8.23.2012

Servidores vão ao Supremo contra corte de ponto dos grevistas


 

Governo desconta R$ 20,6 milhões no pagamento de servidores

Corte de ponto atingiu 11.495 servidores que fizeram greve em julho.
IBGE, ligado ao Planejamento, foi órgão com mais descontos.

Do G1, em Brasília
37 comentários
O governo federal descontará R$ 20.668.252,39 da folha de pagamento a ser efetuada no final deste mês, informou na noite desta quarta-feira (22) a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento. O desconto se deve ao corte de ponto pelos dias parados em julho de 11.495 servidores em greve (1,97% dos 571.875 funcionários civis na ativa).

O corte de ponto foi decidido no início deste mês com o prolongamento das greves, que se alastraram por mais de 30 categorias. O governo estima que 70 mil servidores cruzaram os braços; os sindicatos falam em 350 mil parados.
Em tabela divulgada nesta quarta, o Planejamento listou todos os ministérios e órgãos cujos servidores terão o salário cortado. O órgão com mais descontos, numerica e proporcionalmente, é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vinculado ao Ministério do Planejamento. Durante o mês de julho, 3.379 funcionários (52,4% da força de trabalho da fundação) ficaram parados.
Em 16 ministérios não houve paralisação; as universidades, que enfrentam greve há mais de três meses, terão autonomia para decidir se descontam os salários.
Veja abaixo tabela divulgada no site do Ministério do Planejamento:
Tabela divulgada pelo governo com o mapa dos descontos dos dias parados por órgão da administração pública federal (Foto: Site do Ministério do Planjamento)Tabela divulgada pelo governo com o mapa dos descontos dos dias parados por órgão da administração pública federal (Foto: Site do Ministério do Planjamento)


Ministério do Planejamento divulgou que 11,5 mil servidores tiveram dias descontados. Funcionários do Itamaraty retomam greve

BRASÍLIA - A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) anunciou nesta quarta-feira que vai entrar com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o corte integral do ponto de servidores, anunciado ontem pelo governo
Segundo o Condsef, em greves anteriores o corte no ponto era de apenas alguns dias, mas desta vez há servidores que estão com os contracheques zerados. A entidade entende que o corte não deve ser de todos os dias, e depois deve haver uma negociação para reposição dos dias parados.
O Ministério do Planejamento divulgou ontem que foi autorizado o corte do ponto de 11.495 funcionários do Executivo. A medida não atingiu os professores das universidades federais, que já fecharam acordo de reajuste salarial entre 25% e 40% até 2015.
Também na noite de ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que serão aplicadas sanções aos grevistas em casos de desrespeito à lei, referindo-se às greves da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nesta quarta-feira, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus-DF), Cledo Vieira, disse que o governo federal ofereceu uma proposta de reajuste salarial de 15,8%, parcelado em três anos, para os servidores do Judiciário e do Ministério Público da União (MPU) em todo o Brasil. Até então, as negociações, com base nesse mesmo índice, estavam restritas aos servidores do Executivo, que participam de uma série de reuniões com o governo federal desde o início de março.
Já a greve dos técnicos das universidades federais se aproxima do fim, com o fechamento de acordo da categoria com o governo, aceitando o reajuste de 15,8%. De acordo com a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras), dos 37 sindicatos regionais que representam os servidores das universidades federais, 25 já haviam aceitado o aumento até o começo da tarde desta quarta-feira.
Enquanto isso, os servidores do Itamaraty decidiram nesta quarta-feira retomar a greve, suspensa no dia 2 de julho. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SindItamaraty), até às 15h de hoje, 34 postos do MRE já haviam aderido à greve. Os assistentes e oficiais de chancelaria e diplomatas decidiram parar por tempo indeterminado, o que afeta os serviços prestados pelo Itamaraty, incluindo a emissão de vistos e passaportes nesses postos em todo o mundo.
Estão paralisadas as operações nos postos em importantes cidades do mundo, como Sydney, Beirute, Roma, Porto, Madri, Barcelona, Bruxelas, Londres, Buenos Aires, Dublin, Zurique e São Francisco.

Nenhum comentário: