11.04.2008

UM BASTA ÀS OLHEIRAS

UM BASTA ÀS OLHEIRAS
4/11/2008

As olheiras são normalmente associadas ao dormir ou não dormir bem. Porém, nem sempre o problema tem a ver com o sono. A hiperpigmentação embaixo dos olhos é provocada por vários fatores, dentre eles a genética e o avanço da idade, que faz com que a pele fique mais fina nessa área.

Se as manchas se tornam um incômodo estético, a dermatologia oferece hoje vários tratamentos, desde cremes até cirurgias corretivas. Um dos métodos é a carboxiterapia. “Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local, o que melhora a irrigação e a nutrição celular. O descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele”, explica a dermatologista Elina Ribeiro. A médica contra-indica o uso de peelings nessas manchas. “O tratamento é restrito e depende da avaliação de um médico para evitar outras manchas ou complicações.”

Outra opção, adotada por muitas mulheres, está nos truques de maquiagem. “O corretivo deve ser no mesmo tom da pele. Depois é cobrir o rosto com um pó facial da mesma cor”, ensina o maquiador André Amaral.

Palavra do especialista
Quem tem mais predisposição às olheiras?
O distúrbio atinge mais as mulheres, principalmente as morenas. Porém, o fator hereditário e familiar é muito importante, pois muitas vezes o escurecimento está presente em indivíduos jovens e continua ao longo da vida. Há outros fatores, como estresse, noites mal dormidas, tensão pré-menstrual, ingestão excessiva de álcool, fumo, resfriados, enxaquecas e outros.

Receitas caseiras, como chá de camomila gelado, batata e pepino nos olhos, funcionam para suavizar as manchas?
Sim. O chá de camomila gelado pode colaborar, pois promove uma vasoconstrição na região da olheira. Outra opção é uma drenagem simples feita pelo próprio paciente, com o uso de máscaras de gelo.

A drenagem linfática feita em clínicas é benéfica?
Acho que todas as medidas coadjuvantes têm uma boa ação para atenuar essa desconfortável situação na aparência diária das pessoas.Elina Ribeiro é dermatologista.


Fonte: Correio Brasiliense - DF

Nenhum comentário: