12.28.2012

Descobertos dois genes de câncer no intestino

Pesquisadores do Reino Unido dizem saber por que algumas famílias são tão vulneráveis a este tipo de tumor


Célula do câncer de intestino
Foto: Reprodução
Célula do câncer de intestino Reprodução
Dois genes são responsáveis por aumentar o risco de formação de um tumor no intestino, apontou um estudo publicado no “Nature Genetics”, que analisou o DNA de 20 pessoas com forte histórico familiar. De acordo com os cientistas, a descoberta poderia ser usada para desenvolver testes que apontariam o risco da doença.
Um dos pacientes que participou da pesquisa, Joe Wiegand, foi diagnosticado com o câncer de intestino e teve a maior parte do seu cólon removido.
- Existe um forte histórico de câncer de intestino na minha família. Minha avó, tia, pai e primos tiveram. É claro que algo acontece - afirmou.
Os pesquisadores analisaram o código genético de 20 pessoas e descobriram falhas em dois genes que poderia levar ao desenvolvimento do câncer.
- Estas falhas são raras, mas que elevam o risco - afirmou o professor Ian Tomlinson, da Universidade de Oxford, autor do estudo.
Tomlinson afirmou que, em curto prazo, as descobertas poderiam ser usadas para indicar aqueles com maior risco de desenvolver o tumor. Ele disse ainda estar convencido de que terapias específicas podem ser criadas para evitar estas mutações genéticas no futuro.

Nenhum comentário: