12.21.2009

Doença de Alzheimer


A Doença de Alzheimer (DA) é uma enfermidade degenerativa crônica que acomete o cérebro e é caracterizada por alterações de comportamento, diminuição progressiva da memória e limitação do raciocínio lógico.


Tem um tempo de evolução arrastado, que dura de 15 a 20 anos, até atingir seu auge. A incidência da DA é significativa a partir dos 60 anos de idade, mas pode acometer pacientes mais precocemente, em torno dos 40 anos.


Até o presente momento é considerada uma enfermidade incurável, embora existam tratamentos paliativos que retardam sua evolução. O tempo de duração e a intensidade dos sintomas variam de paciente para paciente.


Os sintomas mais frequentes são: perda progressiva da memória, particularmente para fatos mais recentes, declínio da função lógica do raciocínio e do próprio raciocínio, do senso crítico e da capacidade de desempenhar tarefas habituais e cotidianas, além de baixa orientação no tempo e no espaço, dificuldade ou impossibilidade de novos aprendizados, distúrbios de personalidade e comunicabilidade limitada.


No estágio final, o paciente se torna totalmente dependente de outras pessoas para as funções mais básicas de sobrevivência, como alimentar-se, locomover-se e manter cuidados de higiene.


Além de um problema médico, a DA está relacionada negativamente com fatores econômicos, sociais e afetivos. Conhecida também pela alcunha de “epidemia silenciosa”, “mal do século” ou “peste negra”, a DA não devasta apenas o paciente. Devido ao seu caráter prolongado e gradual, pode terminar por comprometer a saúde física e mental dos cuidadores, especialmente quando estes são familiares e sempre mantiveram estreitas relações afetivas.

Fonte: Retirado do Blog de Carlos Bayma

Nenhum comentário: