12.27.2012

Viva Melhor. Tratamentos para a Psoríase


A psoríase é uma doença crónica que afecta cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que entre 2 a 3% da população europeia sofra de psoríase.
Apesar desta patologia não colocar a vida dos doentes em risco, estes poderão sofrer com mais frequência de diabetes, artrite psoriásica, doenças cardio-vasculares, e depressão.
A psoríase pode manifestar-se em qualquer idade, surgindo, frequentemente, pela primeira vez entre os 15 e 25 anos.
Actualmente, não existe cura para a psoríase, mas os seus sintomas podem ser controlados com eficácia na maioiria das pessoas. Clique aqui para ver as opções de tratamento.

Melhore a sua saúde: manter um peso adequado e saudável e evitar certos maus hábitos não é específico para a psoríase, mas pode facilitar a forma como lida com a situação e reduzir o impacto na sua qualidade de vida. Um estilo de vida saudável pode, ainda, ajudar a reduzir o risco de desenvolver outras doenças, como problemas cardíacos e diabetes.


Não existe cura para a psoríase. No entanto, estão disponíveis diversas opções terapêuticas que, em regra geral, mantêm eficazmente o controlo dos sintomas da psoríase.
É importante ter em conta que nenhum tratamento funciona do mesmo modo em todos os indivíduos e a forma como uma pessoa responde a um tratamento em particular pode alterar-se ao longo do tempo. Até encontrar a opção terapêutica mais eficaz para tratar a sua doença, pode haver necessidade de um período de experiência.

Em regra geral, os tratamentos para a psoríase são agrupados em 4 categorias:

Opções Terapêuticas

Por favor clique no botão abaixo e mova o seu rato sobre o diagrama para visualizar os diferentes tratamentos que podem ser mais adequados para si.
Opções terapêuticas O que deve esperar da consulta com o seu médico O que deve esperar da consulta com o seu médico

Idealmente, todos nós devemos:
    • Manter um peso saudável
    • Não fumar
    • Beber álcool com moderação (ou nenhum!)
    • Gerir o stress
Alguns maus hábitos podem ser particularmente nocivos para os doentes com psoríase:
Stress: o stress tem sido associado ao desenvolvimento de psoríase e pode ser um factor desencadeante das crises18 e prurido. Muitas vezes não conseguimos evitar completamente o stress; existem diversas formas de tentar melhorar a gestão do stress. Se sofre de stress fale com o seu médico para ele lhe aconselhar em como deverá lidar melhor com esta situação.

Peso: muitas pessoas com psoríase têm uma vida sedentária, tendo um risco elevado de aumentar o peso em excesso. O excesso de peso pode dificultar o tratamento das lesões (placas) ou das pregas cutâneas.

Fumar: existem vários estudos que sugerem que os fumadores têm um risco aumentado para desenvolver psoríase. Fumar durante largos períodos de tempo ou ser um “fumador muito activo” aumenta muito o risco de desenvolver doenças do coração. Fumar pode ter impacto na forma como algumas medicações actuam. Deixar de fumar não é fácil, mas o seu médico poderá ajudar.

Álcool: existe evidência que o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de psoríase. Alguns medicamentos – incluindo alguns para a psoríase – podem interagir com o álcool. Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre as possíveis interacções.

Colesterol elevado: muitas pessoas com doenças crónicas têm colesterol elevado ou um perfil de colesterol pouco saudável; as pessoas com psoríase não são excepção.

Nenhum comentário: