11.05.2008

SAIBA O QUE CONTEM NAS FÓRMULAS (COQUETÉIS) PARA EMAGRECER

BOASPRATICASFARMACÊUTICAS
ADVERTE DO RISCO DE EMAGRECER COM FÓRMULAS MÁGICAS
PREJUDICIAIS À SAÚDE



As fórmulas para emagrecer são coquetéis contendo várias substâncias que agem com o objetivo de fazer a pessoa emagrecer. Tipicamente uma fórmula para emagrecer contém 5 ou mais substâncias, geralmente:
.Substância tipo anfetamina, como femproporex, dietilpropiona ou mazindol.
.Diurético.
.Substâncias para o funcionamento do intestino.
.Tranqüilizante.
.Antidepressivo
.Produtos vegetais como cáscara sagrada, cavalinha, etc.

Nas fórmulas para emagrecer a substância tipo anfetamina age como supressor de apetite, reduzindo a vontade de comer. As substâncias de ação diurética e as que agem no sistema gastrintestinal reduzem o peso da pessoa ao aumentar a quantidade de excreção e podem combater possíveis efeitos colaterais de substâncias tipo anfetamina, como por exemplo a obstipação intestinal. Os produtos vegetais podem ter propriedades variadas, como calmante ou diurético. Já os tranqüilizantes e antidepressivos contribuem diminuindo a ansiedade que muitas vezes atinge pessoas em regime para emagrecer, assim como a irritação que é um dos possíveis efeitos colaterais de substâncias tipo anfetamina.

Abusos na utilização de fórmulas para emagrecer
É fundamental que as pessoas tenham consciência que, devido aos riscos em potencial para a saúde, fórmulas para emagrecer só devem ser prescritas por médicos e feitas em farmácias de manipulação legalmente autorizadas. Além disso, em decorrência dos muitos possíveis efeitos colaterais, pessoas utilizando fórmulas para emagrecer necessitam de acompanhamento e avaliação constante do médico. Infelizmente, existe comércio clandestino de fórmulas milagrosas para emagrecer que colocam a saúde dos consumidores desses produtos em risco.

Contra-indicações e indicações
Ao indicar fórmulas para emagrecer, o médico deve pesar os riscos dos efeitos colaterais em potencial versus benefícios que o emagrecimento trará para a pessoa. Geralmente remédios para emagrecer são receitados quando a obesidade está representando uma ameaça imediata à pessoa e ela precisa perder peso rápido. Outra aplicação das fórmulas para emagrecer é como auxíliar no emagrecimento, com doses pequenas de cada substância, agindo em conjunto com reeducação alimentar e exercícios físicos. É preciso saber que fórmulas para emagrecer podem funcionar no curto prazo, porém para que a pessoa emagreça e mantenha-se no peso é necessária reeducação alimentar e aumentar os gastos calóricos através de atividade física.

Possíveis efeitos colaterais de fórmulas para emagrecer
As substâncias geralmente utilizadas em fórmulas para emagrecer podem ocasionar vários efeitos colaterais como:
insônia,
boca seca,
obstipação intestinal,
nervosismo,
excitação,
ansiedade e agitação,
irritabilidade,
nervosismo,
tremores,
insônia,
taquicardia,
náuseas,
fadiga,
depressão
hipertensão arterial,
efeito psicoestimulante,
potencial para causar dependência.

DROGAS USADAS NAS FÓRMULAS PARA EMAGRECER

EfedrinaO elemento químico efedrina é uma alcalóide derivado de um arbusto da família Ephedraceae. Efedrina está relacionada de perto à metanfetamina e outras fenetilaminas.
Efedrina é um estimulante que age no sistema nervoso central e é amplamente usada como descongestionante nasal e no tratamento de asma.
Efedrina é encontrada em muitos produtos populares para emagrecer, alguns dos quais a FDA (agência norte-americana que regula medicamentos e alimentos) acredita que podem ser perigosos. De fato, a FDA baniu recentemente a venda, embora não a posse, de todos os suplementos alimentares contendo efedrina. A maior parte dos problemas sérios associados à efedrina envolvem pressão alta, a qual pode causar sangramento no cérebro, infarto ou ataque cardíaco. Efedrina HCL, usada como broncodilatador, é considerada um medicamento e não suplemento; de forma que não é alvo do banimento da FDA.
A erva tradicional chinesa ma huang, ou efedra sinica, contém efedrina natural e é geralmente usada em suplementos para a saúde.
Efedrina é comumente usada em laboratórios clandestinos de metanfetaminas. Há várias formas de converter efedrina em metanfetamina.

Redufim Quitosana
O que é Redufim Quitosana
O Redufim Quitosana é um produto para emagrecer que tem como base a quitosana. Suspeita-se que quitosana teria a capacidade de diminuir a absorção das gorduras na dieta pelo organismo a ligar-se a elas. Assim, o Redufim Quitosana poderia auxiliar o emagrecimento ao diminuir a quantidade de calorias absorvidas pelo organismo. Para maiores benefícios, recomenda-se o uso do Redufim Quitosana antes da refeições em conjunto com dieta hipocalórica e atividade física regular.
O que é quitosana
A quitosana é uma fibra natural solúvel derivada da quitina, a qual é retirada dos exoesqueletos de crustáceos como camarão, lagosta e caranguejo. Quitosana tem carga elétrica positiva e é usada com diversos fins comerciais e possíveis utilizações biomédicas, incluindo o emagrecimento.
Possíveis benefício à saúde da quitosana contida no Redufim Quitosana
A quitosana contida no Redufim Quitosana tem sido bastante propagada como um suplemento revolucionário para emagrecer. Porém, deve-se ter cautela e separar o que é teoria e o que é cientificamente comprovado. Atualmente é geralmente aceito que fibras alimentares solúveis, como a quitosana, aumentam a viscosidade gastrintestinal e retarda o esvaziamento gástrico. Quitosana especificamente tem mostrado diminuir a digestibilidade das gorduras e conseqüentemente reduzir os níveis de colesterol no organismo. Os mecanismos pelos quais a quitosana consegue esses efeitos ainda não são completamente compreendidos.

O que é Tak 500
O Tak 500 é um produto à base de quitosana que teria a capacidade de diminuir a absorção pelo organismo de gorduras da alimentação. Especula-se que a quitosana no Tak 500 possa ligar-se às gorduras dos alimentos impedindo sua absorção. Desta forma, o Tak 500 teria efeitos emagrecedores ao reduzir a quantidade de calorias ingeridas diminuindo a absorção de gorduras. Recomenda-se o uso do Tak 500 antes das refeições associado a uma dieta com poucas calorias.
A quitosana é muitas vezes vendida em produtos como o Tak 500 para "atrair" a gordura da alimentação. Supostamente a quitosana contida no Tak 500 teria a capacidade de atrair a gordura no sistema digestivo e a eliminar do organismo. Estudos científicos mostraram que na melhor das hipóteses a quitosana poderia remover em torno de 10 calorias diárias da dieta de uma pessoa. Já a quitosana modificada poderia absorver maiores quantidades de gorduras.

Xenical - Orlistat
Orlistat, comercializado pela Roche com o nome de xenical, é um remédio para tratar a obesidade cuja principal função é prevenir a absorção de gorduras da dieta, desta forma reduzindo a quantidade de calorias absorvidas. Xenical é elaborado para uso em conjunto com uma dieta com redução de calorias supervisionada por um médico.
Farmacologia
Orlistat funciona ao inibir a lípase pancreática, uma enzima que quebra os triglicerídeos no intestino. Sem essa enzima, os triglicerídeos da dieta não são absorvidos e são excretados sem serem digeridos. Apenas pequenas quantidades de Orlistat são absorvidas, sendo que a principal via de eliminação é pelas fezes. Na dose padrão de 120 mg três vezes por dia antes das refeições, xenical previne em torno de 30% da gordura da dieta de ser absorvida.
Eficácia do xenical
A quantidade de perda de peso obtida pelo uso do xenical é variável. Em um ano de testes clínicos, entre 35,5% e 54,8% dos indivíduos alcançaram diminuição de 5% ou mais de massa corporal. Entre 16,4% e 24,8% conseguiram pelo menos 10% de perda de massa corporal. Um quantidade significativa de indivíduos recuperou o peso depois que pararam de usar o xenical. Ainda houve uma redução de 37% na incidência de diabetes tipo 2, uma diferença significativa.
Efeitos colaterais do xenical
Os principais efeitos colaterais do xenical estão relacionados ao trato gastrointestinal. Efeitos colaterais foram mais severos no primeiro ano de terapia. Já que o principal efeito do orlistat é prevenir a absorção da gordura na dieta, ela é excretada sem modificação nas fezes e desta forma a evacuação pode ficar oleosa ou solta. Aumento de flatulência também é comum. Movimentos dos intestinos podem ficar freqüentes e urgentes. Ocorrência rara de incontinência fecal foi vista nos testes clínicos. Para minimizar os efeitos colaterais, deve-se evitar alimentos com muita gordura.
A absorção de vitaminas lipossolúveis é inibida pelo uso de orlistat. Comprimido multivitamínico contendo essas vitaminas (D, E, A, beta-caroteno), deve ser tomado uma vez ao dia, pelo menos 2 horas antes ou depois de tomar o xenical.
O xenical é contra-indicado nos casos de: malabsorção, redução da função da vesícula biliar, gravidez ou aleitamento e certos problemas no rins.

Sibutramina
Sibutramina, comercializada como Meridia ou Reductil, é um agente administrado oralmente para tratamento da obesidade. Sibutramina é um estimulante de ação central quimicamente relacionado à anfetamina, metanfetamina e fentermina. A sibutramina é bem absorvida pelo trato gastrintestinal (77%), mas passa por um metabolismo considerável que reduz sua biodisponibilidade.
Aspectos farmacológicos da sibutramina
Sibutramina é inibidor de reabsorção de neurotransmissores que ajuda a elevar a saciedade ao inibir a reabsorção da serotonina em 73%), norepinefrina (em 54%) e dopamina (em 16%). Sibutramina foi aprovada pelo FDA (órgão norte-americano que regula medicamentos) como remédio para emagrecer para tratamento da obesidade em Novembro de 1997.
Contra-indicações
Sibutramina é contra-indicada em casos de:
* Condições psiquiátricas como bulimia nervosa, anorexia nervosa, depressão forte, ou mania pré-existente.
* Hipersensibilidade ao remédio
* Pacientes abaixo de 18 anos de idade.
* Tratamento concomitante com inibidores da Monoamina Oxidase (MAO), antidepressivos ou outros remédios centralmente ativos.
* Hipertensão não suficientemente controlada.
* Hipertensão pulmonar.
* Lesões existentes na válvulas cardíacas, doença coronária, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia sério e infarto do miocárdio anterior.
* Infarto ou ataque isquêmico transiente.
* Hipertiroidismo.
* Glaucoma de ângulo fechado.
* Problemas de ataque apoplético.
* Alargamento da glândula da próstata com retenção urinária.
* Feocromocitoma.
* Mulheres grávidas ou lactantes.
Efeitos colaterais da sibutramina
Os efeitos colaterais mais comuns são: boca seca, apetite paradoxalmente elevado, náusea, gosto estranho na boca, estômago irritado, constipação, problemas para dormir, tontura, dores menstruais, dor de cabeça, sonolência, dor nos músculos e articulações.
Em alguns pacientes a sibutramina pode elevar a pressão sanguínea. Desta forma, todos tratados com sibutramina devem passar por monitoramento regular da pressão.
Os efeitos colaterais a seguir são pouco comuns porém sérios, e requerem atenção médica imediata: arritmia cardíaca, parestesia, alterações mentais e no humor. Sintomas que requerem atenção médica urgente são: ataque apoplético, problema para urinar, dor no peito, hemiplegia, visão anormal, dispnéia e edema.

Rimonabanto - Acomplia
O que são rimonabanto e acomplia
O rimonabanto é um remédio para tratamento da obesidade cujo principal efeito é a supressão de apetite. Na Europa o rimonabanto é indicado para tratamento de pessoas com índice de massa corporal acima de 30 ou acima de 27 com fatores de risco como diabetes. Até 2007 o rimonabanto era disponível em 38 países, sendo que no Brasil ele é comercializado pelo Sanofi-Aventis com o nome de acomplia.
Efeitos colaterais da acomplia (rimonabanto)
Depois da introdução da acomplia, estudos independentes sugeriram que os efeitos colaterais seriam mais comuns e fortes do que os apontados nos estudos clínicos do fabricante. Dentre os efeitos colaterais, depressão é freqüente. Nenhum paciente com problemas neurológicos (como por exemplo mal de Parkinson, esclerose múltipla e doença de Alzheimer) deve tomar rimonabanto.
Outros usos possíveis da acomplia (rimonabanto)
Largar o cigarro
Descobriu-se que acomplia ajuda alguns fumantes a largar o cigarro. O laboratório Sanofi-Aventis está atualmente realizando estudos para determinar o possível valor da acomplia na terapia para largar o fumo. Os estudos visam determinar o efeito do rimonabanto para largar o fumo e a prevenção de ganho de peso em pessoas que pararam de fumar. Resultados iniciais indicam que o rimonabanto seria eficiente para ambos os usos.
Largar o vício com drogas
Assim como poderia ajudar a largar o cigarro, acomplia também auxiliaria terapias contra o vício de drogas. Estudos indicam que o rimonabanto poderia auxiliar a largar o vício de cocaína, álcool e opiáceos (drogas derivadas do ópio como morfina e heroína).
Nota de 28/08/2008 - Proibição do acomplia (rimonabanto)
Em Agosto de 2008 a Sanofi-aventis, fabricante do acomplia, decidiu suspender a comercialização deste remédio em todo o mundo seguindo a orientação da Agência Européia de Medicamentos (Emea). Segundo a Emea, estudos mostraram que pacientes que utilizavam acomplia tiveram o risco de desenvolver problemas psiquiátricos dobrado. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seguiu as orientações da Emea e suspendeu o uso e o comércio do acomplia.

Fentermina - Supressor de apetite
Fentermina é um derivado de anfetamina usado principalmente como supressor de apetite. Ela é geralmente prescrevida para pessoas com risco médico alto devido ao peso e não para emagrecimento cosmético. Fentermina é comercializada como fórmula de liberação imediata (Adipex), ou resina de liberação lenta (Ionamin e Duromine). A venda de fentermina ainda é disponível em muitos países, inclusive Estados Unidos. Porém, uma vez que é uma anfetamina, pode desenvolver dependência. Desta forma, é classificada com uma substância controlada em muitos países.
Contra-indicações
Fentermina de forma geral deve ser evitada em pacientes com:
* Agitação.
* Alergia e/ou hipersensibilidade ou outro aminos simpatomiméticos.
* Aterosclerose.
* Doença cardiovascular.
* Glaucoma.
* Pressão alta.
* Hipertiroidismo.
* Histórico de abuso de drogas.
Mecanismo de ação
Fentermina é um estimulante central que provoca a liberação de neurotransmissores conhecidos como catecolaminas, os quais incluem dopamina, epinefrina (também conhecida como adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina). A atividade anorética desses compostos parece ser devida ao seu efeito no sistema nervoso central. Esse é o mesmo mecanismo de ação de outros estimulantes supressores de apetite como dietilpropiona e fendimetrazina. Os neurotransmissores sinalizam uma resposta "lute-ou-corra" no organismo, a qual coloca um bloqueio na sinalização de fome. Como resultado, eles causam perda de apetite porque o cérebro não recebe a mensagem de fome.
Uso clínico da fentermina
Geralmente o FDA (órgão norte-americano que regula medicamentos) recomenda que a fentermina deva ser usada por um prazo curto (usualmente interpretado como até 12 semanas) seguida por métodos não-farmacológicos para emagrecimento como dieta e exercício físico. Porém, o limite recomendado de uso para tratamento com fentermina é controverso.

Femproporex
O que é femproporex
O femproporex é um anorexígeno, com utilização no auxílio ao combate da obesidade, da classe das anfetaminas, que atua diminuindo o apetite. Femproporex, que é utilizado em vários fórmulas para emagrecer, age no sistema nervoso central inibindo o centro da fome hipotalâmico.
Popularidade do femproporex
Juntamente com a anfepramona e dietilpropiona, o femproporex é um dos remédios mais usados no Brasil como supressor de apetite. Além desse três, há a sibutramina, que é mais nova e também mais cara.
Abusos na utilização do femproporex
O femproporex é uma das substâncias cuja utilização sofre mais abusos no Brasil. Além da utilização muitas vezes irracional e exagerada no combate à obesidade, grande parte do abuso na utilização do femproporex é devido à sua propriedade estimulante capaz de manter a pessoa acordada. Desta forma, femproporex é muito utilizado de forma irresponsável por caminhoneiros, a famosa bolinha, para manter-se acordados por várias horas trabalhando. Visando combater o consumo irresponsável do femproporex, a Anvisa obriga que os remédios anorexígenos tenham faixa preta e advertências nos rótulos, além de só poderem ser vendidos sob prescrição médica.
Contra-indicações e indicações
Femproporex é contra-indicado para quem tem distúrbios cardíacos. Além disso, Narcotical Control Board, órgão das Nações Unidas, recomenda que o femproporex, devido à sua capacidade de criar dependência, seja utilizado pelo prazo máximo de quatro meses. Desta forma, o femproporex só teria utilidade para combate da obesidade à curto prazo, tornando-se necessário que a pessoa passe por um processo de reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida para não recuperar o peso perdido ao parar de tomá-lo. Além disso, devido aos seus efeitos colaterais em potencial, é necessário que a pessoa que esteja utilizando o femproporex tenha supervisão médica contínua. O médico ao receitar o femproporex deve avaliar o seu risco versus o benefício em relação aos perigos que a obesidade representa para a saúde do paciente.
Efeitos colaterais do femproporex
O femproporex pode ocasionar alucinações, delírios e doenças psicóticas que poderiam levar a pessoa a comportamento violento ou suicida. Femproporex também pode criar dependência. Além disso, femproporex pode causar ainda os seguintes efeitos colaterais:
* insônia,
* nervosismo,
* irritação,
* ansiedade e agitação,
* tremores,
* náuseas,
* fadiga
* depressão,
* complicações cardiovasculares,
* boca seca.

Dietilpropiona - Anfepramona
O que é dietilpropiona ou anfepramona
A dietilpropiona, também conhecida como anfepramona ou benzoiltrietilamina, é um anorexígeno bastante utilizado em fórmulas para emagrecimento, sendo uma das substâncias mais utilizadas no Brasil para tratar a obesidade.
No momento, a dietilpropiona (anfepramona) é comercializada com os nomes de Dualid S, Hipofagin S e Inibex S. Sua atuação se dá inibindo o apetite do paciente ao agir sobre o sistema nervoso central. A dietilpropiona tem efeito psicoestimulante e potencial para causar dependência.
Abusos na utilização da dietilpropiona (anfepramona)
É importante saber que a dietilpropiona deve ser tomada apenas por um período limitado de tempo, pois têm potencial de causar dependência. Também já foi verificado que o efeito da dietilpropiona pode cair com o passar do tempo. Desta forma, a dietilpropiona trata a obesidade apenas a curto prazo, sendo fundamental que a pessoa desenvolva hábitos de alimentação e estilo de vida que favoreçam o emagrecimento para não recuperar o peso perdido quando parar de tomá-la. O paciente que está utilizando a dietilpropiona deve estar ciente que ela não é a cura mágica para a obesidade, mas sim um auxiliar no tratamento. A dietilpropiona deve ser utilizada com acompanhamento médico.
Contra-indicações e indicações
Ao indicar a dietilpropiona (anfepramona) como auxiliar no combate à obesidade, o médico deve levar em consideração seu efeitos colaterais em potencial e avaliar se a utilização desse anorexígeno compensa em relação aos benefícios potenciais a serem obtidos pela perda de peso do paciente. A Anvisa, agência que regula os medicamentos no Brasil, classifica a dietilpropiona na lista de substância psicotrópicas anorexígenas.
Efeitos colaterais da dietilpropiona (anfepramona)
Os efeitos colaterais potenciais da dietilpropiona são:
boca seca,
nervosismo,
insônia,
obstipação intestinal,
irritabilidade,
nervosismo,
ansiedade,
excitação,
tremores,
taquicardia,
hipertensão arterial.

Mazindol
O que é mazindol
O mazindol, que não é um derivado anfetamínico, é uma substância anorexígena inibidora de apetite que atua como auxiliar no tratamento da obesidade. Depois do femproporex, sibutramina e dietilpropiona, é um dos anorexígenos mais usados. Há estudos que confirmam a eficácia do mazindol no tratamento da obesidade. Ele tem um efeito anoréxico mais prolongado que o femproporex e dietilpropiona, sendo um eficiente anorexígeno, porém seu uso deve ser restrito devido aos efeitos colaterais. No Brasil o mazindol é comercializado como Absten S, Dasten, Fagolipo e Moderine.
Abusos no uso do mazindol
O mazindol, devido aos efeitos colaterais em potencial, deve ser usado somente sob supervisão médica. A utilização do mazindol deve ser apenas a curto prazo como coadjuvante no tratamento da obesidade. Enquanto o paciente utiliza o mazindol deve ir adaptando-se a mudanças no seu estilo de vida e alimentação, que são as formas realmente eficientes de combate à obesidade a longo prazo. O mazindol nunca deve ser usado como uma fórmula mágica para curar a obesidade
Contra-indicações e indicações
O mazindol é indicado nos casos em que os ganhos para a saúde do paciente decorrentes da perda de peso justifiquem os riscos de seus efeitos colaterais. Mazindol pode reduzir o nível de açúcar no sangue em diabéticos. Ao avaliar o risco verso benefício também deve ser levado em consideração se o paciente tem hipertensão ou alguma forma de psicose. A utilização do mazindol é recomendada somente a curto prazo, sendo que após uso prolongado as doses devem ser reduzidas gradualmente.
Efeitos colaterais do mazindol
Os efeitos colaterais mais comuns do mazindol são:
boca seca,
obstipação intestinal,
depressão,
sensação de desconforto,
agitação psicomotora,
pânico,
taquicardia,
nervosismo,
alteração do sono.

Fucus vesiculosus
O que é fucus vesiculosus?
O fucus vesiculosus é uma alga marinha encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico. O fucus era fonte original de iodo, descoberto em 1811, e usado extensivamente para tratar bócio, um inchaço na glândula tireóide relacionado à deficiência de iodo. A partir de 1860 foi defendido que o fucus era um estimulante de tireóide e poderia combater a obesidade ao elevar a taxa metabólica. Desde então, o fucus vem sendo parte de várias fórmulas e remédios para emagrecer.
Consumo do fucus vesiculosus
O fucus é um alimento comum no Japão e usado como aditivo alimentar e aromatizante em vários alimentos na Europa. Fucus também é comumente encontrado como componente de suplementos alimentares.
Composição do fucus vesiculosus
O principais elementos contidos no fucus incluem mucilagem, manitol, beta-caroteno, iodo, zeaxantina, bromo, óleos voláteis, potássio e vários outros minerais. O principal uso do fucus na medicina herbal é como fonte de iodo, um nutriente essencial para o glândula tiróide. O fucus têm se mostrado útil no tratamento de hipotireoidismo e bócio. Através de regulação da função da tiróide há melhora em todos os sintomas associados. Desta forma, quando a obesidade estiver relacionada aos problemas na tiróide, o fucus poderia ser útil para combater o excesso de peso.
Fucus como suplemento alimentar
O fucus é usado como suplemento alimentar com indicação para pessoas que tenham obesidade associada à deficiência de iodo e hipotireoidismo. Fucus também tem reputação de aliviar reumatismo e azia. O fucus não deve ser usado em casos de hipertiroidismo, problemas cardíacos ou durante a gravidez e amamentação. Doses excessivas de fucus podem ocasionar hipertiroidismo, tremor, elevação da pulsação e da pressão sanguínea.


Desobesi-M
O que é Desobesi-M?
O Desobesi-M é um remédio para emagrecer, produzido pelo laboratório Asta Médica, cujo princípio ativo é o inibidor de apetite Cloridrato de femproporex 25 mg. Desobesi-M é um anorexígeno utilizado no tratamento da obesidade ao diminuir o apetite e elevar a sensação de saciedade do paciente.
Posologia e administração do Desobesi-M
A bula do Desobesi-M recomenda tomar 1 cápsula por dia, às 10 horas da manhã ou a critério médico.
Precauções no uso do Desobesi-M
O Desobesi-M não deve ser usado por pessoas com histórico de abuso de drogas e mulheres grávidas ou amamentando. Em pacientes com hipertensão leve ou disfunção renal, o Desobesi-M deve ser administrado com cuidado. Também deve-se ter cautela ao usar Desobesi-M em pacientes com personalidade instável, uma vez que alguns de seus efeitos colaterais incluem nervosismo, ansiedade, irritação e agitação. Não recomenda-se a utilização do Desobesi-M por mais de 4 meses e a sua interrupção deve ser gradual se o uso foi prolongado e/ou em doses altas.
Efeitos colaterais do Desobesi-M
Os efeitos colaterais do Desobesi-M incluem: tremor, irritabilidade, vertigem, agitação, nervosismo, ansiedade, confusão, fraqueza, dor de cabeça, arritmia cardíaca, angina, hipertensão, hipotensão, calafrios, boca seca, gosto estranho na boca, náusea, diarréia e vômito. O uso prolongado de Desobesi-M pode causar tolerância aos seus efeitos e dependência psíquica. Desobesi-M não é indicado para pacientes com problemas cardiovasculares, epilepsia e glaucoma; mulheres grávidas ou amamentando; e pessoas com distúrbios psiquiátricos.


Cassiolamina
O que é a cassiolamina?
A cassiolamina é um extrato do furto da planta leguminosa Cassia nomame. Estudos indicam que a cassiolamina tem potencial para auxílio no emagrecimento, pois é um inibidor da lipase, ou seja diminui a digestão e absorção das gorduras na dieta. A planta contém 5 compostos flavonóides com potencial para inibir a quebra e digestão de gorduras no organismo. Além disso, a cassiolamina também poderia reduzir a pressão arterial, ácido úrico e níveis colesterol. O extrato da parte aérea da planta seca de cassiolamina geralmente é apresentado em forma de pó.
Estudos sobre a cassiolamina
Um estudo de 1997 da universidade de Okayama no Japão, publicado na revista Phytochemistry, indicou que o extrato da Cassia nomame é um potente inibidor da lipase. Em testes de laboratório, um dos flavonóides da Cassia nomame que teve ação mais poderosa inibiu a digestão de cerca de 30% das moléculas de gordura.
Precauções no uso da cassiolamina
A cassiolamina pode inibir a absorção de vitaminas lipossolúveis com a A, E e D. Desta forma, pode ser necessária a suplementação dessas vitaminas.
Dosagem da cassiolamina
A dosagem recomendada é de 200 a 600 mg/dia, de preferência junto ou logo antes das refeições principais.
Alternativas à cassiolamina
Orlistat, comercializado como Xenical, é um remédio que previne a absorção das gorduras. O Orlistat não é um produto natural como a cassiolamina, porém teve sua eficácia muito mais estudada e comprovada. Por outro lado, Orlistat pode provocar mais efeitos colaterais, sendo que o principal é a diarréia.


Dualid S
O que é Dualid S?
O Dualid S é um remédio para emagrecer. É um inibidor de apetite. Dualid S age no combate à obesidade a curto prazo diminuindo a vontade de comer do paciente. O Dualid S é um remédio auxiliar no combate à obesidade e deve ser usado por um curto período de tempo, no máximo 4 meses, devido ao seu potencial de causar dependência, seus efeitos colaterais e porque sua eficácia diminui com utilização prolongada. Paralelamente ao Dualid S o paciente deve ter um programa para emagrecer que inclua reeducação alimentar e exercício físico. O Dualid S está disponível em caixas de 20 cápsulas de 25mg, 50mg ou 75mg.
Precauções no uso do Dualid S
O médico ao receitar Dualid S deve pesar os riscos desse remédio em relação aos benefícios de um emagrecimento mais rápido. Dualid S não deve em hipótese nenhuma ser usado sem orientação médica. O paciente deve informar ao doutor seu histórico médico e que remédios utiliza. Dualid S não deve ser tomado durante a gravidez e nem pode-se ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento com esse remédio. Os esportistas devem saber que anfepramona poderá dar resultado positivo em teste antidoping.
Efeitos colaterais do Dualid S
As reações colaterais mais comuns ao Dulid S são: fraqueza, cansaço, insônia e dor de cabeça. O uso prolongado de Dulid S pode gerar dependência e alterações psíquicas sérias. Outros efeitos colaterais incluem: vertigem, nervosismo, irritabilidade, depressão, alteração no paladar, boca seca, vômito, náusea, diarréia, intestino preso, taquicardia, arritmia, hipertensão e hipotensão.
Contra-indicações do Dualid S
O Dualid S não deve ser usado durante a gravidez e amamentação. Pacientes com as seguintes condições também não devem usar Dualid S : arteriosclerose, hipertensão grave, problemas psiquiátricos, insuficiência renal ou hepática, adenoma da próstata, glaucoma, epilepsia e portadores de feocromocitoma. Dualid S também é contra-indicado para crianças, idosos e pessoas com tendência a abuso de álcool ou fumo. O Dualid S nunca deve ser usado sem orientação médica e o abuso do seu uso pode causar dependência.

PLENTY - Cloridrato Monohidratado de Sibutramina
O que é o PLENTY
O PLENTY é um remédio para auxiliar o emagrecimento e combater a obesidade. Ele é composto de cápsulas de 10 mg ou 15 mg de cloridrato monohidratado de sibutramina. O PLENTY deve ser usado sob supervisão médica em casos de obesidade nos quais a dieta e exercícios físicos não mostraram resultados suficientes.
Modo de ação do PLENTY
O PLENTY age no combate à obesidade, através do cloridrato monohidratado de sibutramina, de duas formas:
1) Reduz a ingestão de calorias ao inibir o apetite e aumentar a saciedade.
2) Eleva o gasto calórico metabólico
Contra-indicações do PLENTY
O PLENTY é contra-indicado para pacientes com histórico de anorexia nervosa, bulimia nervosa e outras desordens alimentares. Também há contra-indicação para hipersensibilidade ao cloridrato monohidratado de sibutramina ou qualquer outro componente da fórmula. O PLENTY não deve ser usado durante a gravidez ou lactação. PLENTY não é indicado para menores de 18 anos devido à ausência de estudos clínicos sobre seus efeitos nessa faixa etária. PLENTY deve ser usado com cautela e cuidadosa supervisão em pacientes com diminuição da função renal, epilepsia, hipertensão, doenças cardíacas ou coronarianas.
Cuidados no uso do PLENTY
A interrupção do uso do PLENTY deve ser feita sob supervisão médica. Informe ao médico se estiver amamentando ou se houver suspeita de gravidez durante ou após o uso do PLENTY. O médico também deve ser informado se ocorrer reações adversas como dor de cabeça, boca seca, taquicardia, hipertensão, dor nas costas, insônia, náusea e constipação. Não se deve tomar PLENTY juntamente com bebidas alcoólicas.
Como outros remédios de ação central, cloridrato monohidratado de sibutramina pode prejudicar a habilidade de julgamento em atividades que requeiram atenção. Por isso, pacientes que usam PLENTY devem ter cautela na condução de veículos motorizados e operação de maquinários.
PLENTY não deve se utilizado concomitante com inibidores da monoaminooxidase (IMAOs) ou outros agentes de ação central para redução de peso. Deve ocorrer ao menos 2 semanas de intervalo após a interrupção do uso de IMAOs e início do uso do PLENTY.
Para o emagrecimento eficiente e sustentável, PLENTY deve ser administrado juntamente com um programa de reeducação alimentar e exercícios físicos.
Efeitos colaterais e reações adversas do PLENTY
O uso do PLENTY pode causar os seguintes efeitos colaterais e reações adversas:
* dor de cabeça,
* dor nas costas,
* boca seca,
* insônia,
* vasodilatação, taquicardia, hipertensão e palpitações,
* anorexia,
* paradoxal aumento do apetite,
* constipação,
* parestesia,
* dispnéia,
* sudorese
* náusea,
* dispepsia,
* vertigem,
* alteração do paladar,
* dismenorréia.
A maioria desse efeitos adversos diminuiu de intensidade e com tempo e geralmente não foi preciso interromper o tratamento com PLENTY.

Advantra Z - Sinefrina e Laranja-amarga (Citrus aurantium)
O que é Advantra Z ?
Advantra Z é um fitoterápico feito de extrato da laranja-amarga (Citrus aurantium) comercializado como uma forma natural de perder peso. Atribui-se ao Advantra Z a capacidade de elevar a queima de gorduras.
Laranja-amarga (Citrus aurantium) como suplemento alimentar
O extrato da laranja-amarga ( Citrus aurantium) tem sido utilizado em suplementos alimentares, como o Advantra Z, para auxiliar a perda de peso e como inibidor de apetite, embora na medicina tradicional chinesa ele seja sempre prescrito em conjunto com outras ervas e nunca isoladamente. A laranja-amarga ( Citrus aurantium) contém sinefrina, uma substância similar à efedrina, que age como estimulante e possivelmente apresenta risco de derrame e problemas cardíacos.
Sinefrina e Advantra Z
A sinefrina, contida no Advantra Z, é uma substância que é usada para encorajar o emagrecimento. Ainda que a eficácia da sinefrina seja muito debatida, ela tem ganho popularidade como uma alternativa à efedrina, uma substância similar que foi tornada ilegal ou restringida em muitos países devido à preocupação com problemas potenciais como risco de doença cardíaca e seu uso na fabricação de meta-anfetaminas. A sinefrina contida no Advantra Z é proveniente da laranja-amarga ( Citrus aurantium).
Propriedades atribuídas à sinefrina contida no Advantra Z
* Queimar gordura.
* Elevar os níveis de energia.
* Elevar o metabolismo.
* Promover o emagrecimento.
Possíveis efeitos colaterais da sinefrina
A sinefrina pode causar arritmias. Como sinefrina é similar à efedrina, ela poderia causar sintomas similares a esta, como:
* Problemas cardíacos: taquicardia, arritmias cardíacas, angina, vasoconstrição com hipertensão.
* Problemas dermatológicos: rubor, transpiração, acne.
* Problemas gastrointestinais: náusea, perda de apetite.
* Problemas geniturinários: elevação da urinação, dificuldade de urinar.
* Problemas no sistema nervoso central: agitação, confusão, insônia, paranóia, hostilidade.
* Problemas respiratórios: dispnéia, edema pulmonar.
* Outros problemas: tontura, dor de cabeça, tremor.

Vazy ® - Sibutramina
O Vazy ® foi lançado no início de 2007 pela divisão EMS Sigma Pharma, sendo um remédio para emagrecer à base de Sibutramina mais barato que os produtos similares. Vazy ® é disponível em 10mg e 15mg, ambos com 30 cápsulas por embalagem.
A Sibutramina, princípio ativo do Vazy ®, é uma das moléculas mais modernas para o tratamento da obesidade. Ela age como inibidor de apetite, dando a sensação de saciedade e conseqüentemente auxiliando no emagrecimento. A sibutramina é considerada o inibidor de apetite que apresenta menos efeitos colaterais. Sibutramina foi aprovada pelo FDA (órgão americano que regula medicamentos) em Novembro de 1997 para tratamento da obesidade.
Vazy ® não causa dependência química, podendo ser utilizado ininterruptamente por um ano ou mais, período bem maior aos outros inibidores de apetite à base de anfepramona e femproporex. Os efeitos colaterais maias comuns relacionados à sibutramina são: náusea, boca seca, estômago irritado, intestino preso, tonturas, dificuldade para dormir, dor menstruais, dor de cabeça nos músculos e nas articulações.
Para Telma Salles, diretora de relações externas do Grupo EMS-Sigma Pharma, o Vazy ® ajuda na democratização de tratamento para obesidade no Brasil. Segundo ela: "até agora todos os medicamentos para obesidade eram muito caros e limitavam o tratamento para as classes sociais mais altas". Vazy ® não deve ser usado sem orientação médica.


Faseolamina
O que é faseolamina?
A faseolamina é uma substância extraída da Phaseolus vulgaris, o feijão branco. Faseolamina é uma glicoproteína inibidora da aminalase, ou seja, inibe a absorção do amido (reserva energética dos vegetais) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, etc. Desta forma, faseolamina ajudaria no emagrecimento ao diminuir a absorção de calorias de alimentos de origem vegetal. Além disso, faseolamina também poderia auxiliar o tratamento de pacientes com diabetes mellitus não dependentes de insulina.
Estudos dos efeitos da faseolamina
Estudos in vitro e em animais têm mostrado que a faseolamina possui propriedades benéficas para auxiliar o tratamento de diabetes. Estudo recente do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Extremadura, na Espanha, de setembro de 2006, concluiu que faseolamina diminuiu significativamente a glicemia em ratos diabéticos e reduziu o consumo de água e comida.
Efeitos Colaterais da faseolamina
A faseolamina comumente não provoca efeitos colaterais. O efeito colateral potencial até agora registrado da faseolamina é a diarréia. Esse efeito colateral foi notado quando havia ingestão de doses maiores de faseolamina, e em dietas nas quais o amido predominava.
Dosagem da faseolamina
A dosagem recomendada da faseolamina é entre 250 a 1000 mg/dia. Recomenda-se tomar faseolamina logo antes da ingestão de comidas que contenham amido. Também é aconselhável a redução da ingestão de gorduras e açúcares para obtenção de melhores resultados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação,muito detalhada e realmente tirou minhas dúvidas. Obrigada Luciana

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

"Boaspraticasfarmaceuticas" agradece a sua visita e iniciativa de postar este comentário.

Anônimo disse...

Eu estou muito realizando diurese são efeitos da faseolamina ou não

Anônimo disse...

Como realizei muito chá diurético para perda de peso .. fiz dietas e parei de ingerir açúcar e tive queda de glicose. Após passar esse período posso tomar o orlistat com citrus aurantium?