11.15.2012

Maquiagem deve ter filtro solar com fator 15






Produtos com fator de proteção menor de 15 não protegem contra o sol.
Maquiagem pode trazer diversos outros benefícios para a saúde da pele.


Além de deixar a mulher bonita, a maquiagem pode também trazer diversos benefícios, como mostrou o Bem Estar desta quinta-feira (15). A tendência é que os produtos ajudem cada vez mais no tratamento, proteção e também na prevenção do envelhecimento da pele.
A proteção solar pode estar embutida na fórmula de alguns produtos e deve ser de, no mínimo, FPS 15, para agir contra os raios ultravioleta B, causadores de queimaduras, rugas, linhas de expressão e até mesmo câncer, como explicou a dermatologista Márcia Purceli. O dióxido de titânio também protege contra raios solares UVA e UVB, responsáveis pelo aparecimento de manchas ou envelhecimento da pele.
Protetor solar (Foto: Arte/G1)





















É importante saber também qual tipo de filtro solar é indicado para cada tipo de pele. Por exemplo, pele oleosa, mista e com tendência a acne deve usar produtos em gel.
Já a pele seca precisa de oleosidade, ou seja, produtos em creme. Pessoas com pele sensível com tendência a manchas devem optar pelos protetores associados à bases.
Para o químico especializado em cosmetologia Celso Martins, além do nível de proteção solar, o consumidor deve ficar atento também às orientações do tipo de pele na embalagem, ativos e proposta de tecnologia cosmética oferecida pela empresa. Dessa maneira, ele não corre o risco de se decepcionar com o resultado do produto.
Além dessas duas composições, é importante identificar no rótulo também outros elementos que podem fazer bem, como zinco, magnésio, antioxidantes, vitaminas A, C e K e cloreto de bismuto. Todos esses ajudam a melhorar o aspecto da pele, deixando-a mais macia.
Por outro lado, existem algumas substâncias prejudiciais presentes nas maquiagens que a maioria das pessoas não sabe, como talco, cera, álcool e óleos sintéticos. Geralmente, os produtos minerais não têm nenhum desses elementos e são feitos com minerais extraídos e refinados da própria terra, como semente de romã, semente de abacate e óleo de coco, como explicou o maquiador Régis Sodré.
Esse tipo de maquiagem é ideal para pessoas com pele sensível porque impede a proliferação de bactérias e têm propriedades antiinflamatórias. Fora isso, o uso contínuo da maquiagem mineral provoca uma melhora na pele, fazendo com que ela fique mais hidratada e luminosa e com menos acne e linhas de expressão.
Veja no vídeo ao lado como é o passo a passo para aplicar a maquiagem mineral com a repórter Marina Araújo e o maquiador Régis Sodré.
É importante alertar, no entanto, que a maquiagem deve ser removida sempre. Em uma enquete feita no site do Bem Estar, 11% disseram que nunca tiram a maquiagem e isso pode trazer problemas, como acne, rugas e até mesmo alergias. Outras 45% responderam que removem às vezes, mas o ideal é fazer como os 44% que disseram que tiram a maquiagem todos os dias (veja o resultado da enquete no fim da página).
PASSO A PASSO PARA APLICAR A MAQUIAGEM
1. Sabonete facial: faça a limpeza do rosto
2. Tônico: usá-lo após a limpeza é opcional, mas pode ajudar a fechar os poros e reduzir a oleosidade da pele
3. Hidratante facial: nesse momento, se tiver orientação, passe também antirrugas, antiacne ou vitamina C
4. Filtro solar: às vezes, o hidratante ou a base já têm proteção solar e não precisa passar de novo
5. Primer: o produto prepara a pele para receber a maquiagem, uniformiza e disfarça as rugas
6. Corretivo: não espalhe o produto com força, dê somente algumas "batidinhas"
7. Base
ATENÇÃO: no caso da maquiagem mineral, o corretivo é aplicado antes da base
Algumas pessoas removem com hidratante, mas isso não faz bem porque o creme não desobstrui os poros. A melhor solução para remoção é sempre o demaquilante; caso a pessoa não tenha, pode utilizar apenas água e sabonete. 
No caso do rímel, a remoção é importante na prevenção do terçol, uma inflamação na pálpebra provocada por bactérias. Além de tirar antes de dormir, é essencial lavar o rosto com um sabonete específico ao acordar para desobstruir os poros e deixar a pele limpa. Depois disso, aplica-se a maquiagem (veja o passo a passo no quadro ao lado).
Pessoas com pele oleosa não devem usar maquiagem do tipo pancake, porque ela pode ajudar a aumentar a oleosidade e provocar acne. Nesses casos, elas podem optar pelos protudos com efeito mate, que reduzem a oleosidade e não obstruem os poros. Por outro lado, pessoas com pele seca devem agir do jeito contrário, ou seja, usar um hidratante antes de se maquiar ou optar por uma base mais oleosa.
Para tornar o ritual de se maquiar mais rápido, existe no mercado o BBCream, que têm quatro funções em apenas um passo: hidratante, filtro solar, primer e base. Segundo o químico especializado em cosmetologia Celso Martins, esse produto pode ter ação antiinflamatória e calmante. O produto surgiu na Ásia, depois foi para a Europa, Estados Unidos e agora começou a chegar ao Brasil como uma novidade na área de cosméticos.
Mais dicas
- Preste atenção na data de validade da maquiagem; se usada após o vencimento, pode causar irritação na pele
- Coceira, vermelhidão e inchaço são sinais de alergia; abandone o produto causador ou procure utilizar maquiagem antialérgica
- Evite usar maquiagem em situações de exposição ao sol, como na praia, porque pode provocar alergia
- Manteiga de cacau não hidrata a boca; ideal é utilizar hidratante labia
l

Nenhum comentário: