8.23.2010

Como controlar o seu apetite.




Os apetites súbitos, alimentação desorganizada e excesso de peso são os indicadores mais comuns de não se controlar o que se come.

Veja o que deve fazer para controlar os ataques de fome:

1-Identifique o que vc vai comer

Reconhecer que comendo satisfaz uma necessidade emocional (por exemplo, um mau dia de trabalho) é o primeiro passo. Tente satisfazer essa necessidade com algo que não seja comida, ou então, escolha alimentos pouco calóricos.

2-Faça uma alimentação equilibrada

A relação entre hidratos de carbono, proteínas e gorduras no seu dia alimentar deve ser equilibrada. Os hidratos de carbono devem representar cerca de 55-60% das calorias ingeridas, as proteínas entre 12 e 15%, e as gorduras, 30-35%. Se respeitar estas percentagens, estará a optimizar o processo de combustão de gorduras e a melhorar os níveis de energia física e mental. E assim não sentirá necessidade de comer entre refeições, não terá vontade de comer doces nem oscilações de humor.

3-Beba água, muita água

Beber um copo de água antes das refeições sacia, logo, ajuda a controlar o tamanho das porções. Para além disso, se beber água durante e depois das refeições, os sucos gástricos diluem-se e o grau de acidez do estômago diminui. Isto provoca um abrandamento do processo de digestão, através do qual se prolonga a sensação de estômago cheio.

4-Diga adeus à fast-food

O seu excesso de farinhas refinadas e de gorduras saturadas é uma bomba para o coração. Para além de conter calorias e muito poucos nutrientes, aumenta a quantidade de açúcar no sangue, deixando os níveis de energia de rastos e provocando-lhe vontade de comer alimentos calóricos logo de seguida.

5-Coma muita fibra

É a parte dos alimentos vegetais que o nosso corpo não consegue digerir, portanto ocupa espaço no nosso intestino, mas não tem uma única caloria. A fibra solúvel abranda a absorção de açúcares e gorduras no intestino, ajudando a regular os níveis de açúcar e de colesterol no sangue. Para além disso, a fibra insolúvel incha no estômago, quando absorve líquidos, aumentando o volume do bolo fecal e acelerando a sua passagem pelo intestino e a sua expulsão.

6-Não salte nenhuma refeição e não belisque nos intervalos

Está provado que as pessoas que saltam refeições queimam menos 10% de calorias do que as que são constantes nos seus horários.
O ideal é fazer cinco refeições por dia, porque assim obriga o organismo a consumir mais calorias na digestão e doseia a energia ingerida ao longo do dia, evitando petiscar.
Tente fazer com que as porções sejam pequenas, não repita e mastigue devagar para dar tempo ao cérebro de mandar a mensagem de sensação de saciedade (cerca de 20 minutos) antes de acabar o prato.

7-Não coma vendo televisão

O seu cérebro não tardará a relacionar as refeições com a televisão. Assim, vai pedir-lhe que coma qualquer coisa sempre que estiver frente a TV. O mesmo acontece se combinar refeições e leitura. Evite estas associações e escolha um momento e um lugar certos para comer, sem distracções.

O excesso de comida pode ser um problema de ordem emocional que convêm tratar para não originar problemas de peso e outros.

Dragteam

Nenhum comentário: