12.26.2009

Commodities ....“direitos de patente” e “propriedade intelectual”


Desde o século XVIII o mundo viveu uma freqüente mudança no entendimento do que foi a riqueza. No século XVIII foram as máquinas a vapor; no século XIX, a eletricidade; no século XX, o petróleo. O que caracteriza a riqueza hoje?

Para o professor Benjamin Cariot, professor da Universidade de Paris 13, o “conhecimento” e a “informação” são as grandes commodities deste início de século XXI. O desenvolvimento das pesquisas científicas e, mais ainda, o estabelecimento dos “direitos de patente” e da “propriedade intelectual” redividiram o mundo em novos conceitos de países “ricos” e os “pobres”.

Logarítmos matemáticos, programas de computador, remédios e até mesmo seqüências genéticas, tudo agora é patenteado e gera riqueza para alguma empresa em algum país, criando novas formas de dependência.

Segundo o pesquisador a evolução do regime de propriedade intelectual em todo o mundo e de que forma ela se reflete tanto em barreiras ao desenvolvimento de países da periferia como rende lucros extraordinários para os que detêm patentes e tecnologia.

por Alexandre dos Santos

Nenhum comentário: