12.25.2009

Conserve bem a sua Ceia



Evite deixar os alimentos expostos durante toda a madrugada na mesa. O ideal é arrumar em pequenas travessas e servir uma de cada vez para evitar os riscos de uma intoxicação

Rio - O Natal ainda não passou, mas já é hora de pensar na Ceia de Réveillon. Tão importante quanto a escolha dos pratos e acompanhamentos é o cuidado com o preparo e conservação dos alimentos, já que muitos são reaproveitados no primeiro dia do ano. De acordo com especialistas, é importante manter bactérias longe dos pratos para que o início do ano não seja comprometido com indisposições e outros problemas com fonte alimentar.

O costume de deixarmais de 2h alimentos expostos é contraindicado. Foto: Divulgação.Não se deve deixar o alimento exposto durante toda a madrugada sobre a mesa. De acordo com o microbiologista Roberto Martins Figueiredo, depois de duas horas na temperatura ambiente, o número de bactérias começa a dobrar de quantidade a cada 5 minutos. “Ou seja, o chester que ficou duas horas na mesa começa a ter o número de bactérias dobrado a cada cinco minutos. Em pouco tempo, alcança o que chamamos de ‘dose infecciosa’, que é a quantidade de bactérias suficiente para provocar diarréias e vômitos", ensina o ‘Dr. Bactéria’.

Ele recomenda que alimentos recheados com farofa como aves, devem ir para geladeira sem o recheio porque a farofa funciona como isolante térmico e, dificultando o resfriamento. Segundo o ‘Dr. Bactéria’, os alimentos devem ser colocados na geladeira em embalagens sem tampa. “Alimentos como peru e tender devem ficar descobertos na geladeira porque ela funciona com movimento de ar frio. Quando o ar não circula, não gela o suficiente e as bactérias se multiplicam", explica ele.

Os cuidados com os alimentos, no entanto, devem começar antes do fim da ceia. “Os alimentos mais manipulados, como salpicão, maioneses, risotos, estragam mais rapidamente. O ideal é arrumar em pequenas travessas, e colocar uma de cada vez na mesa, conforme necessário. Desta forma, deixamos o alimento por mais tempo na geladeira e menos tempo em temperatura ambiente”, explica a nutricionista Cinthia Azevedo de Souza.

Sobras de bacalhau e peru viram um ótimo empadão

Outra dica importante é a atenção na hora de se servir. “Cada prato deve ter um talher limpo. Desta forma, evitamos que coloquem o talher da maionese, por exemplo, no risoto, o que pode levar o alimento a estragar mais rapidamente”, explica a nutricionista. Ela lembra que sobras de chester, bacalhau, peru e tender podem ser desfiados ou picados e serem usados em empadões, quiches, souflés, risotos, bolinhos ou tortas. “Como estas preparações vão ao forno quente, a alta temperatura mata as bactérias que podem ter crescido na sobra do alimento”, adverte Cinthia.
POR PÂMELA OLIVEIRA

Nenhum comentário: