12.24.2012

Menino pede vaga em escola-modelo no Natal

Nem eletrônicos nem brinquedos. Pedido a Papai Noel de morador do Morro dos Prazeres, de 12 anos, é oportunidade de ter educação de qualidade perto de casa

POR Paloma Savedra
Rio -  Entre tantos pedidos de presentes de crianças no Natal, o de Davi Eduardo Dias Ramalho, 12 anos, nada tem a ver com games, tablets ou brinquedos. Morador do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, ele quer uma vaga no Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antonio Samaranch, colégio municipal do bairro em tempo integral e voltado para o esporte.
Sem Ana Paula saber, David tentou falar com diretor da GEO ao perceber que não estava na lista | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Sem Ana Paula saber, David tentou falar com diretor da GEO ao perceber que não estava na lista | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Para o jovem do 6º ano do Ensino Fundamental, estudo significa oportunidade. E o sonho de entrar em uma escola-modelo perto de casa é garantia de futuro bom. “Quero ser engenheiro elétrico e tenho que estudar para isso. Se eu conseguir a vaga, minha mãe não vai gastar dinheiro com esportes fora e vou me preparar bem”, disse Davi.
Por quatro anos, o estudando era bolsista de colégio particular no bairro. Este ano, o rendimento caiu, segundo ele, por não se adaptar à convivência com crianças com renda muito superior. Foi reprovado e perdeu a bolsa.
Comunicativo, o jovem chamou a atenção de soldados da UPP da comunidade, que o elegeram ‘porta-voz’ das crianças em eventos. “Ele é muito inteligente. E o presente que quer é estudar. Não podemos desperdiçar a vontade de uma criança de ter um futuro melhor”, avaliou a PM Juliana Garcia, 28, que arrecadou brinquedos para distribuição durante festa na comunidade sexta-feira.
Davi ganhou um presente de Natal no evento, mas estava triste porque tinha descoberto, na véspera, que não estava na lista dos selecionados para a GEO. “Sem eu saber, ele foi à escola procurar o diretor. Gosta de esporte e quer ingressar nesta”, disse a mãe de Davi, Ana Paula Dias, 32.
Pacificação: maior procura por educação
A vontade de estudar não é só de Davi. E, de acordo com dados oficiais da Secretaria Estadual de Educação, a pacificação de favelas do Rio aumentou a procura por vagas em escolas municipais e estaduais de áreas favorecidas pelas UPPs. Segundo a Secretaria, este ano houve registros de quase 13 mil estudantes a mais.
Escola dos sonhos do jovem, o GEO de Santa Teresa começou a funcionar este ano e se transformou em polo de excelência. O colégio tem professores e equipamentos de ponta. A prefeitura está abrindo ainda mais quatro no Caju, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba e Honório Gurgel.

Nenhum comentário: