5.12.2010

Armazenagem de medicamentos (cartilha)

Hayne e Moraes no lançamento da Cartilha sobre "Amazenagem de Medicamentos"

Farmanguinhos lança cartilha sobre armazenagem de medicamentos
11 de maio de 2010
Farmanguinhos lançou nesta terça-feira (11/5) a cartilha A Importância da Armazenagem de Medicamentos, resultado do trabalho da Coordenação de Assistência Farmacêutica do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz/ Farmanguinhos. A cartilha tem por objetivo fornecer informações básicas de procedimentos que possam assegurar a qualidade e a segurança dos medicamentos armazenados.

O evento foi aberto pelo diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, pelo coordenador de Assistência Farmacêutica, Antonio Carlos Morais e a coordenadora da cartilha Giovana Assunção. Hayne parabenizou a todos os envolvido na elaboração do manual e destacou a importância da recuperação deste projeto, baseado nos objetivos que serviram de base para a criação da Coordenação da Assistência Farmacêutica em Farmanguinhos.

"Nosso papel é ampliar o acesso da população aos medicamentos, principalmente os medicamentos essenciais. O acesso não está restrito apenas a produção de medicamentos, temos que complementar esta cadeia estrutural para que funcione. Não podemos só olhar o objeto em que atuamos e sim o negócio em que atuamos e o nosso negócio é medicamentos e não só a produção do mesmo", lembrou Hayne.

Mary Barros, da área de Garantia da Qualidade, orientou sobre os procedimentos básicos da armazenagem de medicamentos e falou sobre a contribuição que a cartilha trará para os profissionais que trabalham na área. "O tempo que o medicamento fica na armazenagem é maior até que o tempo de produção e de controle de qualidade, por isso se faz necessário mostrar como os mesmos devem ser armazenados. Espero que as pessoas passem a ter dúvidas, questionem e com isso façam bom uso da cartilha,” falou Mary.

Nenhum comentário: