11.14.2012

Meditar reduz chances de derrame em 50%, diz estudo



 Foto: Getty Images A prática da meditação ajuda a baixar a pressão sanguínea
Foto: Getty Images

Mais um estudo confirma que meditar traz benefícios concretos à saúde. Diversas pesquisas anteriores enfatizam o fato, que agora foi comprovado pela Faculdade de Medicina de Wisconsin. Segundo o levantamento, a meditação do tipo transcendental reduz em quase 50% as chances de ataque cardíaco e derrame, além de reduzir mortes em geral. 
A prática da meditação também ajudou a baixar a pressão sanguínea e a diminuir níveis de estresse e de raiva.
Quanto mais frequentes eram as sessões de meditação, maiores os benefícios. "A hipótese é a de que reduzindo o estresse por meio do controle da conexão mente e corpo, é possível controlar certos problemas. Parece que a meditação é uma técnica que conserta e mantém o corpo, como se fosse uma farmácia própria", afirmou Robert Schneider, um dos pesquisadores ao jornal Daily Mail.
A comparação foi feita entre dois grupos, um que meditava durante 20 minutos duas vezes por dia e outro que apenas recebeu informações médicas sobre saúde e dieta, num prazo de cinco anos. Participaram da pesquisa 201 pessoas com idade média de 59 anos e com índice de massa corporal 32, o que classifica um indivíduo como obeso.
Em ambos os casos houve diminuição no consumo de álcool, além de melhora na dieta e na quantidade de exercícios. Mas os praticantes de meditação apresentaram redução nas ocorrências de problemas cardíacos e derrame.
Ponto a Ponto Ideias

Nenhum comentário: