12.28.2012

Verão requer cuidados redobrados com os fios loiros

Cabeleireiro recomenda o uso de protetores capilares e xampus pós-praia

Elisa Amaral

Até mesmo as mulheres com luzes ou californianas devem ter cuidados redobrados no verão Foto: Rodrigo Azevedo/ Agência O Globo

Até mesmo as mulheres com luzes ou californianas devem ter cuidados redobrados no verão Rodrigo Azevedo/ Agência O Globo
RIO — Ser loura dá trabalho. Quanto mais no verão, quando todos correm em direção à praia, à piscina - ou para qualquer outro lugar onde haja muito sol. Naturais ou tingidos, os fios claros são mais vulneráveis à radiação. Eles desbotam e também ressecam com muito mais facilidade do que as madeixas mais escuras pois os cabelos loiros possuem menos melanina nos fios.
O cabeleireiro Ronaldo Alonso, do salão Velucci Coiffeur, no Leblon, Rio de Janeiro, alerta que o fundamental é investir nos protetores capilares, já que os fios enfraquecem com a exposição contínua ao sol. Ele explica que o protetor impede que a radiação solar oxide os pigmentos que dão o tom amarelo aos fios. Esse produto também ajuda a tirar o frizz e a baixar o volume dos cabelos.
- Abuse dos protetores capilares desenvolvidos especificamente para o verão. Xampus e máscaras pós-praia são indispensáveis. Use os dois juntos durante toda a estação. Esses produtos nutrem e selam as cutículas do fio, que fica protegido contra as agressões dos raios UV, do sal e do cloro – explica Ronaldo Alonso.
O xampu pós-praia, que mantém os cabelos hidratados, é item essencial no nécessaire de qualquer loira que não dispensa praia. Para deixá-los brilhantes e com a cor mais intensa, Ronaldo aconselha ter sempre à mão um xampu de pigmentos violeta. Esses produtos ajudam a manter a tonalidade uniforme, neutralizando as nuances amareladas e mantendo a cor viva por mais tempo.
- Se os seus fios são tingidos, um detalhe extra: intercale um xampu violeta com um pós-praia para retirar amarelado e esverdeado dos fios e deixá-los mais dourados com tom bem natural – aconselha Ronaldo.

Como cuidar dos cabelos loiros



As loiras que o digam, mas um cabelo danificado por causa das químicas acaba com o visual de qualquer mulher. Por causa disso, ficamos no maior impasse: deixar os fios platinados ou manter a saúde deles? Na dúvida, fique com os dois! Explicamos como cuidar do cabelo loiro sem abrir mão da tintura.
10 produtos para cuidar dos cabelos loiros
Foto: Thinkstock/Getty Images

Xô, efeito palha!
As técnicas de clareamento deixam os fios mais ressecados e enrijecidos. “Isso acontece pois, para se clarear, há necessidade de anular alguns pigmentos do cabelo, e a oxidação que os fios sofrem pelo processo é responsável pela retirada de boa parte da água existente e necessária à saúde do cabelo”, explica o hairstylist Bruno Di Maglio, do Loft Hair Boutique.
Além do frizz, as madeixas perdem o movimento e o brilho. Por isso, a hidratação é a única forma de devolver aos fios a emoliência, muito importante para manter o balanço e a vivacidade de visual saudável. “Em alguns casos existe a necessidade de se reconstruir e devolver a massa dos fios, para que seja retida a hidratação neles”, afirma Bruno.
Loiras merecem atenção redobrada

Se perguntarmos ao hairstylist quais são os cuidados que se deve ter com os cabelos loiros, ele é direto: “primeiro, a escolha do produtos certo”, enfatiza. Toda mulher que tem os fios clareados já possui uma agenda de tratamentos e idas ao salão, seja para retocar a tintura ou realizar um tratamento mais intensivo. No entanto, os cuidados devem começar em casa! “Condicionadores que hidratam são os mais indicados. Para um resultado supereficaz, pode-se incluir um produto para a reconstrução dos fios, onde este deve ser usado somente a cada 15 ou 20 dias”, completa.
 Além disso, evite esfregar o comprimento e as pontas do cabelo com xampus e toalhas, pois isso pode danificar ainda mais os fios. Bruno também aconselha aplicar um leave-in protetor antes de usar o secador ou chapinha. Afinal, todo cuidado é importante!
Para cuidar da beleza em casa
Para te ajudar a manter suas madeixas lindas e saudáveis em casa, Bruno di Maglio dá as dicas: “um condicionador hidratante (com efeito smooth), uma máscara reconstrutora e um protetor térmico e UV sem enxágue”. Confira uma lista com sugestões de 10 produtos poderosos que não podem faltar no seu arsenal de beleza:





1. Blond Glam, REDKEN 2. Máscara Serious, S FACTOR 3. Máscara Inner Restore, SENCIENSE 4. Age Recharge, KÉRASTASE

Nenhum comentário: