2.10.2012

Consumo exagerado de maconha dobra chances de bater o carro

Estudo revisou dados de 49.411 acidentados no Reino Unido.
Pesquisadores defendem que a droga afeta a coordenação motora.

Do G1, em São Paulo
O consumo exagerado de maconha pode dobrar as chances de batidas de carro, segundo um estudo publicado nesta semana no "British Medical Journal", publicação científica inglesa. Os autores da Universidade Dalhousie revisaram dados de nove estudos para chegar à conclusão sobre os efeitos da droga na direção.
Os cientistas acreditam que a maconha prejudica a atividade motora coordenada pelo cérebro que é necessária para guiar o veículo com segurança. A análise abordou as informações coletadas de 49.411 pessoas que bateram o carro no Reino Unido. Os estudos anteriores falharam em separar a influência da droga de outras substâncias como o álcool.
A maconha é a substância ilegal mais consumida no mundo, segundo os autores. Com as estatísticas apontando o aumento no uso da droga, os pesquisadores acreditam que o risco de pessoas estarem dirigindo fora das condições ideais de consciência também cresce.
Eles citam o exemplo da Escócia, onde 15% de 537 pessoas entre 17 e 39 anos confessaram ter usado maconha até 12 horas antes de pegar o volante em 2007.
Todas as colisões analisadas no levantamento aconteceram em vias públicas e envolveram carros, vans, veículos esportivos, caminhões, ônibus e motocicletas. A prova do consumo da droga entre os acidentados foi feita tanto por confissão como por testes de sangue.
O Globo

Nenhum comentário: