12.25.2012

MODERAÇÃO É O SEGREDO PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

Moderação é o segredo para um Natal completo
Dicas para que o Natal não se transforme em culpa na sua dieta.

Com a chegada de dezembro, as pessoas encaram uma maratona de celebrações, festas, despedidas, além das tradicionais ceias de Natal e Ano Novo. Tais ocasiões são repletas de mesas fartas de delícias que muitas vezes são evitadas durante todo o ano. No entanto, exagerar no consumo das guloseimas nesta época pode gerar ganho indesejado de peso.
Para não começar 2013 com problemas de saúde e alguns quilos a mais, o Serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, dá sugestões de como aproveitar as comemorações de maneira saudável.
De acordo com Silmara Rodrigues Machado, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês (SP), a escolha dos cardápios das ceias deve considerar sempre os alimentos com baixos teores de gordura. “Os pratos devem, preferencialmente, ser feitos usando requeijão, margarina e maioneses light, leites e iogurtes desnatados, queijos magros como cottage e ricota”, afirma a especialista.
A nutricionista alerta ainda para a importância de comer a cada três horas, mesmo no período de festas. Segundo ela, algumas pessoas têm o hábito de pular refeições para esbanjar nas ceias. “Pular refeições é um erro, isso provoca no organismo a necessidade de comer muito na hora das celebrações.”
Beliscar durante a preparação dos pratos também não é recomendado pela nutricionista. Silmara lembra que o melhor é optar por receitas com ervas frescas como cúrcuma-curry, hortelã, manjericão, salsa, cebolinha, alho, alecrim e aipo, sem abuso no consumo de avelãs, nozes e castanhas, alimentos com altos índices calóricos.
Na hora da ceia, o ideal é começar comendo saladas ricas em folhas verdes, vegetais e frutas. Para temperar, molho vinagrete, azeite e vinagre balsâmico, azeite e limão. A preferência deve ser por carnes brancas e sem peles, como peru e chester, que são menos gordurosas e mais saudáveis.
“Também não se deve exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Sucos de romã ou uva são ótimas opções, pois têm importante função antioxidante”, diz a nutricionista. A especialista ainda reforça que doces e sobremesas devem ser saboreados sem culpa. “Escolha o doce de sua preferência e coma apenas um pedaço. Procure utilizar receitas com chocolate amargo, com 70% de cacau, pois são ricos em propriedades antioxidantes”, diz.
No dia seguinte às ceias, é importante manter refeições leves, ingestão de água e sucos naturais. Por fim, a prática de atividade física deve ser mantida no período de festas de final de ano.

Nenhum comentário: