5.15.2010

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NOS ALIMENTOS E O CÂNCER NECESSITAM MAIOR CONTROLE

Relação de substância química e câncer é subestimada
Publicado em 15.05.2010
A influência de substâncias químicas presentes na comida, na água e no ar no desenvolvimento de câncer é subestimada e, embora seja possível preveni-la, pouco tem sido feito a respeito.
O alerta está em um relatório divulgado na semana passada nos Estados Unidos.
De acordo com especialistas, a situação no Brasil pode ser ainda pior.
“Somente algumas centenas das mais de 80 mil substâncias químicas usadas nos Estados Unidos passaram por testes de segurança. Não há regulamentação para muitos produtos sabidamente carcinogênicos ou para substâncias suspeitas de causar câncer”, diz o relatório do Conselho de Câncer do Presidente.
O órgão é composto de especialistas responsáveis por acompanhar os programas americanos para o controle da doença.
O documento aponta como causa leis fracas, autoridade fragmentada em agências reguladoras e falta de investimento em pesquisa.
Culpa ainda o conceito de que os produtos químicos são seguros, a menos que fortes evidências provem o contrário. “Há substâncias, como alguns agrotóxicos, contra as quais ainda não há evidências suficientes para se classificar como carcinogênico.
Mas são consideradas prováveis causadoras de câncer e isso deveria ser o bastante para evitar o uso e buscar alternativas”, afirma Ubirani Otero, coordenadora da Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Inca.
Segundo Ubirani, o quadro brasileiro é ainda mais preocupante que o americano. “Por ser um País em desenvolvimento, abriga tecnologias e substâncias que já foram banidas em outros países” diz ela, citando como exemplo as indústrias que utilizam amianto, sílica e benzeno. “Por causa de uma legislação falha, há empresas que fecham e abandonam seu lixo tóxico sem cuidado. Em outros países isso seria um crime grave.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: