12.23.2012

Maconha não alivia a dor, mas a torna mais tolerável

Pesquisadores britânicos avaliaram o cérebro de 12 pessoas saudáveis.
Voluntários ingeriram 15 mg de THC, substância que dá os efeitos da droga.

Da EFE
A maconha não serve para aliviar a dor, mas a torna mais tolerável para algumas pessoas, segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e divulgado neste sábado (22).
Os autores da pesquisa, publicada na mais recente edição da revista "Pain", descobriram que a substância psicoativa da Cannabis sativa reduz a atividade em regiões do cérebro associadas à parte emocional da dor.
Por outro lado, essas mudanças não foram detectadas na região do cérebro ligada diretamente à sensação de dor. Os especialistas afirmaram que a maconha pode tornar a dor mais tolerável, embora não em todos os casos, já que algumas pessoas não são sensíveis a seus efeitos.
#maconha (Foto: David McNew/Getty Images/AFP)Maconha ativa região cerebral que determina reação emocional à dor (Foto: David McNew/Getty Images/AFP)
A equipe do Centro de Ressonância Magnética do Cérebro da universidade, dirigido por Michael Lee, baseou suas conclusões em um pequeno experimento com 12 pessoas saudáveis.
A atividade cerebral delas foi acompanhada após a ingestão de uma pastilha com 15 miligramas de THC, substância psicoativa da maconha e responsável por seus efeitos. Depois, os pesquisadores provocaram dor nos voluntários, ao passar em suas pernas um creme com um componente que causa a ardência da pimenta-malagueta. Também foi feito um teste com a aplicação de placebo em vez de THC.
Os cientistas observaram que, com o THC, as pessoas avaliaram que a dor era mais tolerável. Além disso, eles notaram que o consumo da substância ativava a região do cérebro que determina "a reação emocional à dor", e não a que codifica "a sensação" de dor.
Para reforçar essas conclusões, Lee disse que serão precisos novos estudos, realizados por mais tempo e com pacientes com dor crônica.

Nenhum comentário: