5.15.2010

Refrigerante diet pode prevenir pedras nos rins

Alguns refrigerantes diet podem ter o potencial de prevenir o tipo mais comum de pedra nos rins, segundo uma nova pesquisa.
No estudo, os pesquisadores descobriram que as versões diets de refrigerantes populares com sabor limão -como 7Up, Sunkist e Sprite- continham quantidades relativamente altas de um composto chamado citrato. Ele é conhecido por inibir a formação de cálculos de oxalato de cálcio, a forma mais comum de pedra nos rins.
Os resultados, relatados no "Journal of Urology", sugerem que os refrigerantes podem ser uma arma extra para algumas pessoas propensas à formação do problema.
As pedras nos rins se desenvolvem quando a urina contém mais substâncias de cristal de formação -como o cálcio, o ácido úrico e o composto chamado oxalato- do que pode ser diluído pelo líquido disponível. A maioria dos cálculos renais são à base de cálcio, geralmente em combinação com oxalato.
Uma das razões pela qual certas pessoas são propensas a formar as pedras é que a urina contém relativamente pouco citrato, explicou Brian H. Eisner, urologista do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, e o principal pesquisador do estudo novo.
Por muito tempo, suplementos de citrato de potássio têm sido um tratamento comum para a prevenção de cálculos de oxalato de cálcio e de pedras de ácido úrico.
Níveis de citrato na urina
Ainda não se sabe exatamente quão eficaz é beber limonada para prevenir pedras, mas alguns médicos recomendam aos pacientes, de acordo com Eisner.
O objetivo do estudo, disse ele, foi averiguar se todas as bebidas disponíveis comercialmente tinha um conteúdo similar ao citrato da limonada caseira. Os pesquisadores escolheram o refrigerante diet ao invés do normal, para evitar o açúcar elevado e o teor calórico.
O estudo levantou que os refrigerantes diet sabor limão estudados apresentaram níveis de citrato ligeiramente superiores à limonada caseira. Bebidas à base de cola, por outro lado, tinham pouco ou nada do composto.
Se os refrigerantes podem realmente ajudar a prevenir pedras nos rins ou não ainda é desconhecido. Eisner informou que ele e seus colegas estão conduzindo atualmente um estudo para tentar responder à pergunta.
Por enquanto, o pesquisador disse que não está defendendo que quem sofre de pedra nos rins deve começar a beber refrigerante diet. No entanto, ressaltou que os pacientes são aconselhados a beber de dois a três litros de água ou outros líquidos por dia.
"Se beber esses refrigerantes ajuda as pessoas a alcançar esse objetivo, então isso pode ser uma coisa boa", disse Eisner.
Ele acrescentou que, mesmo em pessoas que não têm, naturalmente, baixos níveis de citrato urinário, quantidades moderadas de refrigerantes diet não são suscetíveis a causar danos, tanto quanto a formação de pedra.
Muitos refrigerantes contêm sódio e cafeína, mas Eisner e seus colegas dizem que, quando se trata de formação de pedra, não há provas de que o sódio e os níveis de cafeína no refrigerante diet apresentem algum risco.

Nenhum comentário: