5.13.2010

CIRURGIA GRATUITA PARA CURA DA MIOPIA

Projeto da Fundação Leão XIII é voltado para público entre 23 e 38 anos

Rio - A miopia, problema que afeta cerca de três milhões de cariocas, pode ter solução para ao menos uma parcela da população. A Fundação Leão XIII começou a oferecer cirurgias de correção gratuitamente para adultos com idades entre 23 e 38 anos, através do Projeto Novo Olhar.
A operação é indolor e 95% dos resultados são positivos. “O paciente faz os exames necessários e tem o grau avaliado. Depois, é encaminhado para o Hospital do Olho, onde faz a cirurgia e tem pós operatório”, explica o diretor do Hospital do Olho, José Carlos Romeiro.
O oftalmologista lembra que nem todos estão aptos a fazer a cirurgia. “É necessário que a córnea seja saudável e o paciente tenha até seis graus de miopia”.
A cirurgia é feita com aparelhos a laser, que ‘esculpem’ a córnea do paciente com precisão milimétrica. Segundo Romeiro, os riscos existem, mas são baixos. O procedimento dura cerca de três minutos em cada olho. “Pode-se dizer que há risco de 0,01%, mas é compreensível que a pessoa fique apreensiva, os olhos são sensíveis”, diz o médico. Quem tem miopia sofre para ver objetos distantes, que parecem desfocados.
Quando o grau é alto, também tem dificuldades para ver de perto, pois precisa aproximar-se muitos dos objetos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 9% da população mundial sofrem do incômodo. “Deixar de usar óculos muda a vida das pessoas. Muitos pacientes se escondem atrás da miopia, e quando se libertam daquilo, buscam um novo caminho”, afirma Romeiro. Para se candidatar ao Projeto Novo Olhar, basta comparecer ao núcleo da Fundação Leão XVIII, localizado na Rua Senador Pompeu, na Central do Brasil, de 9h às 16h. São distribuídas 50 senhas por dia. De lá, saem os encaminhamentos.ENTENDA A DOENÇA A miopia caracteriza-se pela dificuldade de enxergar objetos distantes.
Quando o paciente tem um grau alto, tem dificuldades de ver objetos próximos, que perdem a nitidez. O sintoma que anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva.O problema pode ser corrigido pelo uso de óculos ou lentes de contato.
Também existe a possibilidade de submeter-se a cirurgias refrativas, que atuam na na modificação da curvatura da córnea, determinando a formação correta da imagem na retina.Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 30% das crianças em idade escolar e mais de 90% dos adultos com mais de 40 anos têm problemas de visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 9% da população do planeta sofre de miopia.
ODia

Nenhum comentário: