5.12.2010

A Atividade Física e a Ingestão de álcool


Muitas pessoas adoram malhar e ao mesmo tempo beber aquela cerveja gelada, batida, vodka entre outros nos finais de semana, mas saiba se unir a atividade física com a bebida continuará com o corpo que está, mediano sem muitas pretensões.
Mas, se pretende ficar com o corpo todo sarado de verdade evite a ingestão de álcool ao máximo. Isso acontece porque o álcool inibe a absorção de vitaminas do complexo B em nosso corpo, as quais são essenciais para o metabolismo de carboidratos e proteínas. Inibe também a absorção de sais minerais como magnésio e zinco, os quais são importantes para a síntese de várias substâncias para o nosso corpo como cicatrização e recuperação muscular e sem as vitaminas do complexo B não ocorrem o crescimento muscular desejado.
O álcool é completamente diurético, aonde pensamos que o que sai através do xixi é a cerveja, não, pois na verdade é a água que está em nosso organismo, pois o nosso corpo é constituído de 90% de água, as quais ficam dentro de nossas células musculares e a água é fundamental para o processo de anabolismo que é gerado pela síntese protéica e ainda conduz todos os nutrientes até os nossos músculos e quando bebemos o álcool faz com que tudo isso pare de funcionar e se disperse.
O álcool é completamente calórico, pois ele libera insulina e diminui a glicemia e quando isso ocorre o corpo é obrigado a encontrar outras fontes de energia e com isso queima todo o nosso estoque protéico, mas a proteína gera pouca energia para o nosso corpo reverter isso e com isso ele necessita de muita proteína e com isso acaba com os músculos, causando um intenso catabolismo que é a perda de massa magra que são os músculos e deixando a massa gorda que são as gorduras.
E, além disso, o álcool tira todas as nossas forcas, fazendo com que o treino caia consideravelmente. Então, se quer aquele corpo todo malhado que sempre sonhou, deixe a bebida de lado e procure outra maneira de fazer exercícios tomando só água.
A Atividade Física e a Ingestão de álcool
O Site de Toda Mulher

Fãs de bebidas alcoólicas têm mais pique para malhar

Boa notícia para os boêmios. Segundo um estudo publicado no “American Journal of Health Promotion”, quanto mais as pessoas bebem, mais elas gostam de malhar. Segundo o especialista Michael French, existe grande associação entre diferentes níveis de ingestão de álcool e prática de atividade física moderada ou vigorosa.
Durante a pesquisa que chegou a esse veredicto foram entrevistados 230 mil americanos. Beber ficou associado a 10% a mais de pré-disposição para suar a camisa. Entre as mulheres, aquelas que tinham o hábito de tomar cerveja, vinho ou outros, se exercitavam sete minutos a mais por semana do que aquelas que não ingeriam álcool.
“Enquanto algumas pessoas que consomem álcool precisam rever seus hábitos para preservar a saúde, outras se beneficiam desse costume”, afirma Michael French. “Se quem bebe está se exercitando mais para queimar as calorias ingeridas, isso não deve ser considerado uma coisa ruim”, finaliza.
Só um adendo: não se esqueça que um copo de caipirinha com pinga, limão e açúcar tem mais de 550 calorias. Para queimar tudo isso você precisaria percorrer uma trilha de bike durante sessenta longos minutos.
Fonte: Dieta Nunca Mais

Sobre o álcool:

O álcool é um depressor de muitas ações no sistema nervoso central,e esta depressão é dose dependente .
Apesar de ser consumido especialmente pela sua ação estimulante ,esta é apenas aparente e ocorre com doses moderadas ,resultando da depressão de mecanismos controladores inibitórios.O cortéx ,que tem um papel integrador,sob o efeito do álcool,é liberados desta função,resultando em pensamento desorganizado e confuso,bem como interrupção adequada do controle motor.
O etanol se difunde pelos lipídeos,alterando a fluídez e a funçao das proteínas,altas concentrações de alcoól podem diminuir as funções da bomba Na+K+/ATPase no transporte de elétrons,e este efeito compromete a função elétrica.
Só recentemente foi possível entender o mecanismo neurobiológico responsavél por diversas manifestações clínicas do alcoolismo .
O etanol afeta diversos neurotransmissores no cérebro,entre eles o neurotransmissor inibitório,o ácido gama-aminobutírico (GABA).
A interação entre etanol e o receptor para o GABA se evidencia em estudos que demostram haver redução de sintomas da síndrome de abstinência alcoólica,através do uso de substâncias que aumentam a atividade do GABA,como os inibidores de sua recaptação e os benzodiazepínicos,mostrando a possibilidade do sistema GABAérgico ter efeito na fisiopatologia do alcoolismo humano.
Há muitas outras ações do álcool no sentido mais técnico sobre o organismo humano e o que mais precisamos entender é que o álcool é um estimulante que ,consumido com doses exageradas e continuas além da dependência, causa incontavéis doenças desde,cardíacos a intolerâncias.

Nenhum comentário: