8.24.2010

Você está vivendo realmente ou só existindo?

Só a sabedoria permite ao homem superar limites e dar sentido à vida.
Você está vivendo realmente ou só existindo? Por que desperdiçamos tempo com questões ou trabalhos supérfluos? Na verdade, o homem não tem exatamente uma vida curta. O problema é que ele perde muito tempo em coisas sem valor nem importância, sem concretizar nada.

Foi o conselheiro do imperador Calígula que orientou também Nero, que depois ordenou que o sábio se matasse, após acusação de participar de um golpe para assassinar o imperador tirânico. Sêneca abriu lentamente as veias do braço e das pernas, num suicídio lento, finalizado num banho quente para ampliar o sangramento.

"Não temos uma vida breve, mas fazemos com que seja assim. Não somos privados, mas pródigos de vida. Como grandes riquezas, quando chegam às mãos de um mau administrador, em um curto espaço de tempo, se dissipam, mas, se modestas e confiadas a um bom guardião, aumentam com o tempo, assim a existência se prolonga por um largo período para o que sabe o que diz.

Frase de Hipócrates, pai da medicina: "A vida é curta, a arte é longa. A ocasião, fugidia. A esperança, falaz. E o julgamento, difícil".

Os pensadores rígidos em seus princípios, defensores da resignação diante do sofrimento, do isolamento social, da renúncia aos bens materiais e da busca da tranquilidade da alma por meio do conhecimento e da contemplação.

A sabedoria é o único caminho para a eternidade, pois faz o homem ultrapassar seus limites. "Algo se perde no passado? O sábio se recupera com a memória. Está no agora? Ele desfruta. Há de vir com o futuro? Ele antecede. A união de todos os tempos em um só momento faz com que sua vida seja longa."

Sêneca

Nenhum comentário: