5.10.2010

Microorganismos podem ser transmitidos pelo papel moeda?

RESPOSTA:
A grande maioria sim, principalmente bactérias, protozoários, helmintos, fungos.
CONSIDERAÇÕES: Existe habitat ideal para cada tipo de microorganismo. Mas os microorganismos possuem mecanismos de defesa quando em ambiente adverso. Nessa situação, dependendo da taxonomia, podem adquirir formas de resistências tipo cistos, cápsulas, cristalização, etc... Quando retornam ao ambiente ideal, se livram desses mecanismos e PROLIFERAM livremente. Dessa forma, o papel moeda que passa de mão em mão, nos mais diferentes tipos de ambientes, sem a mínima possibilidade de manter-se limpo, torna-se uma via excelente para propagar, disseminar a microbiologia, isso é INQUESTIONÁVEL.
Quando atendo clientes caixas de mercado, restaurantes, etc... Delicadamente esclareço sobre a contaminação do genital, dos olhos e da pele, pelas mãos sujas que manuseiam dinheiro.
Alerto para conscientizar o companheiro, esposo, pois o homem toca literalmente na glande (cabeça do pênis), para secar após micção (ato de urinar). Além de contaminar-se pode transmitir para esposa... Imagina que problema vai dar no relacionamento. Atendi cliente que trabalha numa empresa de VALORES, ela mexe com milhões de papel moeda diariamente, empacota o dinheiro recolhido. Fiquei surpresa com o exame Preventivo normal, sem as tais inflamações severas comuns em mulheres que manuseiam dinheiro.Ela afirmou que na empresa tem médicos de plantão que são verdadeiros vigilantes da saúde dos empregados. Esses são orientados quanto à necessidade de LAVAR AS MÃOS ANTES E DEPOIS DE IR AO BANHEIRO.
Antes para se proteger, depois para proteger os outros. Tenho várias clientes que tiveram inflamações, infecções, infestação, VIA MÃOS SUJAS... No ambiente hospitalar, uso indiscriminado de antibióticos e as mãos sujas dos profissionais de saúde podem MATAR OS PACIENTES com a INFECÇÃO HOSPITALAR.
Existe um slogan que diz: QUANDO SE LAVA AS MÃOS, A INFECÇÃO HOSPITALAR ENTRA PELO CANO... Pode-se aplicar para todos os âmbitos profissionais: QUANDO SE LAVA AS MÃOS, OS MICRÓBIOS ENTRAM PELO CANO.
Colaboração:
Ma. Lúcia Citoprev LaboratórioFarmacêutica Bioquímica Analista ClínicaCRF RJ 7766

Nenhum comentário: