5.14.2010

FIOCRUZ NO CEARÁ

Governo do Ceará cede terreno para instalação de unidade da Fiocruz
O Governo do Ceará e a Fiocruz promovem nesta sexta-feira (14/5) o seminário "A Fiocruz e o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde", que será realizado no auditório do Palácio Iracema (Avenida Dr. José Martins Rodrigues 150, bairro de Edson Queiroz), em Fortaleza, a partir das 13h30.
No evento, o governo do Ceará fará a entrega de posse do terreno onde a Fiocruz constuirá a sua sede na capital cearense.Também será assinado um convênio para a realização de um mestrado em saúde da família, organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Ceará (Uece), a Universiade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), as universidades federais do Maranhão (UFMA) e do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fiocruz.
No mesmo evento será instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde.
O governador do Ceará, Cid Gomes, e o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, estarão presentes.
Inicialmente, a instalação da unidade no Ceará reforça a presença da Fiocruz no Nordeste, onde a Fundação já conta com duas unidades: o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco).
Destaca-se que o Ceará tem relevante dimensão política e econômica, papel estratégico para o desenvolvimento regional e acumula notórias competências acadêmicas e experiências em saúde pública.Soma-se a isso o decisivo apoio e manifestação de interesse do governo do estado, com o envolvimento direto do governador Cid Gomes.
A instalação de uma unidade no Ceará fortalecerá ainda mais a capacidade do Nordeste de produção científica e tecnológica em saúde. São importantes no Ceará, especialmente para a Fiocruz, o desenvolvimento da Estratégia da Saúde da Família, o estudo de fitofármacos e o desenvolvimento farmacológico.

Saiba Mais
O Programa Mais Saúde do Ministério da Saúde prevê a instalação de novas unidades da Fiocruz nos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Piauí e Ceará, além do Paraná, onde foi inaugurado em 2009 o Instituto Carlos Chagas (ICC).
A presença da Fiocruz no Centro-Oeste, Norte e Nordeste contribuirá para a desconcentração regional e para o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
A implantação de unidades com capacidade de produção científica e tecnológica em saúde nessas regiões é fator importante para o desenvolvimento: além de ampliar a geração de conhecimentos e tecnologias capazes de melhorar as respostas do setor saúde aos problemas regionais da população brasileira, contribui para o desenvolvimento econômico, fixando trabalhadores especializados nas várias regiões e fomentando a cadeia de produção, com participação do setor produtivo regional e local.
A instalação da Fiocruz em outros estados tem como objetivos, ainda, estabelecer novos objetos de pesquisa relacionados aos quadros ambiental e epidemiológico de cada região e otimizar a cooperação regional entre os setores acadêmico e empresarial.
Inicialmente, a instalação da unidade no Ceará reforça a presença da Fiocruz no Nordeste, onde a Fundação já conta com duas unidades: o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco). Destaca-se que o Ceará tem relevante dimensão política e econômica, papel estratégico para o desenvolvimento regional e acumula notórias competências acadêmicas e experiências em saúde pública. Soma-se a isso o decisivo apoio e manifestação de interesse do governo do estado, com o envolvimento direto do governador Cid Gomes. A instalação de uma unidade no Ceará fortalecerá ainda mais a capacidade do Nordeste de produção científica e tecnológica em saúde. São importantes no Ceará, especialmente para a Fiocruz, o desenvolvimento da Estratégia da Saúde da Família, o estudo de fitofármacos e o desenvolvimento farmacológico.
A atuação da Fiocruz é a mais abrangente na área da saúde: ela desenvolve atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, produção, ensino e atenção à saúde.

Ou seja: a instituição participa de todas as etapas da cadeia da saúde, desde a pesquisa básica até a transformação dos conhecimentos científicos em produtos, passando pela prestação de serviços de referência e pela formação de recursos humanos, visando promover a saúde e a cidadania das populações, sobretudo das mais pobres. A Fiocruz é estratégica para o Estado brasileiro na área da saúde: ao servir de âncora para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, a Fundação coloca as prioridades sociais como norteadoras do projeto de desenvolvimento econômico.
A unidade do Ceará tem como objetivos principais fortalecer a atenção primária à saúde e a Estratégia da Saúde da Família; atuar na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em fitofármacos; e realizar pesquisas científicas direcionadas à realidade ambiental e epidemiológica regional e local.
O projeto mais adiantado é o do mestrado profissional em rede em saúde da família, coordenado pela Fiocruz com envolvimento de 17 instituições do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. O Ministério da Saúde está apoiando fortemente a iniciativa.
Investimentos
Inicialmente, o governo do Ceará adquiriu o terreno, no valor de cerca de R$ 3,2 milhões. E acabou de assinar um convênio para repassar à Fiocruz, até o final de 2010, o valor de cerca de R$ 1,4 milhão, para apoiar na preparação do projeto da unidade. Quanto aos investimentos da Fiocruz, ela mantém desde fevereiro de 2009 um escritório no Ceará, que funciona no Hospital São Mateus, e promove o intercâmbio de profissionais e iniciativas para a estruturação das ações da Fundação no estado.

A Fundação também construirá e manterá as instalações de sua unidade no terreno que será doado pelo governo do Ceará. Uma vez instalada a unidade, ela será mantida por meio do orçamento regular da Fiocruz e otimizada contando com todo o suporte e competência técnica hoje existente na Fundação.
Localização
A unidade estará no município de Euzébio, contínuo à capital Fortaleza. Euzébio é um município importante, em desenvolvimento integrado à região metropolitana de Fortaleza, e as autoridades locais têm apoiado a iniciativa. A unidade disporá de 11,4 hectares e está situada em um terreno com área total de 50 hectares, onde se desenvolverá um Polo de Tecnologia em Saúde.

A área selecionada foi a mais próxima disponível com esse tamanho e capacidade de atender às demandas do Polo, para o qual a unidade da Fiocruz servirá de âncora.
O Polo de Tecnologia em Saúde reunirá empresas de vários ramos. Até o momento, 13 empresas cearenses da área de química manifestaram o interesse em participar do novo Polo que terá a Fiocruz como âncora. A ideia do Polo é aproximar a pesquisa da indústria, fortalecendo os arranjos produtivos locais. E associar a pesquisa às demandas de mercado, com foco nas prioridades sociais e na redução dos déficits nacionais de autonomia de desenvolvimento e produção do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
As questões ambientais são determinantes das condições de saúde e a Fiocruz tem compromisso fundamental com a preservação do meio ambiente. A Fundação trabalha para que o Polo seja modelo de desenvolvimento com preservação ambiental e, por solicitação do governo do Ceará, contribuirá de modo especial para a seleção dos empreendimentos a serem desenvolvidos no local.
Parceiros
Participam das discussões preparatórias do projeto da unidade o governo do Ceará, por meio das secretarias de Saúde e de Ciência e Tecnologia e da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece); a universidade federal e as três universidades estaduais; as escolas de Saúde Pública do Ceará e de Iguatu; a Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral; a Secretaria de Saúde de Fortaleza; o Conselho de Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará; e a Federação das Indústrias do Ceará. A partir de julho de 2009, juntaram-se ao debate as universidades federais e estaduais do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, especialmente no projeto de mestrado profissional em rede em saúde da família.
Fiocruz no Nordeste
As duas unidades da Fiocruz instaladas no Nordeste – o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco) –, estão bastante consolidados, com alto índice de produtividade e uma importante atuação na formação de recursos humanos, por meio dos cursos de pós-graduação.

No CPqGM, destacam-se pesquisas sobre doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, HIV/HTLV, HCV, anemia falciforme, meningites, leptospirose e, mais recentemente, estudos sobre doenças crônico-degenerativas e células-tronco.
Os trabalhos resultam em produtos e processos de interesse em saúde pública, como, por exemplo, o desenvolvimento de um teste diagnóstico para a leptospirose e a identificação de antígenos com potencial para a produção de vacinas para leptospirose e leishmaniose.
O CPqAM é Centro Colaborador da OMS na área de saúde e ambiente; referência nacional em filarioses, peste e controle de culicídeos vetores (mosquitos transmissores de doenças); e referência regional em doenças como Chagas, hantaviroses, leishmaniose e esquistossomose. Destacam-se, ainda, projetos para aprimorar vacinas e aperfeiçoar métodos de diagnóstico para doenças infecciosas e parasitárias. A futura unidade no Piauí fará estudos sobre biomas, doenças infecciosas e saúde materno-infantil, entre outras áreas.
Publicado em 13/5/2010.


Portal Fiocruz

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Também será assinado um convênio para a realização de um mestrado em saúde da família, organizado pelas universidades do Ceará, do Maranhão e do Rio Grande do Norte. No mesmo evento será instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde