5.14.2010

Como escapar das alergias respiratórias



A poluição, o pó tudo influência e pode desencadear uma crise. Fique linda preparou um guia para você driblar as alergias
Alergia Respiratória:
O que é?
A alergia respiratória é uma reação específica do sistema de defesa do organismo a substancias normalmente inofensivas que afeta o sistema respiratório. Pessoas que tem alergias frequentemente são sensíveis a mais de uma substância.
No sistema respiratório ele aparece como uma (rinite alérgica) ou nos pulmões e vias aéreas (asma ou hiper-reatividade brônquica). Pó, inseticidas, fungos, pêlos de animais e ácaros são algumas das causas que podem iniciar uma crise.
Sintomas?
Espirros, coriza (nariz com corrimento), obstrução nasal, tosse, gota pós-nasal (“catarro escorrendo atrás da garganta”), olhos, nariz e garganta um pouco avermelhados e chiado no peito são alguns dos sintomas apresentados por quem tem alergias respiratórias.
Como se tratar e como prevenir?
O médico poderá recomendar o uso de antialérgicos para combater ou prevenir sintomas da alergia respiratória.
A melhor opção deverá ser definida pelo médico para o tratamento e prevenção da asma, hiper-reatividade brônquica e rinite alérgica.
Outra opção de tratamento é a imunoterapia (“vacinas”) que utiliza injeções com dosagens progressivas de substancias que provocam a alergia com o intuito de “acostumar” o corpo a receber tais alergenos, diminuindo a sensibilidade do organismo a eles.
Embora não exista cura para as alergias respiratórias, alguns cuidados podem ser tomados para evitar e aliviar os sintomas alérgicos.
Cuidados em casa.
Evite acumular móveis, não utilize tapetes ou carpetes, cortinas, pisos com “chão frio” é o ideal; Objetos e materiais nos cômodos devem ser laváveis e lavados periodicamente com água e sabão neutro; Use edredons ao invés de cobertores; se não for possível, revestir os cobertores com uma “fronha” de lençol; Colchões e travesseiros devem ter enchimentos de material sintético;Limpe o quarto diariamente com pano úmido (Nunca usar pano seco, vassoura ou espanador), aspirador de pó pode ser usado com cuidado; O pano úmido deve ser passado preferencialmente à tarde, tanto no chão como nos móveis e também no caixilho e peitoral das janelas e por fim mantenha os cômodos completamente abertos pelo menos uma hora por dia.
Quanto aos animais de estimação, evite o contato direto com pêlos, apenas em casos extremos não se deve ter animais em casa.
Use roupas adequadas para a temperatura ambiente e cuide-se ao sair de um local quente para um local frio: a mudança brusca de temperatura pode levar às crises.
Tenha cuidado igualmente com produtos de limpeza de cheiro forte (ceras, lustra-móveis, perfumes ambientais) e outros irritantes respiratórios.
Consultoria: Dr. Márcio Ataíde Lança - Pneumologista

Nenhum comentário: