8.28.2010

Cigarro e Anticoncepcional – Cuidado com essa Mistura





Todo o cuidado é pouco para mulheres que tomam anticoncepcional e fumam, a mistura de ambos fazem uma verdadeira bomba relógio pronta a explodir em seu corpo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao consumo de tabaco, 1,5 milhões das quais são mulheres.

O tabagismo contribui para o aumento dos casos de câncer de colo de útero, além de aumentar os riscos de osteoporose e casos de infertilidade . O cigarro desregula o estrogênio, que é o principal hormônio feminino,sendo assim acaba dificultando a fertilidade da mulher.

Outro pergio que muitas mulheres não se dão conta é o uso da pílula anticoncepcional combinada ao cigarro ,essa combinação é fatal e não deve ser usada em nenhuma idade . A mulher é menos propensa a doenças vasculares que o homem. São os hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, os responsáveis por essa imunização. Quando o estrogênio está presente em níveis alterados, forma-se um coágulo ou trombo nas vias arteriais, o que pode provocar um aumento nos níveis de colesterol ruim (LDL), com redução do HDL, o colesterol bom.


Mas não é qualquer anticoncepcional que pode representar um perigo. Os anticoncepcionais orais (pílulas) são os mais nocivos, porque contêm os dois tipos de hormônios. Os injetáveis só contêm progesterona. O problema é mais frequente em mulheres acima dos 35 anos, por isso, os anticoncepcionais são contra-indicados para essas pacientes. O risco de doenças vasculares em mulheres fumantes pode aumentar entre quatro e dez vezes em relação às não-fumantes.

Quanto mais tempo uma fumante usa pílula, maior é a chance de ocorrer problemas. Mas as mulheres jovens, entre 20 e 40 anos, são sérias candidatas a esses distúrbios, se forem ou tiverem sido fumantes. As bulas dos medicamentos fazem esse alerta, porém, o uso de anticoncepcionais sem receita médica pode fazer o risco passar despercebido.

A única pílula que pode ser utilizada por mulheres fumantes é aquelas que contém apenas progestagênio em sua composição. As demais pílulas anticoncepcionais em combinação com o cigarro aumentam o risco de acidente vascular cerebral e trombose.


O ideal é que toda mulher opte por uma coisa ou outra e nunca faça uso da pílula anticoncepcional e cigarro ,mesmo que a paciente fume pouco ao decorrer do dia ainda assim você esta correndo sérios riscos de saúde . Converse com o seu médico sobre a possibilidade de mudar o método anticonceptivo, ou melhor ainda pare de vez de fumar.

Nenhum comentário: