8.21.2012

YOGA

Meditação para a semana - Aceitando o passado

por Leandro Castello Branco 
Respire longamente por cinco vezes e repita pausadamente:
Que eu possa ter coragem de mudar aquilo que pode ser mudado.
Que eu possa ter serenidade para aceitar com alegria aquilo que não pode ser mudado.
Que eu possa ter a sabedoria para distinguir entre os dois.
Que eu possa me desligar do passado, pois não posso mudá-lo.
Quando culpo alguém por algo que foi feito, isto me prende.
Que eu possa me desligar da culpa. O que aconteceu é um fato, e permanece como um fato.
Quando eu me apego à tristeza do que foi feito, eu mesmo me prendo.
Não há nada que eu possa fazer. Não há porquê alimentar remorso, ressentimento ou raiva.
Que eu não tente mudar, através destes sentimentos, aquilo que não pode ser mudado.
Que eu tenha a força para desejar e preencher o meu desejo.
Que eu possa fazer o esforço adequado para mudar o que posso.
Mudar o meu futuro, à luz do passado, está ao meu alcance.
Que eu possa não ter confusão com relação ao que posso e não posso mudar.
Vivendo o presente, eu me liberto de todas as mágoas, frustrações e fracassos.
Me liberto também das pressões das vitórias e glórias passadas.
Eu sou aquilo que sou.
E vivendo o presente eu sou livre.
Om Tat sat.
(adaptado de uma das meditações de Swami Dayananda Saraswati)

Posturas de Yoga - como fazer? Ou melhor - o que não fazer…

Dicas para não-praticantes e, talvez principalmente, para praticantes.
por Leandro Castello Branco em 28 28America/Sao_Paulo maio 28America/Sao_Paulo 2012 | 14:16
Ainda no tópico sobre asanas - as famosas “posturas” do Yoga - acho que, com a facilidade de acesso à informação que se tem hoje, seria bom colocar algumas dicas aqui que considero fundamentais pra quem quer tentar fazer algum exercício sozinha. Tradicionalmente, a melhor (e a única, na verdade) forma de aprender era com um professor capacitado. Mas, em tempos de Google, em que até o paciente quer saber mais que o médico, e de milhares de publicações nas bancas (algumas boas, outras péssimas), acho que vale mais evitar que as pessoas se machuquem se por acasovierem a tentar fazer algo por si só, em casa.
Costumo dizer que estas regras gerais são mais úteis para quem já pratica do que para quem nunca pisou num tapetinho de Yoga na vida. Isto porque existem estilo de prática muito intensos e, no desafio de “evoluir” numa postura, algumas pessoas esquecem os principais cuidados quando lidam com um de seus  maiores bens - a integridade física.
Bom, vamos lá. + Leia mais

Posturas - o Yoga que todo mundo conhece

por Leandro Castello Branco
Quando comecei esse blog fiz questão de frisar que Yoga é muito mais que os exercícios que vemos por aí nas revistas e na mídia em geral. É uma prática, melhor, um estilo de vida voltado para o auto-conhecimento, que tem sua origem numa época e num lugar em que cada fase da vida de um indivíduo (estudar, casar e mesmo se aposentar) estava voltada para a preparação da sua mente. Preparação pra quê? Para a realização de que já somos aquilo que buscamos, ou seja, somos a causa de toda a felicidade e toda a paz que experienciamos na vida. E assim, com essa visão do objetivo final em mente, se estudava astrologia, gramática, canto de mantras, e fazia-se uma série de outras coisas como rituais, meditações, etc.
Nesse contexto as poturas (chamadas de “asanas”) também tinham - e têm - o seu lugar. E um importante lugar, diga-se de passagem. + Leia mais

Retiro de yoga e autoconhecimento

O retiro é uma chance de ter um tempo só para você, longe das preocupações do dia-a-dia. Temos então oportunidade de entrar em contato com nossa real natureza através de práticas de yoga, meditação e relaxamento.

Nenhum comentário: