8.25.2012

Colesterol: Fique por dentro deste assunto

Colesterol: Fique por dentro deste assunto

Um passo a passo para você entender, prevenir e combater doenças causadas pela alta taxa de colesterol no nosso sangue.


Aperitivos deliciosos, fast-food, uma boa churrascaria... Enfim, tudo o que há de melhor neste mundo em termos de alimentação, certo? Erradíssimo. Este cardápio é tão delicioso quanto gorduroso e você já está cansado de saber que alimentos ricos em gorduras elevam a taxa de colesterol ruim (LDL) do nosso organismo e colocam em risco a nossa saúde. Confira:

O colesterol e sua funcionalidade

O colesterol está presente em diversas funções do nosso organismo, como a síntese de alguns hormônios, e também desempenha um papel importante na formação das secreções biliares que emulsificam a gordura durante a digestão.


A diferença entre o LDL e o HDL

O LDL, ou colesterol ruim, contém grande quantidade de gorduras. Se ingerido em excesso, pode causar o estreitamento e entupimento das artérias. Com isso, diversas doenças cardiovasculares podem surgir.

O HDL, ou colesterol bom, pode proteger as artérias de duas maneiras: levando o colesterol para longe da parede arterial e competindo com o LDL para ingressar nas células da parede arterial.


Alimentos ricos em colesterol que devem ser evitados

- Alimentos ricos em gordura saturada: evitar a ingestão de gordura animal (carnes gordurosas, leite e derivados), polpa de coco e de alguns óleos vegetais (dendê e coco) no preparo das refeições.

- Alimentos ricos em gordura trans: margarinas, óleos, sorvetes, chocolates, pães recheados, molhos para salada, maionese, cremes para sobremesas e gorduras hidrogenadas.

- Alimentos ricos em colesterol: vísceras (fígado, miolo, miúdos), leite integral e seus derivados (queijo, manteiga, creme de leite), biscoitos amanteigados, croissants, folhados, entre outros.


Alimentos com baixa taxa de colesterol

- Frango sem pele, peru, peixes sem pele, carnes magras e carne de soja.

- Leite desnatado, queijo magros, iogurte desnatados.

- Alimentos integrais (farinha integral, pães integrais, cereais integrais, etc), farelo de aveia, linhaça.

- Clara de ovo.

- Alho, cebola, verduras cruas, frutas com casca e com bagaço.

- Azeite (com moderação).

- Feijão e outras leguminosas.


Alimentos que ajudam no combate ao colesterol

- Aipo, couve-de-bruxelas, ameixa preta, couve-flor, amora, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cevada, figo, vegetais folhosos.

Níveis de colesterol não prejudiciais a nossa saúde

Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue.

Bom Colesterol (HDL) - acima de 35mg/dL de sangue.

Mau Colesterol (LDL) - abaixo de 130mg/dL de sangue.

O CARDÁPIO PERFEITO PARA QUEM TEM COLESTEROL ALTO

O cardápio perfeito para quem tem colesterol alto
 O que você deve comer, o que deve evitar e o que deve cortar de vez!

Só quem tem problemas com o colesterol é que sabe o quanto é complicado manter esta taxa em equilíbrio. Porém, a escolha dos alimentos é fundamental nesta batalha. Descubra o que você pode comer, o que deve evitar e o que deve cortar de vez do cardápio!
Sinal verde para
● Verduras
● Semente de linhaça
● Quinoa
● Chia
● Amaranto
● Cereais e grãos integrais
● Massas integrais
● Azeite
● Amendoim
● Suco de uva
● Proteína de soja
● Leite desnatado
● Iogurte
● Repolho
● Laranja
Sinal amarelo para
● Manteiga
● Queijos amarelos
● Creme de leite
● Frango sem pele
● Vinho tinto
● Café
● Chocolate amargo
Sinal vermelho para
● Margarina
● Biscoitos
● Salgadinhos
● Pratos prontos
● Bolos
● Embutidos
● Laticínios integrais
● Carnes gordurosas
● Frituras
● Ovos

O QUE CAUSA O COLESTEROL?

O que causa o colesterol?
Genética e sedentarismo podem elevar o colesterol. Saiba mais!

Não importa a idade, o sexo ou a classe social. A elevação da taxa do colesterol ruim, o LDL, pode atrapalhar a saúde de todos nós. O colesterol é um tipo de gordura encontrada nas membranas celulares de todos os tecidos do corpo. Cerca de 70% dele é produzido no fígado. O restante vem da ingestão de alimentos de origem animal. E é aí que mora o perigo. Quanto mais gorduroso for o seu cardápio, maior a probabilidade do distúrbio.
Veja outros fatores que podem elevar o colesterol:
Sedentarismo
Ao praticar exercícios físicos, você ajuda na circulação sanguínea e turbina a oxigenação dos tecidos, favorecendo o metabolismo. Ao optar por uma vida sedentária, você pode aumentar o acúmulo de gordura no sangue.
Genética
O distúrbio metabólico , chamado hipercolesterolemia, de origem genética, causa a elevação do colesterol. Tudo porque o problema força o fígado a produzir LDL em excesso ou dificulta sua liberação pelo intestino, independentemente da alimentação.
Stress
Ao liberar adrenalina, a gente pode fazer com que determinadas doenças genéticas se manifestem mais cedo do que o normal. O segredo é buscar terapias alternativas que não tratem apenas o problema físico, mas, também, o seu stress mental.
Tireoide
A glândula tem, entre suas funções, regular o metabolismo. Quando há distúrbio, a eliminação do colesterol diminui. Ao regularizar o quadro, o nível de LDL também tende a voltar ao normal, é claro, se for somente este o problema.

COLESTEROL ALTO: COMO PREVENIR E AMENIZAR OS SINTOMAS

Colesterol alto: como prevenir e amenizar os sintomas
Preste atenção nessas dicas e saiba a melhor maneira de ficar bem longe desse mal.

A maior causa de elevação do nível de colesterol é a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, principalmente de origem animal. Sem contar que a herança genética é outro fator que influencia o desenvolvimento do distúrbio. O colesterol ruim ou LDL participa da formação de placas de gordura que obstruem a artéria. Enquanto o colesterol bom ou HDL retira o colesterol dos tecidos e transporta para o fígado, onde é eliminado.
Agora que você já sabe do que trata esta doença, que tal aprender a preveni-la ou, para quem já sofre com ela, aprender a amenizar os sintomas?
- Dê preferência a alimentos ricos em fibras, como pão e arroz integrais, que reduzem o colesterol ruim. Inclua frutas cítricas, maçã, pêra, mamão, verduras, cereais, leguminosas, sementes e grãos inteiros nas suas refeições.
- Consuma frutos do mar e peixes como salmão e sardinha, que, cozidos, são excelentes fontes de ômega 3 e ácidos graxos, que combatem o colesterol ruim.
- Acrescente à dieta frango grelhado sem pele e azeite de oliva no lugar de outros óleos vegetais.
- Limite o consumo de gorduras saturadas, como batata frita, margarina, biscoitos amanteigados, carnes gordas, laticínios e coco.
- Não coma mais do que quatro gemas de ovo por semana.
Dicas:
- Avalie o nível de colesterol no sangue a partir dos 20 anos. A checagem deve ser feita pelo menos a cada cinco anos. Se houver outros fatores de risco de doenças cardíacas, é preciso fazer a avaliação com maior frequência.
- Manter o peso ideal e praticar atividades físicas é essencial para o controle e a prevenção da doença.
faixa_saude.png

Nenhum comentário: