12.24.2012

Fim do temido diabetes tipo 1

Cientistas conseguem eliminar a doença de cobaias, alterando sistema imunológico. Testes clínicos serão realizados em 2014

Rio -  Cientistas suíços revelaram ter conseguido eliminar o diabetes tipo 1 de cobaias. Eles reprogramaram o sistema imunológico dos ratos e foram capazes de acabar com a doença, que corresponde a cerca de 10% dos casos registrados no mundo. Este tipo do mal geralmente surge na infância ou na adolescência e não tem causa conhecida pelos médicos.
Foto: Divulgação





















Os cientistas afirmaram que a técnica aplicada abre caminho também para o tratamento de outras doenças autoimunes (quando as próprias células de defesa atacam o organismo), como a esclerose múltipla.
No experimento, os pesquisadores conseguiram atacar os linfócitos T, responsáveis pela imunidade celular. No caso da diabetes tipo 1, os linfócitos atacam as células beta do pâncreas, que produzem insulina, comprometendo a digestão dos açúcares.
Para eliminar a agressividade destes glóbulos brancos, os biólogos utilizaram uma proteína modificada que permitiu eliminar totalmente os sintomas da doença. Em 2014, os primeiros testes clínicos com a técnica devem começar. Mas antes de tratar do diabetes, os cientistas vão cuidar dos efeitos colaterais induzidos no sistema imunológico da gota, uma doença crônica vinculada ao metabolismo do ácido úrico.
“Escolhemos começar com esta aplicação antes do diabetes ou da esclerose para que possamos dominar e compreender todos os parâmetros”, explicou um dos cientistas, Jeffrey Hubbell.
Ainda segundo a equipe, o método comporta poucos riscos e não deve produzir importantes efeitos colaterais.
Os pesquisadores criaram uma empresa, Anokion SA, para realizar os testes clínicos. O objetivo do grupo é fazer experimentos com o novo tratamento para a esclerose múltipla e diabetes e comprovar que ele é seguro.
Os especialistas ainda estudam o potencial de sua técnica para tratar doenças causadas por outro tipo de glóbulos brancos, os linfócitos B.

Nenhum comentário: