alimentos nos mercados paulistas ainda no primeiro semestre”, explica Álvares.
Além de representantes da Anvisa e da CVS-SP, participou da reunião o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Marcos Boulos.
PARA
O objetivo do PARA, criado em 2001, é garantir a segurança alimentar do trabalhador brasileiro e a saúde do trabalhador rural. O Programa funciona a partir de amostras de alimentos coletadas pelas vigilâncias sanitárias dos estados e municípios em supermercados.  
Em 2010, o Programa monitorou os resíduos de agrotóxicos em 18 culturas: abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate.   Apesar de as coletas não serem de caráter fiscal, o PARA tem contribuído para que os supermercados qualifiquem seus fornecedores e para que os produtores rurais adotem integralmente as Boas Práticas Agrícolas.
Além disso, motivou a criação do Grupo de Trabalho de Educação e Saúde sobre Agrotóxicos (GESA).  Integrado por diferentes órgãos e entidades, o Grupo tem como objetivo elaborar propostas e ações educativas para reduzir os impactos do uso de agrotóxicos na saúde da população, implementar ações e estratégias para incentivar os sistemas  de produção integrada e orgânicos e, no caso dos cultivos convencionais, orientar o uso racional de agrotóxicos.
O trabalho do GESA já resultou na publicação de uma cartilha educativa com dicas de como evitar intoxicações por agrotóxicos e com informações sobre o  uso seguro desses produtos. No total, foram impressos 20 mil exemplares da cartilha, distribuídos aos órgãos de vigilância sanitária estaduais, Associação Brasileira de Supermercados, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
O material também está disponível na página da Anvisa na internet. Confira aqui a cartilha sobre agrotóxicos.
Leia mais
Cartilha orienta trabalhadores sobre uso de agrotóxicos 

ANVISA

Nenhum comentário: