5.14.2010

Automedicação pode agravar enxaqueca

Cérebro pode deixar de produzir substâncias que aliviam a dor.Mais de 30 milhões de brasileiros sofrem da doença.

Na família Brito, três gerações são vítimas da enxaqueca: Maria do Céu, Marília e Patrícia, de 11 anos. “Eu comecei a perceber quando ela era bebê que ela tinha fotofobia. Ela chorava, fazia cara de dor. Como eu também tenho dor de cabeça, sempre tive, consegui identificar nela”, conta a advogada Marília Brito.

“Na sala de aula vou para enfermaria tomar remédio e ir para casa descansar”, diz a estudante Patricia Brito.
A enxaqueca é uma doença de causa genética, sem cura, que atinge mais as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaléia, 34 milhões de brasileiros têm de duas a cinco crises da doença por mês. Entre 5% e 10% dos homens sofrem com este problema. Já na população feminina, a incidência é de 20%.
“Não enxergava direito. Tinha que ficar no quarto escuro, fechadinha, quieta, tomando remédios por minha conta”, lembra a aposentada Berenice Torres.
saiba mais
Médica ensina a diferenciar a dor de cabeça da enxaqueca
Pesquisadores relacionam luz à piora da enxaqueca
Remédios sem controle
A automedicação, tão comum nos casos de dor de cabeça, segundo os médicos, confunde o cérebro, porque quando ele recebe analgésicos, deixa de produzir substâncias, como a endorfina, que ajudam a controlar a dor.
Quem tenta acabar com a enxaqueca sem acompanhamento médico corre o risco de agravar a doença.
O tratamento para as mulheres varia de acordo com as características de cada paciente. Depende de vários fatores, como, por exemplo, o uso de anticoncepcionais, ou da reposição hormonal durante a menopausa.
Isto ocorre porque quando cai a quantidade do hormônio estrogênio circulando no sangue, como acontece antes da menstruação, alterações químicas dilatam e inflamam os vasos sanguíneos. Provocam aquela dor latejante.
A doença se manifesta de formas diferentes em cada fase da vida. “O pico de incidência das crises de dor de cabeça da enxaqueca é na fase adulta fértil, entre 20, 40 anos de idade mais ou menos.
Após essa fase, com a aproximação da menopausa, quando o estrogênio deixa de ser produzido, a mulher passa a ter crises menos intensas e menos frequentes, não raro deixando de ter a dor de cabeça”, destaca o neurologista Abouch Krymchantowski.
Alguns especialistas dizem que exercícios físicos e alimentação saudável podem ajudar a diminuir a dor da enxaqueca. Mas o mais importante é procurar logo orientação médica - nunca, a automedicação.
G1.com

Nenhum comentário: